Maria Kanini*
Foto: Maria Kanini
Às vezes, um blog é apenas um diário pessoal na internet, mas, para mim, é muito mais do que isto. É uma voz – a minha voz. A primeira vez que ouvi falar de um blog, fiquei entusiasmada. Finalmente eu poderia fazer com que a minha voz fosse ouvida.
Escrever um blog dá uma oportunidade para que você pense sobre as suas experiências e forme as suas próprias opiniões. Escrever um blog pode ser usado para causar um efeito positivo ou negativo numa sociedade. O poder de dizer o que se quer, sem censura, transfere a responsabilidade moral para o autor.
Uso o meu blog para salientar organizações no Quênia que fazem um bom trabalho nas questões de desenvolvimento. Minha principal prioridade é o HIV, e eu procuro a boa prática. Várias coisas que escrevi no meu blog já foram publicadas em jornais aqui no Quênia. Quando leio esses artigos, penso comigo mesma: “Minha voz foi ouvida.”
Os blogs agora são levados mais a sério na sociedade africana. Foi estabelecida uma Media Bloggers Association. Qualquer um pode escrever e publicar um blog na internet. Assim, os blogs são uma forma de jornalismo dos cidadãos. É também uma ferramenta de trabalho em rede: A Kenya Unlimited tem um site que está reunindo quenianos de todo o mundo para discutir questões importantes para eles.
Eu acredito que as organizações de desenvolvimento deveriam tirar vantagem dos blogs. Que melhor oportunidade há para contar a sua história com sua própria voz?
8
*A keniana Maria Kanini trabalha para a Trans World Radio como Oficial de Relações Públicas e também está bastante envolvida na captação de recursos e na gestão de projetos. E-mail: mkanini@yahoo.com
*8
Fonte:Revista Passo a Passo, nº 71, publicada pela TILZ Tearfund
________________
A Tearfund é uma agência cristã evangélica de assistência em situações de desastre e desenvolvimento, que trabalha através de parceiros locais, procurando trazer auxílio e esperança às comunidades carentes por todo o mundo.
Eles publicam a revista Passo a Passo, que a cada número enfoca um tema diferente, e oferecem no seu site, além dos números da revista para download, uma enorme quantidade de boa informação (como artigos, apostilas e manuais) para capacitar você e sua igreja a fazerem a diferença na sua comunidade. Informações que vão desde noções de higiene e saneamento básico, combate a doenças e epidemias, agricultura, ecologia, direitos e deveres e até estudos bíblicos focados nas questões sociais. Ao relatar experiências e modelos bem-sucedidos, levados a cabo nos mais diversos países de todos os continentes, eles oferecem a você a oportunidade de conhecer e adaptar estas idéias para a realidade de sua igreja/comunidade.
Visite hoje a página em português: http://tilz.tearfund.org/Portugues/
.
ResponderExcluirSammis,
A entrevista publicada, abaixo, é com um blogueiro na África. Trata-se do Pastor Itamar Fernandes, membro da UBE, há 11 anos fazendo missões em Moçambique. Além do Pastor Itamar, temos mais dois blogueiros filiados à UBE de lá. Um está trabalhando em missões no Mali e ou outro em Angola.
A reportagem veio em boa hora.
Irmão João.
Graça e paz meu irmão em Cristo.O poder dos blogs é uma realidade não somente na África como também aqui no Brasil.A igreja deve urgentemente usar esse recurso na internet objetivando a glória de Deus.
ResponderExcluirOlá, deixei um selo de premiação para voces. Passe no meu blog, eu n~so sei colocar direito,mas se não conseguir, me avise.
ResponderExcluirAtenciosamente,