UBE - Quem é Eliseu Antonio Gomes?
ELISEU - Eu me defino assim no blog que leva meu nome: "sou um salvo em Jesus Cristo, pentecostal, amado e amando". Porque eu amo a Deus e sou amado por Ele; amo ao próximo e pela graça do Senhor encontro reciprocidade. Sou uma pessoa que nasceu em berço evangélico assembleiano. Meu pai é presbítero, é um dos fundadores da igreja em Pirituba – um bairro da Capital de São Paulo -, ele atuou na formação de bandas e corais. Chama-se Antonio Ananias Gomes. Admiro-o. Eu me considero filho espiritual dele. E também me sinto filho espiritual do Pr. Valdir Nunes Bícego (in memorian), que foi o pastor regional do campo Lapa, outro bairro em São Paulo. A congregação de Pirituba é ligada à Assembleia de Deus – Lapa. E, além deles, também me considero filho espiritual de um garotinho que uma noite, quando eu voltava do trabalho, se aproximou de mim na rua e entregou um livreto evangélico e saiu correndo sem dizer nada. A expressão do garotinho tímido e sua superação da timidez e a mensagem daquele livreto mexeram profundamente comigo. Tenho 42 anos. Casado há 22 e pai de duas filhas. Embora crescido dentro da igreja, me considero convertido aos 18 anos, no ano que passei pelas águas batismais na Igreja Assembleia de Deus, sede, Rua Conselheiro Cotegipe, nº 273. Neste mesmo, busquei o batismo com o Espírito e fui batizado, eram os quinze minutos de parada ao cafezinho, no meio do expediente de serviço.
UBE - Como e quando se tornou blogueiro?
ELISEU - Tenho compulsão pela escrita desde muito cedo. Na escola cheguei a ganhar prêmio no quesito originalidade de redação.
Certa vez, há cerca de 10 anos, aproximadamente, uma colega de serviço da minha esposa comentou com ela de uma filha que não se batizada e dizia que não existia pastor no mundo que a faria mudar de ideia. Sem conhecer quem era ela, pedi seu nome e endereço e a mãe da garota forneceu os dados dela. Então, escrevi uma carta mostrando o que representava passar pela experiência do batismo. Três semanas depois, muito feliz, a colega e mãe dessa jovem contou que a filha tinha se batizado.
O primeiro blog que eu tive contato foi o do irmão João Cruzue, o Olhar Cristão. Ler e ver o trabalho dele despertou o desejo de usar esse meio de comunicação, o conteúdo, me inspirou muito. Gostei da construção visual e do estilo dele “blogar”. Entrei em contato por e-mail e pedi informação a respeito. E então criei o Alfa e Ômega, hospedado no Windows Live Messeger. Era outubro de 2005, mas a primeira postagem saiu em 27 de novembro com o título Bom Dia. Quem quiser ler, eis o link: Alfa e Ômega.
Sou moderador de algumas comunidades do site Orkut. E uma delas é a Assembleia de Deus – Belém, na data de hoje com cerca de 14 200 membros. Lá, pude trocar postagens com o irmão e Pr Geremias do Couto, que não acreditei que fosse ele de fato, pois existem muitos perfis fakes naquele site. Mas analisando a construção sintática dos textos dele acabei convencido que era o próprio. E conversamos sobre a necessidade de um despertamento das lideranças evangélicas quanto ao uso dos blogs por pessoas evangélicas e sérias. Semanas depois tive a felicidade de ler seu primeiro post no Manhã com a Bíblia, citando meu nome.
UBE - Qual a importância dos blogs para o irmão?
ELISEU - Creio que os blogs vieram para ficar. Mas nem todos os blogs que estão presentes e atuantes agora estarão ativos em 2017. Vejo isso em blogs portugueses. Lá em Portugal “blogar” é uma febre, mas encontramos muitos blogs com a postagem mais recente tendo datas já antigas. Mas, é importante lembrar que os sites de hospedagens conservam o material do blogueiro on line, mesmo após a inatividade no mesmo. Assim sendo, mesmo que estagnado, o material continua na rede de computadores para o acesso livre dos internautas. Então, acho que a importância dos blogs é muito grande, além de uma simples febre comportamental de uma geração só.
UBE- Que dicas daria para quem está iniciando como blogueiro?
ELISEU - Seja original. E use textos que seja de fácil entendimento de todos, evitando termos arcaicos ou do reduto da sua denominação. Não são todos os leitores que estão familiarizados com a nossa experiência de vida. Se o leitor não se identificar com o que escrevemos, não voltará a acessar o blog.
