UBE - Quem é o irmão Sérgio Pavarini
Sérgio Pavarini - Nas palavras de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa):
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
UBE - Com entrou foi seu primeiro contato com a ferramenta blog
Sérgio Pavarini - Há 9 anos edito newsletters semanais. O blog foi o passo natural p/ diminuir o espaço entre as edições e estreitar ainda + o relacionamento c/ os leitores. Em abril, o PavaBlog# completou 2 anos. A newsletter PavaZine# tem hj + de 150 mil leitores, boa parte fora do rebanho.
UBE - Que as sugestões daria para a UBE
Sérgio Pavarini - Listei 10 "mandamentos" p/ cristãos blogueiros:
- Use linguagem coloquial
Guarde a "paz do Senhor" p/ a igreja e esqueça eventuais títulos hierárquicos. "Blog do apóstolo-arcanjo João Imaculado" não é uma boa pedida.
- Mantenha o tom bem-humorado
A blogosfera é um ambiente caracterizado pela informalidade. Não tente transformá-lo numa catedral.
O papo de "blogueiros cristãos unidos vão mostrar a força do Evangelho etc." é pura perda de tempo. Qq blog c/ fotos pornôs terá em alguns meses + audiência que toda a blogosfera cristã obterá nos próximos dez anos.
Nunca se esqueça de colocar eventuais fontes e links nos posts. Visite outros blogs, deixe seus comentários e elogie todas as vezes que curtir algo que leu. No entanto, não coloque o endereço do seu blog nos comentários p/ não transformá-lo em mera propaganda.
Não transforme o bolgroll em lista das congregações do presbitério. Nem todos os seus leitores terão as mesmas preferências que as suas.
Por trás de cada blog há uma pessoa c/ sentimentos, carências, problemas e conhecimento em dvs áreas. Nunca desperdice a chance de compartilhar idéias. Vc sempre será o + abençoado.
- Seja você mesmo
Resista à tentação de criar um personagem, mostrando algo que não é e qualidades que não tem. Ao contrário dos jornalistas, os leitores sempre sabem separar o joio do trigo.
- Destrua os muros
A blogosfera é um ambiente sem barreiras geográficas, sociais ou qq outras. Se deseja falar apenas c/ gente que deve pensar como vc, desista do blog. Nem na igreja vc vai conseguir isso. Graças a Deus!
Alguém discordou de sua opinião? Nada de amaldiçoar o cara ou vetar o comentário. Combata idéias, jamais pessoas. Sempre.
Qq que seja o estilo do blog, faça o seu melhor. Em várias áreas, "cristão" ainda é sinônimo de "medíocre". O melhor selo que seu blog pode ostentar é o reconhecimento dos leitores.
UBE - Fale-nos de seu trabalho na Revista cristianismo Hoje
Sérgio Pavarini - Colaboro regularmente c/ várias revistas e sites. Desde o início, sempre escolhi temas e abordagens diferentes das convencionais. Não tenho soluções p/ os problemas da igreja, mas compartilhar angústias e inquietações abre o debate e amplia a reflexão.
UBE- Em poucas palavras e de forma geral, como o irmão percebe a igreja evangélica no Brasil
Sérgio Pavarini - Imatura, sectária, míope e irrelevante na maioria dos setores. Como escrevo há algum tempo e milhares de pessoas lêem meus textos, tenho uma parcela enooorme de culpa nesse quadro. Não fosse a maravilhosa graça de Deus...
UBE - Faça suas considerações finais
Sérgio Pavarini - Os cristãos já foram conhecidos no Brasil como o "povo do Livro". Hj sequer lemos a Bíblia. Sou apaixonado pela leitura e uso regularmente o blog p/ incentivar as pessoas a lerem +. Sugiro aos blogueiros relacionar no blog os livros que estão lendo, recomendar obras que curtiram ler e ajudar os leitores a desenvolver esse hábito essencial. Como disse o Mário Quintana, "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas".
Excelente a entrevista, ao melhor estilo blogueiro. As dicas também vêem em boa hora para todos os que, como eu, estão começando agora a navegar pela blogosfera!
ResponderExcluirDeus abençoe
A paz para todos!
ResponderExcluirOs "Mandamentos" do Pavarini são na realidade uma das mais perfeitas normas de procedimento quando se participa de um grupo como a UBE, que deve ter, e tem, muita responsabilidade com seus leitores.
Devemos ter a consciência, e temos,de que muitos se baseiam no que escrevemos, daí ser a nossa responsbilidade bem maior. Maior não pelo simples fato de escrever, mas por escrevermos sobre Deus.
Que Deus continue abençoando a UBE e a cada um de nós.
Peguei o selo! Uh! Uh!
ResponderExcluirDeus abençoe essa iniciativa!
.
ResponderExcluirGostei da entrevista, pois fugiu do convencional. Assino em baixo em 99% do que o irmão Pavarini. Quando ao 1% vou que vou discordar é o seguinte:
Sobre a Igreja Evangélica ele disse: "Imatura, sectária, míope e irrelevante na maioria dos setores".
Esse nome Igreja Evangélica, surgiu no Brasil há pouco tempo. A primeira, segunda e terceira geração de pentecostais do Brasil, podem ter sido tudo, menos míope, sectária e irrelevante.
Isso é coisa recente. Hoje, sim, ela está medíocre principalmente porque suas lideranças no trato com os obreiros não aceitam ouvir o contraditório, e por desprezar aquilo que é primordial entre os cristãos - o ouvir - está se apequenando a olhos vistos.
Os cristãos devem ser o sal e a luz em todos os extratos sociais. A Igreja, ao contrário, não deve ser este caminho. Ela deve cuidar do nascimento, crescimento e amadurecimento de seus membros, justamente para que eles. salguem e iluminem a sociedade.
Termino afirmando que não tenho nenhuma ilusão quanto a me tornar
menos ortodoxo para ser bem visto e aceito pela sociedade e ser bem sucedido em blogs. Estou na WEB para produzir um conteúdo cristão saudável para fazer contraponto ao lixo, ao secularismo e ao materialismo. Não para ser famoso.
.
Parabéns para a UBE e também ao Sérgio P. realmente suas orientaçoes sobre esse assunto são muito instrutivas
ResponderExcluirÀs vezes não sei se estou lendo o blog/twitter/e-todas-redes-sociais-enfim do sr. Pavarini-muitissimo inteligente(e só), aliás- ou da Cleycianne, q considero uma tragicômica (seria engraçada senão fosse triste, mas...)imposição dos tempos hipermodernos.Mas, realmente, gostaria de saber, no que concerne os ensinamentos de Cristo, em nos atermos a difundir o evangelho e suas respectivas boas-novas,onde está inserido??? Ao inves de compactuarmos com as palavras de quem odeia este..reflito e prefiro escolher o caminho mais difícil, o da cruz,e de Quem nunca me decepcionou. Em tempo: pq Cristo não aceitou ajuda para descer da cruz??
ResponderExcluirParabéns pela entrevista ! Estou seguindo o Blog e o Twitter do Pavarini! É um jornalista sempre atualizado! Informa e debate sem impor suas idéias. Suas idéias sempre acrescentam. É humilde e talentoso. Tenho muito respeito pelo profissional e pela pessoa. Valeu !
ResponderExcluirAss.: Sérgio Gléria