por Whaner Endo
“O mundo é a minha paróquia!”, bradou John Wesley, no fim do século 18, com a plena consciência de que a missão da Igreja passa, necessariamente, pela porta dos templos e se completa para fora dos seus arraiais. Ou, para ser um pouco menos denominacional, basta lembrar das palavras de Jesus, convocando todos para serem suas testemunhas, em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra (Atos 1.8).
O sociólogo canadense Marshall McLuhan teorizou, nos anos 1960, o surgimento da chamada “aldeia global” – e, menos de duas décadas depois, a internet ajudou a concretizar a idéia. Embora ainda estejamos longe de ser a comunidade utópica preconizada por McLuhan – seja pela exclusão digital, seja pela carência de tecnologia –, parece que as coisas estão mudando. Novas ferramentas da grande rede, como os sites de relacionamentos tipo Orkut e os blogs, têm contribuído para uma tribalização pós-moderna. É a paradoxal “volta da tradição oral”, necessária para o surgimento da aldeia imaginada por McLuhan.
Tudo bem que os blogs podem suscitar intermináveis discussões éticas e filosóficas, já que são tribunas para todo tipo de assunto. Mas também têm se tornado um grande púlpito para a pregação das boas novas do Reino de Deus. Por isso, se você ou sua igreja não têm um, aqui vão algumas dicas para quem deseja iniciar-se:
Escreva sobre algo que você conhece – Informação só é importante quanto se transforma
Defina bem o seu público – Quanto mais segmentado for o blog, melhor; afinal, você saberá qual a linguagem utilizar e as particularidades do seu leitor.
Valorize a interação – Nunca deixe de responder a um visitante, por mais irrelevante que possa parecer o comentário. Nunca se esqueça de que existem mais de 80 milhões de blogs – e de que, dentre todos, seu foi o escolhido e motivou alguma reação.
Atualização é fundamental – Torne a atualização do seu blog uma rotina. Se algum visitante em busca de novidades der de cara com a mesma informação, tenha certeza: você acaba de perdê-lo.
Nunca fale em “miguxês” – “C naum sabi o q eh?” Trata-se dessa nova forma de “linguagem”, criada por adolescentes, indefectível em salas de bate-papo ou programas de mensagens instantâneas. Se você quer dar credibilidade ao seu blog, evite-a, a não ser que seja uma escolha deliberada para atingir esse tipo de público.
Confira algumas sugestões de sites que ajudam o internauta a criar um projeto de blog:
Blogger (www.blogger.com) – Umas das principais e mais fáceis ferramenta para a criação de blogs.
Technorati (www.technorati.com) – Fundamental para a indexação do seu blog. Além disso, o Technorati permite visualizar as reações aos seus posts e onde seu blog está sendo indicado
Google Analytics (http://www.google.com.br/analytics/pt-BR/) – Quer saber quem visita seu blog? Quais as áreas mais populares? De onde vêm seus visitantes? O tempo que eles ficam navegando ali? É só se inscrever no Google Analytics
Blog do Dan Cort (http://dancort.gospelmais.com.br/) – Blog com muitas dicas sobre tecnologia e a blogosfera. Não deixe de ler o post “10 dicas para elevar a qualidade de seus posts”
Comunidade Blogosfera Cristã no Orkut (http://tinyurl.com/2g7az4) – Uma comunidade de blogueiros cristãos, com discussões e dicas muito interessantes. Detalhe: Ali, você fica sabendo que um encontro de blogueiros crentes está sendo programado para o começo do ano que vem!
for Christian Communication (WACC).
Contato: whaner@w4editora.com.br
Fonte: Revista Cristianismo Hoje
Site: www.cristianismohoje.com.br
os destaques do site são sempre os mesmos blogs...
ResponderExcluirperde a credibilidade.