.
João Cruzué
A grande preocupação dos blogueiros mais antigos é: como podemos produzir muito conteúdo cristão se a blogosfera evangélica, apesar de ter crescido muito em quantidade, ainda tem pouca qualidade? Basicamente, estamos diante de um problema que no curto prazo não pode ser resolvido. A maturidade vem com dois três anos, todavia a UBE pode ajudar nesta questão abrindo a discussão, promovendo cursos de blogs e sugerindo princípios, protocolos, normas e mudança de visão.
A forma e o conteúdo. É natural que nos preocupemos com a forma, o layout de nossos blogs. Uma questão vem à mente: quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Como não há unanimidade neste assunto, da mesma maneira acontece com blogs. Posso dar minha sugestão: priorizar o conteúdo, pois a forma é mais fácil de trabalhar.
Não basta um blog bonitinho, cheio de ferramentas (widgets), mas pobre de idéias, de conteúdo. Se você quiser ser um blogueiro respeitado invista no planejamento, na pesquisa, publique com regularidade e paciência. Uma semente não se torna árvore em apenas uma semana nem vai produzir frutos antes da maturidade e da estação própria.
Se você tem mesmo um compromisso com Deus não vai se contentar com o bom nem com o agradável. Você vai buscar a perfeito - a qualidade no processo de blogar.
Para buscar essa perfeição, sua primeira preocupação deve ser com a língua portuguesa. Arranje uma gramática atualizada, use dicionário, e tudo sobre literatura que puder. Leia bastante bons escritores de nossa língua. Por exemplo: Machado de Assis. Observe concordância, regência verbal. Se a língua portuguesa é seu instrumento de trabalho e sua visão é ser um blogueiro perfeito, você precisa dominar a língua mãe. Geralmente as pessoas que gostam de ler, ao ver uma postagem de sua, podem até não gostar de religião, mas diante de um texto bem construído, podem gostar do seu trabalho. E se gostarem, em outra ocasião quando virem um link seu, com certeza vão querer clicar para ler.
Porém não basta ter o domínio da língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, chinesa se como cristão não tiver inspiração nos textos que escreve. Eles podem ser bonitos, mas serão estéreis. Perfeitos tecnicamente, mas sem a presença do Espírito. O outro lado da moeda também é verdadeiro. Não adianta ser 100% inspirado se escrever Jezus com "z", fieu com "u" e deus com "d" minúsculo. "A lei e o testemunho". A graça com a erudição. O texto com o Espírito. Um blogueiro evangélico perfeito deve ter inspiração de Deus e o domínio da Língua mater. Ainda não alcancei isto, mas estou me esforçando. Enquanto não tenho este domínio, uso regularmente o programa Word para descobrir as indicações de erros. Se conclusivos, eu os corrijo. Este princípio de melhorar sempre é uma atitude de respeito para com os leitores.
Conteúdo variado. É um erro postar sempre o mesmo assunto. Os leitores têm necessidades e gostos de leitura diferentes. Coisas diferentes os atraem. É por isso que a leitura de uma Revista é mais agradável que a de um jornal. Por exemplo, em tempos de crise, a grande mídia impressa tem mais cuidado com a linha editorial. A mensagem de cada semana é mais trabalhada. A competição obriga a publicar algo melhor, sempre acima da concorrência. A mídia secular busca potencializar seus ganhos explorando e publicando assuntos de grande apelo popular. Da mesma forma, um blogueiro evangélico que busca o incremento tanto de performance quanto de leitores precisa servir um "prato" variado, colorido e substancioso.
Blogagem compartilhada. Respeitando as opiniões de cada um, creio que NÃO seria bom blogar sozinho para quem tenha a possiblidade de ter um amigo para postar conteúdo. Uma blogagem a dois, é potencialmente mais produtiva. Isso leva à discussões, interação, divergência e unanimidade. Blogar a dois pode levar a um desenvolvimento maior de formas de pensamento.
Criatividade X "copiagem". Há uma insatisfação muito grande de muitos blogueiros que reclamam ter seus textos surrupiados e publicados em blogs alheios. Tenho visto que blogueiros que criam os próprios textos estão mais presentes nos sites de buscas da Internet. Você pode publicar textos de colegas, conquanto que os avise antes e não se esqueça de colocar os créditos a que têm direito. Créditos quer dizer a autoria, o nome do blog do colega que criou a postagem e o link da postagem original. Isto é respeito pelo trabalho dos outros. Blogs apenas com textos alheios, e nenhum próprio, mostram falta de personalidade ou complexo de inferioridade. Quem sabe você se considera um patinho feio, não descobrindo o talento que tenha, porque nunca tentou?
Reação a elogios e críticas. Não despreze as críticas. Elas podem não agradar. Elas provocam reações iniciais negativas, mas depois podem melhorar nossa visão das coisas. Desconfie dos elogios. Eles podem lhe trazer a falsa sensação de perfeição. Há muitos prêmios sendo distribuídos na blogosfera. Não pense que essas premiações são sempre honestas. Na maioria das vezes, essas premiações são políticas de atração de leitores, não se preocupando muito com o blog premiado. Iscas.
