"Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós" - 2ª Corintios 4.7.
Confira: Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2013; Elias e Eliseu; lição 9: Há um milagre em sua casa
Confira: Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2013; Elias e Eliseu; lição 9: Há um milagre em sua casa
No original do Novo Testamento a palavra vaso “skênòs”, é usada 22 vezes, umas literalmente, outras em sentido figurado.
Literalmente, no plural, pode referir-se a bens, propriedades, móveis. No singular, é um objeto: um receptáculo, um jarro, um prato, uma ferramenta, um equipamento. Vaso é também um navio.
De tudo isto lemos no Novo Testamento: de vasos de ouro, de prata, de pau, de barro, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro, de mármore e de marfim. Lemos de vasos jarrões, de vasos móveis, de vasos bens, de vasos navios, de vasos sacos.
Mas há também vasos vivos. Este é o sentido figurado da palavra.
Vejamos:"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro, uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor e preparado para toda a boa obra" - 2ª Timóteo 2.20-21.
Sublinhei alguém será barro, pois aqui já não se trata de vasos como objetos, mas de pessoas que são vasos. Tratando-se duma metáfora, se a quisermos interpretar deveremos perguntar: para que serve? Para que serve um vaso?
Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto. Mas em termos de utilidade prática, um vaso serve como recipiente, serve para conter algo, seja uma planta, um líquido ou uma jóia. Ora, o texto acabado de citar fala-nos de vasos diferentes, uns honrosos e outros desonrosos. A diferença entre os vasos reside naquilo que eles contêm. Não naquilo que aparentam.
Diz Paulo: "...temos este tesouro em vasos de barro..." (2ª Coríntios 4.6-7.
Vasos de barro são pessoas frágeis, pobres, indignas. Mas pessoas essas que foram purificadas pela aspersão do sangue de Cristo (Hebreus 9.21-22), isto é, regeneradas, promovidas duma situação de vergonha e miséria a uma posição de honra e dignidade.
Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos talvez quebrados em pedaços, por uma vivência destrutiva, mas em que o Senhor reúne os fragmentos (cacos) e reconstitui o vaso, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar.
O Senhor tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos "...para dar a conhecer as riquezas da Sua glória..". - Romanos 9.23-24.
Jesus foi ao encontro de Saulo e transformou a sua vida. Ao falar dele a Ananias, o mesmo Jesus disse: "Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, e aos reis e aos filhos de Israel" - Atos 9.15,18. Para levar, não só para conter ou guardar. Um vaso que leva o Nome de Jesus a outros.
Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, não consentiu que alguém levasse algum vaso dele. Também Ele não quererá que os Seus vasos humanos, Seus servos, sejam roubados, sejam profanados, sejam desviados do fim para que os destinou.
Na parábola da candeia, Jesus disse: "E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso..." - Lucas 8.16.
Ou envergonham-se e demitem-se?
Somos vasos. Vasos vivos. Vazios ou ocupados? E se ocupados, o que há dentro de nós? Ódio, amargura, indiferença, acomodação, egoísmo? Somos vasos cheios de nós próprios, vasos de barro cheios de barro? Que, ao contrário, sejamos vasos possuídos e habitados por Jesus, por Ele purificados e usados para ir ao encontro dos cansados e oprimidos, de todo os que sofrem e têm uma existência vazia, levar-lhes a Boa Nova libertadora, o amor activo, como instrumentos de Deus.
Autoria indefinida.
Fonte: Artigo publicado por Fabricia Silva Lêwi com o título Vasos de Barros – Eu? na comunidade Assembleia de Deus no Brasil (Orkut).
E.A.G.
Seja eu esse vaso para honra.
ResponderExcluirSejamos nós esse vaso para honra e para conter em nós transbordante a graça e a misericórdia daquele que nos chamou!
Um abraço
Elaine
Elaine
ResponderExcluirSejamos todos vasos cheios do Espírito.
Quando Paulo escreveu o texto que está em Efésios 5.18, esclareceu que o fato de estarmos cheios do Espírito é uma decisão nossa. Alguns preferem estar cheio do vinho!
Abraço.
Muito bom este texto. O fato de sermos vasos,obras do senhor; e a existência de vasos de barro mostra nossa contingência e fragilidade diante do Senhor. Há que lembrar que o primeiro homem foi feito do barro (adamah. E pensando nisso lembro de Sartre e a sua angustiante análise do homem em sua obra O Ser e o Nada.
ResponderExcluirOlá meus irmãos Graça e Paz.
ResponderExcluirParabéns pelo blog abençoador. Deus continue abençoando este potente site.
Gostaríamos de compartilharo nosso Blog; Mensagem Edificante para Alma
Se desejares conhecer o nosso blog, será um prazer
tê-lo como visitante e se desejares nos seguir, ficaremos felizes.
"Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com/
Aprendendo uns com os outros crescemos em graça
e conhecimento.
Josiel Dias
Congregacional
Rio de Janeiro
Se nos purificarmos seremos vasos de honra, se não ,seremos vasos de desonra.Realmente muita coisa nos tem a acrescentar o estudo dos vasos.
ResponderExcluirPaz!
MARAVILHOSO ESSE BLOG DEUS ABENÇOE....INDICO ESSE VIDEO PARA VC....ASSISTA VAI ABENÇOAR SUA VIDA E A VIDA DA SUA FAMILIA FICA NA PAZ....http://www.youtube.com/watch?v=YGOag-ifKy8
ResponderExcluirLeia a Bíblia Completa em 1 ano
ResponderExcluirDedique apenas 15 minutos por dia
Receba os textos diariamente em seu email.
http://www.igod.com.br/aff_tools/8arroba/page/products:details:3:Bblia-por-E-mail
Eu quero ser um vaso cheio, transbordando do Espirito santo de Deus.
ResponderExcluirEu sou um vaso que por vezes humilhado mas por Deus sou exaltado no momento em que ele quer, amei falou ao meu coração... pra mim isso é por demais importante...que Deus a abençõe, parabéns pela elaboração do texto!
ResponderExcluirMuito bom esse texto.Deus abençoe.
ResponderExcluirhttp://vozprofeticavoz.blogspot.com.br/
Eu quero ser vaso nas mãos do oleiro!!! Usa-me Senhor!!!
ResponderExcluirTenho aprendido mto! Mto obrigada!
ResponderExcluirHUMBERTO JOSE DE SOUZA
ResponderExcluirEu quero ser vaso nas mãos do oleiro!!! Usa-me Senhor!!!
MUito bom o texto, quero e preciso ser um vaso cheio do Espírito Santo!
ResponderExcluirDigo que primeiramente não somos vasos! Somos barro! Agora que quiser ser vaso vai ter que se entregar nas mãos do Oleiro!
ResponderExcluirMUITO BOM O TEXTO TEMOS MESMO QUE SER O BARRO PARA SER USADO NAS MAOS DO OLEIRO
ResponderExcluirQue sehamos vasos para a honra e glória de DEUS, lembrando de seus ensinanentos e os praticando cpm obras e não apenas palavras. DEUS seja honrado, louvado e exaltado, nada mereço, mas por tudo agradeço. Amém
ResponderExcluir