Estava no culto hoje à noite e me veio um pensamento sobre a seguinte discussão: Pastores precisam de preparo teológico? Alguns defendem que ele precisa ser capacitado por Deus, outros dizem que ele deve se preparar porque os dias são difíceis. E as discussões em torno disso não têm fim.
Leia na íntegra...
Leia na íntegra...
A Paz do Senhor Jesus Cristo!
ResponderExcluirVenho por meio desta solicitar orações em favor de nosso irmão em Cristo *Joaquim da Costa Pinto, que encontra-se com problemas de saúde. Nosso irmão atravessa por momentos difíceis, conto com todos neste clamor ao nosso Senhor.
Comunicai com os santos nas suas necessidades... Rm 12.13
Yaweh Rafá. Amém.
Eduardo Neves.
Oremos por ele irmão Eduardo.
ResponderExcluirValmir
Valmir
ResponderExcluirCreio que as respostas às perguntas acima terão peso ideal se forem dadas por quem não seja daclasse pastoral.
Eu não sou. E acredito que os pastores precisam de conhecimento teológico, sim. Mas, esse conhecimento não precisa ser, necessáriamente só o comprovado pelo diploma acadêmico. Graças a Deus há farto material na praça e é possível montar uma biblioteca teológica em casa ou no escritório.
Digo isso porque existe na praça alguns institutos formando teólogos, mas são lugares com conceito bom e outros com
conceito duvidoso. Nem todas as faculdades de teologia possuem currículo puro, dentro da pureza que esse ensino deve ser...
Por impureza não uso a conotação de pecado.
É facilmente notado que muitos desses lugares têm mesclagem de bíblia com tendências doutrinárias denominacionais.
Eu penso que as instituições que lidam com o ensino de teologia não devem seguir deoutrinas denominacionais, no máximo apresentá-las sem tomar posicionamento favorável ou contra.
Abraço.
Irmãos "blogueiros",
ResponderExcluirconvido-os a participarem da votação das Sete Maravilhas do Mundo Bíblico em meu blog (http:///geografia-biblica.blogspot.com).
O prazo expira no dia 07.10.2007. Não deixem de participar. Seu voto é imprescindivel.
sds
Eber
pastor Valmir, fuino seu perfil e vi outra UBE, bem bonita por sinal. Mas sem nenhuma postagem. Afinal, o que é???
ResponderExcluirOlá Victor, a outra página é só um projeto. Estou trabalhando nela! ok
ResponderExcluirValmir
Irmãs e Irmãos,
ResponderExcluirgraça, paz e bem!
A fim de que fique claro, assevero: eu pertenço à “classe” pastoral. Esta constatação não deprecia ou supervaloriza as minhas considerações.
Eu sugiro que haja uma busca incessante por um equilíbrio entre conhecimento acadêmico e experiencial. Fundamento esta minha sugestão naquilo que, numa concepção especialmente veterotestamentária, se compreendia como sabedoria, ou seja, a soma da compreensão intelectual e da experiência devocional. Quando se valoriza apenas o conhecimento acadêmico corre-se o risco de viver um “intelectualismo” inerte e gélido. Por outro lado, ao priorizar unicamente a experiência há a grande possibilidade de se viver uma fé doentia e alienada.
A única diferença entre a/o pastor/a e a/o leiga/o numa comunidade de fé é o chamado específico para pastorear. Por conseguinte, leigas/os, clérigas/os devem buscar manter uma vida de contínua comunhão com Deus, bem como se capacitar academicamente. Estes exercícios pessoais precisam ocorrer para que sirvam melhor a Deus e à/ao próxima/o. Independente da função que se exerce na Igreja, todas/os são chamadas/os a servirem. Competições, egoísmos, vanglórias e politicagens eclesiásticas são dia-bólicas.
Felicidades a todas/os!!!
Imrão valmir, eu não sei como posso postar aqui, ainda não encontrei nehum link ou algo assim.
ResponderExcluirOnde se encontra?
Eu consegui uma vez, mas armazenei a postagem e esqueci completamente onde foi
ResponderExcluir