A revista Época dessa semana traz como capa a matéria “80 Blogs que você não pode perder”, a demonstrar que o fenômeno da blogosfera, pelo menos por enquanto, está longe do fim.
Minha crítica quanto à matéria reside no fato de que - mais uma vez - na escolha dos temas dos blogs foram privilegiados os assuntos ciência e tecnologia, comportamento, cultura, variedades e política, sem qualquer menção ao assunto religião ou espiritualidade.
Ainda sobre esse assunto, recentemente entrei em contato com o Edney Souza, responsável pela organização do Campus Blog, solicitando a inclusão de um painel com o tema “blogueiros evangélicos“, ou sobre religião, afinal, como ele mesmo afirmara, o objetivo do campus blog era demonstrar todos os segmentos da blogosfera tupiniquim. Como resposta, e de forma muito gentil, o Edney disse que “blogueiros evangélicos” era um tema que teria parcialidade e que eu deveria contactar “outras vertentes” a fim de balancear o painél. Ou seja, entende-se que os blogueiros evangélicos são muito parciais em sua opiniões, como se os demais não o fossem.
Alegra-me o fato do crescimento da blogosfera no Brasil como fenômeno da democracia da informação e expansão das idéias e opiniões de pessoas até então desconhecidas e que não fazem parte do mass midía. Por outro lado, preocupa-me que esse crescimento tem sido influenciado somente por um grupo de mais ou menos 20 “blogueiros de ponta” os quais ditam as tendências desse fenômeno. Creio sinceramente que existem excelentes blogs além daqueles mencionados na revista, alguns inclusive melhor, entretanto, como não fazem parte da equipe dos bam-bam-bans, acabaram ficando de fora.
Via: ComoViveremos
www.ubeblogs.net
É triste ver que mesmo no território livre da interet, nós evangélicos, ainda somos discriminados. Sim, a postura do senhor Edney Souza a mim me parece preconceituosa. Leio diversos blogs, de diferentes áreas (ciência, religião, educação, tecnologia, etc.). Cada um deles tem uma opinião sobre um dado tema, e isso fica evidente nos seus artigos. Então, como podemos ser taxados de parciais, quando outros também o são e são incluídos no Campus blog?
ResponderExcluirMas mesmo assim fico feliz, pois temos contribuído para a difusão do evangelho.
Um abraço.
Conheço o blog do Edney há vários anos.
ResponderExcluirÉ lamentável a resposta dada por ele.
Mas a blogosfera cristã tem crescido e se nos unirmos e continuarmos produzindo blogs com qualidade, certamente o Senhor irá nos honrar e nos destacaremos também.
Agnaldo - Blog Desperta Igreja!
.
ResponderExcluirCumprimento os participantes, e nesta introdução agradeço ao Valmir por colocar em pauta este assunto. Ele veio em boa hora.Na minha opinião ele merece uma análise sob dois ângulos.
Sob o nosso ponto de vista religioso, não tem cabimento o preconceito. E atitudes preconceituosas mostram a fragilidade de quem pensa que é, mas não é de verdade.Com campus blog ou sem campus blog a blogosfera cristã continuará crescendo, pois somos muito mais engajados que qualquer outro seguimento social. Quanto gostamos de uma coisa, nós a perseguimos com um ânimo espantoso. Os evangélicos brasileiros, do faxineiro ao doutor gosta de usar a mídia para pregar a Palavra. Foi assim com o rádio, a TV e agora com a WEB.
Do ponto de vista do Edney, posso fazer duas suposições. A religião para ele pode ser um paradoxo, pois em nome dela tem se pregado a paz enquanto se faz a guerra. E minha segunda suposição: pode ser desprezo. Desprezo por ainda sermos pequenos na Blogosfera geral. Não em quantidade, mas em qualidade.
Diante disso temos duas alternativas: crescemos ou crescemos.
Já temos um movimento de blogagem, inclusive com participação de Portugueses e Portenhos. Não precisamos brigar por oportunidades no Brasil. Temos uma América Latina inteira para congregar.
Vamos descobrir cada evangélico que gosta de escrever e ensiná-lo os rudimentos e o caminho das pedras para blogar com QUALIDADE.
Temos que planejar nosso primeiro congresso de blogueiros. Talvez o Edney seja a pedra que faltava em nosso caminho, para desencadear uma organização real para a União dos Blogueiros Evangélicos.
Se o Edney tivesse nos convidado acharíamos, equivocadamente, que nosso movimento de blogueiros evangélicos fosse o Top da coisa. Com a falta de cortesia dele, vamos nos concentrar no que interessa: concluir um movimento muito mais barulhento e presente na WEB que qualquer outro.
Conclusão: não podemos nos esquecer que foi o desprezo e o preconceito que levou a Igreja Evangélica "desbravar" este país, e é assim que devemos fazer. Somos água, e não teremos mesmo harmonia com o betume.
João.
.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpoxa!!!!!!!!! q maravilha fazermos parte disso distribuindo o evangelho a todo mundo se o apostolo paulo estivesse entre nos com certeza ele seria o maior blogueiro do mundo distribuindo a doce palavra de Deus a todo mundo é isso ae tamos juntos em cristo.
