Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Conselho ao blogueiro cristão iniciante

Estou, aproximadamente, desde o final de 2006 blogando. Neste tempo, passei a considerar que  o verbo blogar deve ser conjugado ao lado do verbo aprender. Blogamos aprendendo, é o Sr. Exercício quem mais ensina o blogueiro. 

Aos cristãos iniciantes na blogagem, meu incentivo é o seguinte:

Continue firme no propósito de atuação na Internet. Não desanime. O tempo passará, circunstâncias farão sua vida mudar. Mas, se mantiver o propósito de continuar editando seu blog, então, não se apartará dele, ele crescerá contigo. E em alguns anos seu trabalho nele se tornará um referencial na Blogosgera Evangélica.

De 2006 à 2011, não são poucos os blogueiros que pararam. Quais seriam os motivos?

Escrever não é apenas resultado de inspiração, tem a ver com esforço e disposição também.

Há momentos que a luz da inspiração acende; você escreve seguindo uma ideia pré-definida ou que surgiu em sua mente assim que sentou-se perante o teclado do computador. O processo mental é fácil, nítido, e o resultado da postagem é rápido e bom. Você fica feliz. Todos ficam felizes ao lerem.

Em outros momentos, a escrita é resultado da penumbra, muita transpiração. Quase nada acontece, o que é escrito parece não ser agradável para ninguém. Então, o desânimo ganha força em você.  A postagem é abortada.

Em ambos os casos, dedique-se. No segundo caso, observe o conceito gramatical e publique algo, apesar de sua mente desaprovar o artigo. Depois, em outro momento, reveja o conteúdo e faça acréscimos, adaptações, correções... Altere partes do corpo do seu texto sem afetar a estrutura, mantenha a espinha dorsal dele. Esta estratégia ao longo do tempo ficará magistral, apurada. Você se acostumará, diariamente, cada vez mais e melhor, a vencer a dificuldade da criação. Viverá a experiência de ver seus artigos fluindo com "luz acesa" ou não.

Existe uma lição-maior na superação da falta de ideias e na insatisfação pela redação criada. Constatei que o ato de blogar do cristão é uma ação de servir a todos e não apenas a si mesmo. Nestes anos de blogueiro, me esforçando para publicar quase que diariamente, aprendi que as postagens que não são do meu apreço, às vezes, são apreciadas por muita gente! Então, sigo publicando.

Esmere-se. Capriche sempre. E boa sorte!

E.A.G.

24 comentários:

  1. Bom dia meu querido irmão!
    Esta postagem de incentivo ao blogueiro iniciante ficou um espetáculo. O assunto é muito relevante!
    O blog pode ser uma excelente ferramenta para levar a Palavra de Deus com assuntos s.selecionado
    Parabéns pela postagem.
    Que Deus o abençoe.
    Abraços do seu amigo virtual e irmão em Cristo.
    Pr. José das Graças

    ResponderExcluir
  2. Caro Elizeu,

    A Paz!

    Perfeito, é por aí que a "banda toca" rsrsrs

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Obrigado você sempre tem algo de Deus para nossas vidas um grande abraço...e tenho prazer de seguir e divulgar seu blog.
    http://saude-e-eternidade.blogspot.com/2011/02/o-que-os-olhos-podem-ver.html

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Cristo.
    Realmente o irmão (a), veio com um assunto bem relevante, não é fácil manter um blog constantemente atualizado pelos motivos já mencionados, também vejo que e difícil dosar o tempo: trabalho, estudo (no meu caso), família, obrigações na igreja, enfim...

    Agradecemos o incentivo.

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor Jesus. ótima postagem. Eu mesma fiquei mais de 1 ano sem postar em meu blog e recomecei a pouco mais de 2 meses. Confesso que andava chateada pq ninguém mais deixava nenhum comentário mas essa semana alguém deixou um na caixa de diálogo e fiquei imensamente feliz com a mensagem, me deu um ânimo novo para continuar. Mudei a cara do blog, está mais bonito e jovem, assim como o próprio nome diz e tb tenho feito meus esforços pra pelo menos escrever 1 postagem por semana.Desde que me casei e me tornei mãe recentemente, tem ficado mais difícil postar mas Deus tem colocado em meu coração que devo escrever...não é pq não tem comentário que ninguém está lendo não é mesmo? Se ao menos uma pessoa ler e ter seu dia renovado por aquela leitura no meu blog, já estou feliz.
    Que Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  6. OLa pr. graça e paz....é uma pena que a maioria das pessoas desanimam facil...eu mesma ja desisti uma vez de postar e até cheguei a fechar meu blog..mas me apeguei pra valer e ja tem quase 2 anos...amo escrever,meu sonhos é ser mãe..tenho dificuldade pra engravidar...e no blog conto meus anseios e desvaneios...de uma tentante como eu...,e levo conforto pra algumas mulheres que tem o mesmo problema que eu...é uma pena que algumas mulheres perderam o pic de escrever,umas por desanimos e outras porque engravidaram e abandonou o blog por falta de tempo...mas louvo a Deus pr aquelas que continuaram...através dos blogs nos sentimos fortalecidas e animadas pra seguir..sempre encontro palavras de conforto...com ajuda de Cristo claro....e este blog é um deles...sempre que posso eu comento...fik na paz e que Deus te abençõe mai e mais...

