Achei bastante pertinente o post do pastor Altair Germano com o tema Torne seu blog Conhecido (http://blogueirosevangelicos.blogspot.com/2008/05/torne-o-seu-blog-conhecido.html), pois creio que muitos tem dificuldades para divulgar seus blogs.
Além das dicas do post citado, creio que os sites de buscas como o Google, Yahoo e MSN/Live Search são alternativas eficientes para atrair mais visitantes para o seu blog. Veremos neste post algumas dicas para você posicionar bem seu blog nos resultados das buscas.
O que é posicionamento?
Os sites de buscas usam o termo posicionamento para criar uma espécie de ranking para cada busca efetuada e com isto determinar que um site fique na primeira posição do resultado da busca enquanto que outro site fique em segundo lugar e assim por diante.
Quando você faz uma busca por uma palavra-chave os dez primeiros sites compõe a primeira página dos resultados e são considerados a elite para aquela palavra-chave. Da posição
Os três principais critérios usados para criar este posicionamento são: tecnologia, popularidade e conteúdo.
Tecnologia
Não entrarei nos detalhes deste item, pois a maioria dos blogueiros evangélicos usam o Blogger ou o Wordpress e este blogs são fechados do ponto de vista de tecnologia, ou seja, você não tem acesso ao código fonte deles e então pouco ou nada se pode fazer para melhorar os critérios tecnológicos.
Popularidade
A popularidade de um blog é medida por uma escala que vai de
O pagerank é calculado pela quantidade e qualidade de links que o blog recebe, pois cada link é visto como uma recomendação. Receber links quantitativamente e qualitativamente é algo absolutamente necessário para quem deseja melhorar o posicionamento nas buscas.
Como exemplo posso citar meus dois blogs, o www.evangelizacao.blog.br que tem pagerank 3 e o www.luis.blog.br que tem pagerank 0. Se em ambos os casos eu apontar um link para o seu blog certamente o primeiro te dará mais crédito junto aos buscadores.
Conteúdo
Nada é tão importante como o conteúdo e todos os esforços não terão nenhum impacto se o conteúdo for irrelevante, por isto vamos dar mais ênfase a este tópico e entender os principais fatores que podem dizer se o conteúdo do seu blog é relevante ou não para os buscadores.
Palavras chaves
No blog www.evangelizacao.blog.br tenho trabalhado com algumas palavras-chave que já apresentam bom posicionamento. Vejam alguns exemplos:
Palavra-chave: “Aceitar Jesus”
Primeiro e segundo lugar no MSN/Live Search
Primeiro e terceiro lugar no Yahoo
Oitavo lugar no Google
Palavra-chave: “Evangelização”
Nono lugar no MSN/Live Search
Primeiro lugar no Yahoo
Decimo segundo lugar (2º página) no Google
Pesquisa realizada em 19/05/2008. As posições podem oscilar a qualquer momento.
Mas como usar bem as palavras-chave? Veremos abaixo algumas dicas importantes para posicionar bem as suas páginas.
Título da página
O título da página é um dos fatores mais importantes para o bom posicionamento, a regra neste caso é simples: coloque no título as palavras-chave que você usará no seu texto. Escrever uma coisa no título e discursar sobre outra no texto é similar ao erro de redação chamado de “fugir do tema”, que certamente já eliminou muitas pessoas de provas vestibulares ou concursos.
Densidade
A densidade é a quantidade de vezes que a palavra-chave repete no texto. Os buscadores não analisam o texto como nós, afinal eles são programas de computador e estão orientados a observar palavras-chaves e não a gramática, ortografia ou a redação propriamente dita.
Especula-se que a densidade ideal de uma palavra-chave deva ficar entre 4% e 7% em relação à totalidade de todas as palavras do seu texto. Não é nenhuma regra, tenho visto páginas bem posicionadas contendo palavras-chave com densidade bem mais baixa, neste caso vai depender muito da concorrência que a página terá.
PS: este conceito é muito usado na bíblia. Alguns capítulos apresentam uma densidade muito alta para algumas palavras, como o Salmo 136, por exemplo.
Proximidade
Proximidade é uma regra que pode ser utilizada quando temos uma ou mais palavras-chave no texto. Refere-se à distância entre as palavras no texto. Utilize as combinações das palavras a seu favor, o que ajuda a trabalhar a proximidade das palavras e a freqüência delas no seu texto. É necessário que as palavras estejam próximas.
Outros fatores que afetam o posicionamento do site são:
Concorrência
Todo seu esforço dependerá do esforço da concorrência, todos os sites concorrem entre si, existem palavras-chaves super disputadas enquanto que outras são menos procuradas e exploradas.
Idade do site
Quanto mais antigo melhor. Neste caso conta a idade de indexação, ou seja, quando o blog foi cadastrado no site de busca.
Freqüência de atualização
Sites de busca gostam de novidades, crie um hábito de postar com uma certa regularidade.
Conteúdo duplicado
Isto é ruim, muito ruim. Crie conteúdo exclusivo e original.
Palavras-chave no endereço da página
Blogger e Wordpress já trabalham desta forma.
Links para páginas internas do seu site
Crie o hábito de linkar suas próprias páginas, ao escrever um novo post, faça referências a outros post apontando um link para eles.
Link quebrados
Os famosos erros 404 têm um impacto negativo para os dispositivos de busca.
Especula-se que exista ainda mais de 150 fatores que impactam no posicionamento de um site.
(Por Luis Carlos Ribeiro)
Pr Altair e associados deste blog
ResponderExcluirO artigo de Luis Carlos Ribeiro é alvissasseiro, muito pertinente.
As dicas dele somada com as suas, caro Altair, a postagem citada e indicada neste artigo, são importantes para quem almeja seguir nesta lida virtual.
Gostaria de fazer um adendo, que reputo por necessário aos blogueiros que desejam aumentar sua visibilidade na internet: é a questão de uso de imagens.
É a questão das fotos. Todos os buscadores, sites de pesquisa (Google, Yahoo e similares, fazem uso das imagens. São vários internautas que procuram por elas. Blogueiros que não fazem uso de fotos e figuras desenhadas ficam em desvantagem neste detalhe.
Eu faço uso de fotos extraídas da internet, da minha própria máquina e de amigos também. (A questão do copyhight é assunto à parte).
O blogueiro querendo usar uma câmera pessoal, acho importante que seja digital. E não é necessário que ela ultrapasse aos 6.0 megapixel de resolução. Por quê? Porque o olho humano não consegue definir detalhes além disso.
Abraço.
Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/
Eliseu, de fato sua observação sobre imagens faz muito sentido.
ResponderExcluirPermita-me apenas complementar que o nome da imagem precisa ser significativo para que ela possa ser encontrada pelos buscadores.
As máquinas digitais, por exemplo, geram as fotos com números sequenciais e é necessário renomeá-las para um termo apropriado para ter ser encontrada pelos robos de busca.
Parabéns pelo seu trabalho.