ResponderExcluirGod bless you...peace,.
Concordo com o Edney. Não é o fato prezar só a doutrina evangélica. Para ser imparcial, precisar-se-ia criar uma União de Bloqueiros Católicos, Umbandistas, Candomblecistas, Espíritas, e assim por diante.
ResponderExcluirNão falei de parcialidade em nenhum momento, a coisa mais natural do mundo é que cada religião seja parcial quanto suas crenças.
ResponderExcluirSegue abaixo minha resposta ao Valmir na íntegra:
"Olá Valmir,
Uma das preocupações de cada painel é trazer um conjunto de participantes com diferentes pontos de vista e opinião, para um painel envolvendo o tema religião funcionar de forma democrática seriam necessários integrantes de diferentes religiões discutindo aspectos em comum como a forma de divulgar, fidelizar, organizar etc...
Se você conhecer outras organizações ficaria muito grato de promover um encontro ecumênico.
Mas independente da existência desse painel em específico gostaria muito de ver integrantes da UBE interagindo com as demais "blogosferas" com certeza os tema tratados podem ajudar os blogs cristãos a crescerem na rede.
[]´s"
A Paz
ResponderExcluirSou uma blogueira cristã também, e para conquistar meu espaço procuro postar diversos tipos de assuntos.
Tecnologia, eventos, música etc;; Procuro atingir o máximo de pessoas possíveis para aos poucos, levar a Palavra do Senhor a quem visitar meu humilde blog.
Parcialmente não condeno o que o Edney disse pois ainda há preconceito da maioria das pessoas e o rótulo "evangélico" soa como algo chato para não-cristãos.
Por isso, seria interessante se nós buscássemos nosso espaço escrevendo coisas numa linguagem global e de fácil entendimento.
Nossa linguagem deve ser atual e global para que possamos aguçar a curiosidade de ímpios e assim apresentar Jesus a eles.
Graça e Paz
Bel Salles
soullivre.com
.
ResponderExcluirLeitura dos comentários:
Temos um mal entendido aqui:
A UBE- União dos Blogueiros tem hoje mais de 1,000 blogueiros afiliados. E crescendo a cada dia.
O que nos interessaria na Campus Party é tecnologia e conhecimento.
Vi a programação dos participantes, entre eles, publicadores de sexo na Internet. Se a coisa funciona, do tipo, cada painel em seu lugar, tudo bem. A gente separa o bem e deixa o que não nos interessa.
Agora se nossa eventual participação é negada porque é preciso ter uma blogosfera de cada seguimento religioso, isto é uma falácia. Temos uma comunidade com mais de 1000 blogueiros, ela é real e estamos dando-lhe forma e compartilhando saberes. Vamos ter que esperar outros formarem suas comunidades para participar? Quanto tempo?
Segundo o Pastor Martin Luther King em seus ensinamentos, o caminho da segregação não é a melhor maneira de resolver um problema de preconceito.
Por mais polida e educada que seja a resposta do Edney, trata-se mesmo de preconceito.
Se queremos participar (eu não estou a fim) e há uma desculpa qualquer de impossibilidade, eu não nasci ontem. Sou crente desde os anos 70.
Se tem orelha de preconceito, focinho de preconceito e cauda de preconceito - não tenho outro entendimento a não ser isso: a mais atrasada das formas de relacionamento humano: PRECONCEITO MESMO!
.
Prezado Edney,
ResponderExcluirEm referência à participação dos blogueiros evangélicos no Campus Blog o objetivo não seria promover a doutrinação teológica de ninguém, a intenção era e é promover um diálogo com os outros tipos diferentes de blogosferas, com a troca de conhecimentos.
Não adentro ao mérito sobre a forma utilizada por vocês para promover os painéis, com a oitiva de lados divergentes dos mais variados assuntos; ocorre que em relação à religião, e dentro dessa visão pluralista e ecumênica, seria preciso dar voz também aos espíritas, muçulmanos, judeus, etc... O que entendo inviabilizaria a proposta tornando-se mais uma espécie de debate; mas acho que não seja esse o foco.
Além do mais, a UBE - União de Blogueiros Evangélicos deve ser vista também como um fenômeno da blogosfera brasileira, pois conseguimos unir mais de 1000 mil blogueiros dentro de um mesmo propósito, e isso, entendo, poderia ser levado em conta.
Quanto a ter sido mal compreendido. Creio que não. Penso que são pensamentos divergentes sobre um mesmo objeto, e que por meio do diálogo vamos moldando o assunto.
Abraço!
Valmir
Prezado Valmir e demais participantes deste tópico, acho simples entender e explicar a atitude do internauta Edney.
ResponderExcluirEle é apontado pela grande mídia como um alguém que desbrava a internet na esfera dos blogs brasileiros. Ele é favorecido por essa mídia como o bam-bam-bam... Ao mesmo tempo, os protestantes são mostrados pela mesma mídia com o velho cacoete cultural daquela descrição estereotipada de que quem exerce fé são pessoas idiotas. Enquanto o Edney é mimado, nós, evangélicos, somos "escada", servimos para alavancar os números dos índices de Ibope nas televisões e rádios, promovemos o aumento das tiragens dos jornais e revistas nas bancas sendo achincalhados.