Qual é o público-alvo do blog? Penso que são todas as pessoas que possuem uma conexão com a Internet. Ateus, não evangélicos, simpatizantes do cristianismo e os declaradamente contra. A dica é jamais se esquecer disso e tomar cuidado para não abordar temas que sirva de pedra de tropeço ao internauta. Para fazer do blog um espaço interessante, fazer com que o blog seja acessado com número relevante, é importante manter uma linha de pensamento contínua. Criar postagens interligadas sem ser em série. Usar imagens atraentes e também interagir o máximo possível com o leitor. Chego a responder até e-mail
A minha principal estratégia de divulgação dos blogs é o Orkut. Uso o espaço disponibilizado ao envio de mensagens coletivas e fóruns das comunidades, quando existe na comunidade liberdade para assim fazer.
UBE - Comente um pouco sobre o seu blog
ELISEU - Tenho dois blogs, já comentei isso.
No Alfa e Ômega eu escrevo mais livremente. Coloco assuntos voltados ao dia a dia com opinião pessoal. Tem um pouco de política, televisão, dicas no uso de informática e Bíblia Sagrada também... Mas são abordagens sem contundências, sempre deixando transparecer o outro lado das questões e faladas de leigo para leigos, é igual uma conversa informal. E sempre que uso a Palavra de Deus, sim é sim e não é não. Não há meio termo, seja em qual assunto for.
No blog que carrega meu nome (antes coloquei Belvedere, mas por causa do arcaísmo dessa palavra mudei). Neste, eu prezo mais pela reflexão estritamente bíblica, sem comentários diretos do burburinho do dia, deixando de lado até meus pensamentos e gostos pessoais.
Acredito que se me pautar pelos acontecimentos de hoje no Belverede (inverti as consoantes de [D] e érre [R]), o blog se tornará marcado como antigo no futuro. Minha intenção é deixá-lo com ares de sempre atual. Dizer isso não significa que eu quero estar acima da linha média dos demais blogs. Acho importante questionar fatos do nosso presente momento – faço isso no Alfa e Ômega -, mas penso que é mais importante para mim fazer a pregação interdenominacional, sem o apontamento de comportamentos de quem está publico e notório hoje. Prefiro blogar fazendo assim.
Gosto de escrever textos bíblicos com caráter edificante e não exortativo, explanando assuntos que vão além do que é normalmente usado nos púlpitos, sem sair dos parâmetros das Escrituras Sagradas e sem reter verdades que a Bíblia Sagrada diz. Um exemplo é o assunto prosperidade. Vejo poucos comentando o que é, biblicamente, mas muitos criticando a Teologia da Prosperidade. Não advogo à favor dessa teologia, mas entendo que, em parte, muitas coisas que esses defensores dela dizem são aproveitáveis. Fica aqui a máxima paulina: examinar tudo e ficar com o que é bom.
UBE- Quais blogs acessa com maior frequência?
ELISEU - Manhã com a Bíblia (Pr. Geremias do Couto), Point Rhema (Pr. Carlos Roberto), Olhar Cristão (do querido João Cruzue), Altair Germano, Julio Severo, Geração Que Lamba (ainda não entendi o significado desse nome, mas o conteúdo é bom) e Chocolate Quente. , blog de uma garotada bastante interessante e voltada para Cristo. Há outros... Gosto de navegar bastante!
UBE- Como o irmão Eliseu analisa a UBE?
ELISEU - UBE é o nome de uma cidade japonesa... Quanto à União de Blogueiros , creio que o blog promete muito. E as promessas todas se cumprirão à contendo se a unidade for mantida. Até o momento, em quase 90%, o UBE está restrito aos blogueiros hospedados no BLOGGER. Precisamos avançar aos blogueiros de outros sites, o Wordpress, o Zip Net.
UBE - Fique a vontade para as suas considerações finais.
ELISEU - Agradeço a Deus, que me faz entender que só na união fraternal agradamos a Ele.
Agradeço ao Pr. Carlos Roberto por ter citado meu blog na entrevista que ele deu ao blog UBE, dizendo que o Belverede é um dos blogs que ele lê. Agradeço ao entrevistador, por ter se lembrado de mim e conceder essa oportunidade de dizer essas coisas. E finalizando, convido a todos para agregarem-se à comunidade Blogueiros Evangélicos, no orkut. É importante aos blogueiros manter contato uns com os outros. No orkut é possível visualizar quem está “blogando” fora do BLOGGER.
