Não faço defesa de doutrinas denominacionais. Não gosto de usar nomenclaturas (pentecostais, neopentecostais, tradicionais/reformados, barganha...). Na minha opinião, as nomenclaturas no meio cristão não possuem efeito sociológico positivo, servem mais para aflorar preconceitos e estigmas sem nexo teológico.
Encontro frequentemente no meio cristão comentários que parecem apontar negativamente aos cristãos que creem nas promessas de Deus. Dizem: "É um erro essas teorias humanas que afirmam que o crente tem o direito de fazer as tais barganhas, isso é uma grande mentira de diabo que está inserida nas denominações evangélicas".
Como mero observador, vejo aqueles que classificam como barganha algumas atitudes de seguimentos cristãos. Entendo que o que ocorre nesta situação criticada é o relacionamento de fé. Os cristãos creem nas promessas divinas e atendem ao pedido de Deus de fazer provas dEle: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” - Salmos 34.8.
Convenhamos atender aos pedidos divinos jamais serão atitudes de pecados!
Por favor, se possível, releia a Bíblia observando as solicitações de Deus com cuidado. Se fizer isso constatará que todos os pedidos divinos ao seu povo estão acompanhados de promessas. Então, fica claro que Deus gosta de premiar quem é obediente, quem é servo fiel.
Galardoador = aquele que dá presentes.
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" - Hebreus 11.6.
Se existir barganha com Deus, essa barganha é iniciativa de Deus, pois nas Escrituras Ele faz pedidos e lança promessas de bênçãos aos que atenderem aos pedidos. Aqueles que atendem aos pedidos confiam que as promessas se cumprirão e esperam que se cumpram. Essa expectativa não é pecado, é expressão de fé proativa.
Exemplos:
1º - Mateus 11.28
Pedido/condição para receber a promessa: "Vinde a mim"
Promessa a quem obedecer: " (...), e eu vos aliviarei"
2º - Lucas 6.38
Pedido/condição para receber a promessa: "Dai..."
Promessa a quem obedecer: "...e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também"
Pedido/condição para receber a promessa: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe..."
Promessa a quem é obediente: "para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."
4º - Lucas 11.9-10
O que está escrito neste texto é uma verdade bíblica clara e incontestável. Soberanamente, Deus pede para que peçamos a Ele o que desejamos.
Meditemos em Lucas 11.9 pausadamente: "Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á...”
E creiamos na promessa em Lucas 11.10: "...e quem busca acha; e ao que bate abrir-se-lhe-á."
Você perdeu? Ore e procure, porque a vontade de Deus é ajudar a encontrar. Está em falta de algo? Peça, porque o desejo dEle é presentear. A porta fechou? Bata, Ele quer ajudar a fazer ela se abrir para você. Quem procura, encontra. Quem está em falta é abastecido. Quem pede é atendido.
Será que a atitude de obediência e crença que Deus é cumpridor de promessas é pecado? Não, eu chamo isso de fé proativa. Será que Deus é o autor das barganhas? Não, eu o chamo de Pai celestial.
Quem ora a Deus, e faz suas solicitações não se comporta contra a vontade dEle, mas atendendo ao seu pedido para pedir! A posição de pedir não coloca o Senhor em inferioridade diante de seus servos, pois sua vontade é ser Deus Abençoador.
Não creiamos que Deus é um Pai insensível, um ditador, um ser cheio de poder e chato. Ele não é o bruxo da lâmpada de Aladim, mas tem uma dispensa cheia de bênçãos reservadas para nós, e quer nos atender.
E.A.G.
__________
Artigo liberado para cópias, porém, com acompanhamento de informação de autoria e fonte de coleta e sem objetivo de comercialização. Eliseu Antonio Gomes; UBE Blogs - www.ubeblogs.net/
Muito instrutivo e verdadeiro. Nosso Deus é assim mesmo, Galardeador! Ele não vende presentes, Ele os dá e o faz de todo coração. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirFico feliz por estar presente nos 15 anos do UBE.
ResponderExcluirMuito bom!! Penso também que amor é troca, damos nosso amor, nossa adoração, até nossos problemas e Ele troca conoscom. Isso é maravilhoso!Obrigada Pai.
ResponderExcluirPor mais que na Bíblia deixe claro, em alguns versículos que a BARGANHA é incentivada, o que Ele quer de nós é uma confiança inabalável de que Ele é Deus, ORANDO e pedindo a Ele as providencias, não dando um bem pessoal para em troca receber suas bençãos. Seu texto não conseguiu me deixar conformado com certos cultos onde o "homem de Deus", pede sem nenhum receio, que se dê "mil" para que se ganhe "trinta mil", devemos em gratidão pelas bençãos recebidas. realizar Cultos de Ações de Graça, orar pelos irmãos fracos na fé estudar o Evangelho. tentar por em prática, o que é muito difícil, mas devemos tentar. Não acharmos que só porque estamos salvos, o perdido deve perecer no inferno, pois assim deixamos de imitar nosso Mestre, JESUS, que antes de se sacrificar por nós pediu para nós imitá-lo.
ResponderExcluir