Na minha opinião, mesmo que estejamos sendo usados dessa maneira negativa pela imprensa, a situação está melhorando. No passado a mídia só batia, hoje parte dela bate e assopra. A mídia percebeu que somos consumidores também, e além do poder aquisitivo temos nossa voz ativa. E isto acontece porque crescemos em número e pontuamos nossa presença no Poder Político, chegamos aos rádios e televisões como os donos e existem blogs brasileiros separados em 100% das instituições corporativas da sociedade.
Acredito que a ala dos blogueiros evangélicos é a ala que mais se assemelha aos blogs da América do Norte e Europa. Apesar de os blogs brasileiros ainda não serem fortes formadores de opiniões, são neles que existe a maior semelhança na questão da independência editorial. Fazemos nossas pautas sem responder aos interesses da elite da imprensa ou sociedade em geral.
As grandes corporações de imprensa tem tentado embarcar no movimento blog. Mas, na minha opinião os blogs deles são apenas meros sofismas. Os editores das corporações da imprensa contrataram colunistas e dizem para eles assim: "Quero uma coluna diária sua, e quero que ela seja chamada de blog".
A essência do blog é a plena liberdade de expressão, ter o que dizer sem precisar se preocupar em atender aos interesses corporativos. Quando o blogueiro está preso ao elo do salário é apenas um colunista. E não pensem que esteja desdenhando os tais, apenas coloco pingos nos is.
O Edney começou com espírito de blogueiro, não consigo perceber se ainda continua com o mesmo ideal. Não sei se ele anda trocando artigos por postagens, mas parece que anda negocia-as por fama.
Boa sorte para ele!
Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/
Matéria da Época, que é do grupo Globo, famoso entre nós por sua tendenciosidade histórica (CONTRA nós).
ResponderExcluirNo mais, cresçamos mais, com mais organização, impacto e barulho. E a certa altura será difícil ignorar o elefante na esquina.
Idéias criativas: essa é minha dica para chamar a atenção secular, e conseguir alcançar maiores campos. Como o Cruzué disse, quando amamos algo, nos entregamos com afinco.
Paz!
ERRATA
ResponderExcluirAo fazer a minha postagem, errei na colocação de uma palavra.
Desconsiderar:
"O Edney começou com espírito de blogueiro, não consigo perceber se ainda continua com o mesmo ideal. Não sei se ele anda trocando artigos por POSTAGENS, mas parece que anda negocia-as por fama".
Considerar:
"O Edney começou com espírito de blogueiro, não consigo perceber se ainda continua com o mesmo ideal. Não sei se ele anda trocando artigos por SALÁRIO, mas parece que anda negocia-as por fama".
Abraço
Eliseu e demais,
ResponderExcluirIndependente de suas percepções ao meu respeito estou conversando com o Valmir, por questão de ordem continuarei o diálogo lá no blog dele (http://comoviveremos.com/2008/11/15/blogs-no-brasil/) onde todos podem participar conforme as regras que ele determinou para aquele espaço.
Sou uma pessoa aberta a diálogos, não precisam ficar imaginando o que se passa na minha cabeça, vocês podem me perguntar diretamente através do link: http://www.interney.net/contato.php
Ao contrário do que muitos dizem não me considero famoso e ainda converso diretamente com todos os que me procuram sem intermédio de uma assessoria ou secretária, aproveitem e conversem ao invés de falar de mim como se eu não estivesse presente.
Um abraço sincero à todos.
Queridos Valmir, membros e diretores da UBE; vindo de quem vem, não me surpreende o fato dos blogs evangélicos estarem de fora da lista dos 80 blogs da Revista Época.
ResponderExcluirInfelizmente, há discriminação com o povo evangélico em todas as áreas.
Vamos responder fazendo o nosso trabalho evangelizando, pregando e falando (ou melhor, escrevendo) sobre o que Jesus fez e fará na vida de quem crê Nele.
Na Paz do Senhor.
Renato Chagas.
Edney
ResponderExcluirFico contente em saber que não houve recusa da sua parte. Espero que as conversas entre você e o Valmir continuem e chegue num bom acordo. O consenso levará ao proveito de ambos os lados.
O blog UBE representa a reunião de evangélicos de maneira interdenominacional. Aqui estão assembleianos, batistas, presbiterianos, iurdianos, e outros.
Você sabe, através dos blogs internautas têm oportunidade de conhecer os protestantes pelos próprios protestantes.
A melhor maneira de procurar e encontrar respostas seguras é dirigir-se às fontes. E o meio mais ágil para isso, nesta era da informática, é o blog.
Abraço.
Corri logo para a banca assim que li essa postagem
ResponderExcluirPena que não teve espaço para blogs que falam sobre religião, pois garanto que não são só os evangélicos que possuem um blog, mas blogs de outras religiões ampliariam nosso conhecimento em relação a mesma