Resumindo: trabalhe primeiro a qualidade do conteúdo de seu blog. Mostre respeito aos leitores investindo pesado no domínio da língua portuguesa. Por princípio, escreva focado e inspirado. Dê primazia ao Espírito Santo em seus textos. Seja diferente. Se estiver começando com um blog, respeitando caso a caso, é uma boa estratégia blogar a dois. Com respeito mútuo, um vai potencializar as habilidades do outro. Não poste sempre o mesmo assunto, meses a fio. Mensagem, mensagem, mensagem, mensagem e mensagem. Ninguém aguenta. Nem mesmo crentes. Procure variar com sabedoria, trabalhando seu blog como se fosse uma revista de conteúdo variado. Não seja um eterno copiador de textos alheiros. Arisque, crie, produza, não tenha medo de errar, aprenda com os erros. Valorize e agradeça as críticas, elas potencializam o crescimento.
Quanto à forma, o layout de seu blog, um bom começo é criar um blog-teste similar ao modelo do seu blog principal para pesquisar e conduzir experimentos nele. Enquanto eu não desmontei o código de html de um blog, não adquiri o conhecimento que precisava para trabalhar a forma de meus blogs.
João Cruzué/UBE
Curso de blogs para cristãos: Como fazer um link
Caro João Cruzué,
ResponderExcluirMuito bom o texto, tenho acompanhado até mesmo o curso sobre blogagem, embora não comete algumas vezes.
Mas, isso é muito proveitoso para todos nós.
Penso que assim como você mesmo expressou, a começar com um bom conteúdo, e uma boa aparência dos blogs a tendência é só crescer neste trabalho, e no final, Deus será glorificado!
Deus abençoe!
Eu gostaria de ter sua critica quanto ao meu blog. N sou boa em gramática, procuro me esforçar, mesmo assim sinto dificuldade.Obrigada por se interessar tanto em servir...
ResponderExcluirComo o irmão, Matias Borba disse, muito proveitoso mesmo este texto, para muitos blogueiros, que estão mais preocupados com a quantidade de seguidores, do que a qualidade das postagens de seus blogs, confesso estou ainda no ventre da blogosfera, tenho tentado aprender o maximo possivel, mais creio que estar perto o final da minha gestação na blogosfera.
ResponderExcluirperdoem a comparaçaõ que fiz com relação a o meu amadurecimento como blogueiro, com uma gestação.
Adorei esse texto e sei que vai mudar a minha maneira de blogar....
ResponderExcluirExcelentes dicas.
ResponderExcluirUma coisa que acho importante frisar é o "complexo de autor". Eu ri quando meu noivo falou sobre isso, mas gelei quando me identifiquei com o que ele falou, porque era pra mim. Começar um blog é 'fácil' pra quem gosta de escrever, de relatar coisa ou outra sobre o cotidiano e a jornada cristã; e como todo início, às vezes ficamos acanhados em espalhar por aí que escrevemos um blog. Mas quando engrena e começamos a receber comentários vez ou outra, o blogueiro pode ficar com esse "complexo de autor", alguém que saltou de um escritor mais simples para um 'esnobe', escreve preocupando-se com os leitores, com a crença deles, em vez de se preocupar com a própria vida, a mensagem da Cruz e a humildade que Jesus tanto pregou.
Apenas compartilhando um pensamento e que Deus abençoe a todos nós, para que não venhamos a inflar o ego.
"É necessário que Ele cresça e que eu diminua". - João 3:30
Fica com Deus!
A Paz do Senhor, prezado irmão João.
ResponderExcluirTenho acompanhado de perto seus conselhos e orientações sobre como desenvolver um blog com qualidade, conteúdo, tanto visual quanto literário...
Ainda tenho muito o que aprender, mas tenho me esforçado.
Parabéns pelo excelente trabalho à frente da UBE.
Abraços!
Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProduizir conteudo próprio é chave.
ResponderExcluirPodemos até copiar um texto ou outro de algum site(com os devidos créditos), mas na maioria das vezes é necessário produziir os propios textos.
Outra coisa: o excessivo uso de widgets e imagens na sidebar dos blogs é prejudicial, pois torna a abertura da página muito lenta(principamente para o leitor de conexão discada).
Enfim, é preciso melhorarmos a cada dia.
Em Cristo,
Agnaldo Gomes publicou um post sobre.. A Fifa e os Evangélicos
Parabéns e obrigado!
ResponderExcluirComecei "sem querer" a oxigenar meu blog. Ainda priorizo mensagens, mas, agora, você pode jogar video-game e acompanhar a tabela do campeonato brasileiro também.
É um incremento legal e deixa o blog menos quadradão...
Deus abençõe a todos!
IRMAO AMADO.. GOSTEI MUITO, GOSTARIA DE OBTER MAIS AJUDA... OBRIGADA... PAZ
ResponderExcluirEU GOSTE DESBLOG, APRENDI MUITAS COISA, HOJE DEIXO MEU BLOG, GOSTARIA QUE VOCÊ DEIXE SEU COMENTARIO NO MEU BLOG, VOCÊ È MUITO INTELIGENTE, miss. Francisca. http://franciscafesempre.wordpress.com/
ResponderExcluirAmei suas críticas. Acredito que é de grande valia para os blogueiros em geral. Aprendi muito com o irmão, mesmo nos pouquíssimos momentos que estive apreciando as suas críticas e, tomando-as como regras para meu blog. Deus continue te ajudando amado! Paz do Senhor!
ResponderExcluir