Blog: Eliseu Antonio Gomes
.ELISEU - Eu me defino assim no blog que leva meu nome: "sou um salvo em Jesus Cristo, pentecostal, amado e amando". Porque eu amo a Deus e sou amado por Ele; amo ao próximo e pela graça do Senhor encontro reciprocidade. Sou uma pessoa que nasceu em berço evangélico assembleiano. Meu pai é presbítero, é um dos fundadores da igreja em Pirituba – um bairro da Capital de São Paulo -, ele atuou na formação de bandas e corais. Chama-se Antonio Ananias Gomes. Admiro-o. Eu me considero filho espiritual dele. E também me sinto filho espiritual do Pr. Valdir Nunes Bícego (in memorian), que foi o pastor regional do campo Lapa, outro bairro em São Paulo. A congregação de Pirituba é ligada à Assembleia de Deus – Lapa. E, além deles, também me considero filho espiritual de um garotinho que uma noite, quando eu voltava do trabalho, se aproximou de mim na rua e entregou um livreto evangélico e saiu correndo sem dizer nada. A expressão do garotinho tímido e sua superação da timidez e a mensagem daquele livreto mexeram profundamente comigo. Tenho 42 anos. Casado há 22 e pai de duas filhas. Embora crescido dentro da igreja, me considero convertido aos 18 anos, no ano que passei pelas águas batismais na Igreja Assembleia de Deus, sede, Rua Conselheiro Cotegipe, nº 273. Neste mesmo, busquei o batismo com o Espírito e fui batizado, eram os quinze minutos de parada ao cafezinho, no meio do expediente de serviço.
UBE - Como e quando se tornou blogueiro?
ELISEU - Tenho compulsão pela escrita desde muito cedo. Na escola cheguei a ganhar prêmio no quesito originalidade de redação.
Certa vez, há cerca de 10 anos, aproximadamente, uma colega de serviço da minha esposa comentou com ela de uma filha que não se batizada e dizia que não existia pastor no mundo que a faria mudar de ideia. Sem conhecer quem era ela, pedi seu nome e endereço e a mãe da garota forneceu os dados dela. Então, escrevi uma carta mostrando o que representava passar pela experiência do batismo. Três semanas depois, muito feliz, a colega e mãe dessa jovem contou que a filha tinha se batizado.
O primeiro blog que eu tive contato foi o do irmão João Cruzue, o Olhar Cristão. Ler e ver o trabalho dele despertou o desejo de usar esse meio de comunicação, o conteúdo, me inspirou muito. Gostei da construção visual e do estilo dele “blogar”. Entrei em contato por e-mail e pedi informação a respeito. E então criei o Alfa e Ômega, hospedado no Windows Live Messeger. Era outubro de 2005, mas a primeira postagem saiu em 27 de novembro com o título Bom Dia. Quem quiser ler, eis o link: Alfa e Ômega.
Sou moderador de algumas comunidades do site Orkut. E uma delas é a Assembleia de Deus – Belém, na data de hoje com cerca de 14 200 membros. Lá, pude trocar postagens com o irmão e Pr Geremias do Couto, que não acreditei que fosse ele de fato, pois existem muitos perfis fakes naquele site. Mas analisando a construção sintática dos textos dele acabei convencido que era o próprio. E conversamos sobre a necessidade de um despertamento das lideranças evangélicas quanto ao uso dos blogs por pessoas evangélicas e sérias. Semanas depois tive a felicidade de ler seu primeiro post no Manhã com a Bíblia, citando meu nome.
UBE - Qual a importância dos blogs para o irmão?
ELISEU - Creio que os blogs vieram para ficar. Mas nem todos os blogs que estão presentes e atuantes agora estarão ativos em 2017. Vejo isso em blogs portugueses. Lá em Portugal “blogar” é uma febre, mas encontramos muitos blogs com a postagem mais recente tendo datas já antigas. Mas, é importante lembrar que os sites de hospedagens conservam o material do blogueiro on line, mesmo após a inatividade no mesmo. Assim sendo, mesmo que estagnado, o material continua na rede de computadores para o acesso livre dos internautas. Então, acho que a importância dos blogs é muito grande, além de uma simples febre comportamental de uma geração só.
UBE- Que dicas daria para quem está iniciando como blogueiro?
ELISEU - Seja original. E use textos que seja de fácil entendimento de todos, evitando termos arcaicos ou do reduto da sua denominação. Não são todos os leitores que estão familiarizados com a nossa experiência de vida. Se o leitor não se identificar com o que escrevemos, não voltará a acessar o blog.
Qual é o público-alvo do blog? Penso que são todas as pessoas que possuem uma conexão com a Internet. Ateus, não evangélicos, simpatizantes do cristianismo e os declaradamente contra. A dica é jamais se esquecer disso e tomar cuidado para não abordar temas que sirva de pedra de tropeço ao internauta. Para fazer do blog um espaço interessante, fazer com que o blog seja acessado com número relevante, é importante manter uma linha de pensamento contínua. Criar postagens interligadas sem ser em série. Usar imagens atraentes e também interagir o máximo possível com o leitor. Chego a responder até e-mail
A minha principal estratégia de divulgação dos blogs é o Orkut. Uso o espaço disponibilizado ao envio de mensagens coletivas e fóruns das comunidades, quando existe na comunidade liberdade para assim fazer.