    ResponderExcluir
  7. Ficou excêlente a postagem meu irmão!
    Com certeza não só indicada aos iniciantes, mais também aos mais experientes que por muitas vezes podem se deparar com o desânimo em certos momentos da vida.
    Louvo a Deus por essa comunidade de blogueiros evangélicos, e pelos muitos irmãos(ãs), que através da UBE passei a conhecer.Que possamos ter sempre conosco essa visão de ajudar uns aos outros...
    "Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10"
    Deus te abençõe!
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns pela sua postagem. Não sua muito boa com as palavras escritas hojecomo já fui um dia, mas agora estou disposta a tentar...
    Obrigada, que o Senhor te abençoe sempre.
    sua irmã em Cristo.
    Marjory

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada! Foi um grande incentivo para mim.

    Firmeza na Rocha irmão!

    Valéria Andrade
    http://tempoativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto,me inspirou,ensinou e esclareceu muito.
    Obrigada.
    Veronica Marinho

    http://ce-palavraviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. José das Graças Silva Oliveira

    Obrigado por suas palavras de apoio.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Pr. Carlos Roberto

    Para tudo na vida há necessidade de algum grau de esforço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. WAGNER BARROS

    É um prazer que esteja conosco.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Pastor/Seminarista Carlos Leão

    É importante valorizar as ideias que surgem em nossas mentes. Às vezes elas não parecem boas, e quase sempre precisam ser aprimoradas com alguns acréscimos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Lucilene Batista de Brito Shirota

    Não nos deixe mais sem as suas postagens. Elas são importantes aos intenrnautas!

    Abraço, na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Maurinei Tumenas

    Obrigado pelas palavras positivas.

    Os iniciantes são os que mais sentem dificuldades, por isto me dirigi a eles.

    Também tenho aprendido bastante Na comunide UBE.

    Deus o abençoe também!

    ResponderExcluir
  17. Marjory

    Obrigado.

    Faço votos que suas tentativas sejam de sucesso.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  18. Valéria.

    Depoimentos assim, igual ao seu, sinalizam a nós qual é a direção que preciamos caminhar.

    E temos a ciência que é necessário trabalhar mais a pauta.

    Obrigado.

    Abraço, na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  19. Veronica

    Obrigado pelo depoimento.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Rosana

    Não desative seu blog, mesmo que as circunstâncias pareçam difíceis e se sinta desanimada.

    Uma das maneiras de ganhar boas ideias é orando. Ao orar, a mente se torna um receptáculo de possibilidades. Nesse momento é preciso ter atenção e não deixar que a ideia caia no limbo do esquecimento. Antes de aplicá-la, procure passá-la pelo crivo das Escrituras. Se não houver choque com as diretrizes bíblicas, então, desenvolva-a. Escreva o artigo.

    O tema maternidade é ótimo, existe muito material a ser extraído nas Escrituras sobre ele.

    Abraço, na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  21. Graça e Paz Irmão Eliseu.

    Realmente devemos valorizar as ideias, o sopro do Espírito Santo nos direcionando a uma palavra para edificação o Reino de Deus, levar as Boas Novas. A grande missão da igreja é pregar o Evangelho de Cristo, levar as Boas Novas a toda criatura (Marcos 16.15,16), mais que estás Boas Notícias não fiquem apenas reservadas a quatro paredes para serem enviadas só através desta poderosa ferramenta que é a Internet e sim usa-la como só mais um meio de Evangelização.
    Levar a palavra, as Boas Novas exige de todos nós caminharmos carregando a nossa cruz, seguir o exemplo de Cristo, seguir o mestre.
    “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” Lucas 14.24.

    Um abraço fraternal...

    Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  22. Pr. Seminarista Carlos Leão

    Faço coro ao seu pensamento.

    Entendo que quando o blogueiro possui em si o senso do dever a ser cumprido, que é propagar o Evangelho por conta do mandamento de Cristo (Marcos 16.15-16), então, ele tem uma mola propulsora à mais para seguir adiante em sua atividade na Blogosfera Cristã.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. A Paz do SENHOR meu querido irmão virtual.Procurando por Atalaias encontrei varios blogs mas esse me chamou muito a atenção e foi essas palavras e DEUS que esta me dando hoje mais forcas para continuar,porque o inimigo trabalha e muito.Eu coloquei em meu coracao o desejo de falar do amor de Cristo de todas as maneiras possíveis,mas como me parecia que ninguém estava vendo ou lendo nem um comentário ou discurao Bíblica eu parei,mas agora com forca em Cristo Jesus e como estudante de Teologia Bíblica vamos em frente.

    Abraços.
    Diaconiza Dinamarta Honorato

    ResponderExcluir
  24. Dinamarta Honorato

    É importante saber que sente ânimo devido ao que leu no UBE Blogs e pensa em prosseguir por causa disso. Toda glória para Deus.

    Pense no seguinte: o internauta comum, que não é blogueiro, lê as postagens de blogs mas sem a intenção de interagir comentando. O fato de não existir comentários não serve ao blogueiro como referência de que está ou não sendo lido.

    Blogs com quantidade alta de comentários, recebem esses comentários das mesmas pessoas, são leitores assíduos. Se contar quantas são, verá que o números de pessoas assíduas não é número muito expressivo.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.

▬▬▬▬▬▬▬

Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.

Administração UBE Blogs