UBE - Comente um pouco sobre o seu blog
ELISEU - Tenho dois blogs, já comentei isso.
No Alfa e Ômega eu escrevo mais livremente. Coloco assuntos voltados ao dia a dia com opinião pessoal. Tem um pouco de política, televisão, dicas no uso de informática e Bíblia Sagrada também... Mas são abordagens sem contundências, sempre deixando transparecer o outro lado das questões e faladas de leigo para leigos, é igual uma conversa informal. E sempre que uso a Palavra de Deus, sim é sim e não é não. Não há meio termo, seja em qual assunto for.
No blog que carrega meu nome (antes coloquei Belvedere, mas por causa do arcaísmo dessa palavra mudei). Neste, eu prezo mais pela reflexão estritamente bíblica, sem comentários diretos do burburinho do dia, deixando de lado até meus pensamentos e gostos pessoais.
Acredito que se me pautar pelos acontecimentos de hoje no Belverede (inverti as consoantes de [D] e érre [R]), o blog se tornará marcado como antigo no futuro. Minha intenção é deixá-lo com ares de sempre atual. Dizer isso não significa que eu quero estar acima da linha média dos demais blogs. Acho importante questionar fatos do nosso presente momento – faço isso no Alfa e Ômega -, mas penso que é mais importante para mim fazer a pregação interdenominacional, sem o apontamento de comportamentos de quem está publico e notório hoje. Prefiro blogar fazendo assim.
Gosto de escrever textos bíblicos com caráter edificante e não exortativo, explanando assuntos que vão além do que é normalmente usado nos púlpitos, sem sair dos parâmetros das Escrituras Sagradas e sem reter verdades que a Bíblia Sagrada diz. Um exemplo é o assunto prosperidade. Vejo poucos comentando o que é, biblicamente, mas muitos criticando a Teologia da Prosperidade. Não advogo à favor dessa teologia, mas entendo que, em parte, muitas coisas que esses defensores dela dizem são aproveitáveis. Fica aqui a máxima paulina: examinar tudo e ficar com o que é bom.
UBE- Quais blogs acessa com maior frequência?
ELISEU - Manhã com a Bíblia (Pr. Geremias do Couto), Point Rhema (Pr. Carlos Roberto), Olhar Cristão (do querido João Cruzue), Altair Germano, Julio Severo, Geração Que Lamba (ainda não entendi o significado desse nome, mas o conteúdo é bom) e Chocolate Quente. , blog de uma garotada bastante interessante e voltada para Cristo. Há outros... Gosto de navegar bastante!
UBE- Como o irmão Eliseu analisa a UBE?
ELISEU - UBE é o nome de uma cidade japonesa... Quanto à União de Blogueiros , creio que o blog promete muito. E as promessas todas se cumprirão à contendo se a unidade for mantida. Até o momento, em quase 90%, o UBE está restrito aos blogueiros hospedados no BLOGGER. Precisamos avançar aos blogueiros de outros sites, o Wordpress, o Zip Net.
UBE - Fique a vontade para as suas considerações finais.
ELISEU - Agradeço a Deus, que me faz entender que só na união fraternal agradamos a Ele.
Agradeço ao Pr. Carlos Roberto por ter citado meu blog na entrevista que ele deu ao blog UBE, dizendo que o Belverede é um dos blogs que ele lê. Agradeço ao entrevistador, por ter se lembrado de mim e conceder essa oportunidade de dizer essas coisas. E finalizando, convido a todos para agregarem-se à comunidade Blogueiros Evangélicos, no orkut. É importante aos blogueiros manter contato uns com os outros. No orkut é possível visualizar quem está “blogando” fora do BLOGGER.
Blog: Eliseu Antonio Gomes
Não Conhecia o Sr. Eliseu, nem o o blog dele, mas ao ler esta entrevista, notei e me maravilhei com a sabedoria do mesmo em suas colocações, e percebi a fidelidade ao Senhor também em suas palavras. Sou um iniciante em blogs, e preciso de referências como o Sr. Eliseu para apreder. Parabéns pela entrevista.
ResponderExcluirO Eliseu é um blogueiro que admiro. Quando eu ainda estava iniciando na blogosfera ele me incentivava bastante através dos comentários em meus artigos.
ResponderExcluirDesejo a ele muitas felicidades e que o seu trabalho frutifique abundantemente.
Um grande e afetuoso abraço, em Cristo.
fiquei muito feliz por ver esta entrevista com nosso amigo Eliseu.gosto muito do seu blog,foi ele quem me incentivou a começar,mesmo do outro lado do mundo,continuo lendo e sei que esta entrevista e este espaço no blog da UBE é muito mais do que digno do nosso irmão!
ResponderExcluirDeus abençoe Eliseu e S.João que tem abrilhantado a UBE a cada dia!