Por Rafael Mazzini
Antes de começar a leitura deste post peço que coloque suas armas defensivas de lado para ouvir o que Deus tem a dizer.
Bom, não temos como falar de Paulo sem falar de morte, sem falar de cruz, sem falar de humilhação, de abnegação e mortificação da carne e, este texto não foge à regra.
Muito se discute sobre o verdadeiro “CULTO RACIONAL”, comentado por Paulo no primeiro versículo do capítulo 12 de sua carta aos Romanos, cada um a sua maneira, cada qual querendo adequar o versículo à realidade da sua igreja/instituição ou de seus propósitos, interpretando da forma que lhe é conveniente, o que para mim, o real propósito é usar um versículo isolado para lançar os seus próprios pensamentos sofismáticos (mostrando o falso como verdadeiro e vice-versa sem más intenções, reproduzindo o que aprendeu) ou falaciosos (distorcendo a palavra com más intenções para um determinado fim) e, desta forma, realizar a manutenção do seu mini-Reino sobre a terra.
Estevão, minutos antes de ser assassinado, exorta sobre estes em Atos 7:51:
“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós SEMPRE resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais também vós o fazeis.”
O homem está tão cego em suas próprias determinações que quando lê a Palavra, não lê com o auxílio da revelação de Deus (Gl 1:15-16), antes, interpreta o texto consultando seu próprio coração, de acordo como lhe convém e interessa.
Primeiro, quando Paulo fala sobre culto racional, não se refere ao culto congregacional que conhecemos, mas o culto a nível pessoal, o culto diário, onde só existe uma pessoa te observando 24h, Deus e mais ninguém.
Vamos definir culto racional à luz da palavra (Rm 12:1).
CULTO RACIONAL: Apresentação do corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. E FIM DE PAPO.
"Pelas misericórdias de Deus" (como paulo fala no mesmo versículo), o que este texto tem a ver com o raciocínio humano, ou com o senso comum??? NADA!!!
O verdadeiro culto racional tem a ver com a mortificação viva da carne/alma que gera a santificação do corpo e é isto que é agradável a Deus, este é o verdadeiro culto Racional, não tendo bulhufas a ver com o culto congregacional ou com a forma como o mesmo é conduzido ou direcionado. É você e Deus, dentro do verdadeiro templo que são os nossos próprios corpos (1Co 6:19 ; Atos 7:48-50), e não apenas nos cultos de quarta, ou domingo pela manhã e à noite, mas nos 7 dias da semana, 24h por dia.
Bom, entendendo o que é, como e onde ocorre o culto racional, vamos saber e entender o porquê e para quem esta exortação foi direcionada em Rm 12:3, Leia abaixo:
"...digo a cada um de vós, que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um."
Percebemos neste versículo que a exortação é direcionada aos altivos de coração, aos que pensam além do que deveriam achar de si mesmos, na linguagem popular, “AQUELES QUE SE ACHAM”. Pessoas que, de acordo com o versículo 2 (Rm12.2), se conformaram com o mundo, trazendo-o para dentro do corpo, e quando digo corpo, não me refiro apenas à igreja, me refiro também a mim e a você, tendo em vista que o corpo/igreja é feito de pessoas e, se estas não transformarem o mundo serão transformadas por ele, não tem meio termo, a realidade é cruel.
Pergunto:
Onde estão os Pedros? Ondes estão os Estevãos? Onde estão os “Batizadores de milhares” como João? Onde estão os “Elias”?
Vou dizer onde estão!
Dentro das cavernas dos nossos suntuosos templos, muitos desanimados, em depressão, sem direção ou perspectiva ministerial, fugindo para os desertos deste mundo após os cultos, clamando para que a morte os leve.
Vamos sequenciar os versículos 1 e 2 de Romanos 12, de uma maneira didática, para um melhor entendimento perguntas acima:
Sem a apresentação do corpo em sacrifício vivo e santo ao Senhor, não temos um culto racional, sem um culto racional, não temos como agradar a Deus, se não agradamos a Deus não experimentamos a sua PERFEITA, BOA E AGRADÁVEL VONTADE, e sem a sua vontade/direção estaremos perdidos, e se você é pastor/apóstolo/padre/líder, sua igreja estará perdida da mesma forma que você, tendo em vista que, é por meio da sua vida e, da vida daqueles que constituem posições de autoridade em sua igreja, que vem a revelação de Deus para a santificação, crescimento e unidade do corpo/igreja (Por favor, leia Ef. 4:11-14).
Quando essa tônica não é real na vida do líder matamos os “Abéis” do nosso tempo que apresentam seus corpos como sacrifício vivo, santo e, portanto, agradável a Deus. Estes possuem a vontade/direção de Deus e, quando se levantam para defender os propósitos celestiais, são mortos à facadas/pedradas por meio da inveja dos corações daqueles que não possuem ou não conseguiram alcançar a vontade/revelação/direção do Pai por não apresentarem o VERDADEIRO CULTO RACIONAL, a saber, seus corpos em sacrifício vivo e santo ao Senhor.
Veja abaixo um pequeno trecho da defesa de Estevão e sua injusta punição embasando o parágrafo acima:
"Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornaste TRAIDORES e ASSASSINOS." (At. 7:52).
"Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e RILHAVAM OS DENTES contra ele (Estevão)." (At. 7:54).
"Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos (que absurdo!!!) e, unânimes, arremeteram contra ele e, lançando-o para fora da cidade o apedrejaram." (At. 7:57-58).
Não preciso dizer de que o fim daquele que clama pela verdade (ou pelo verdadeiro que é Cristo) acaba morto na maioria das “sinagogas” debaixo de pedradas, como aconteceu com o nosso irmão Estevão, responsável pelas duras palavras (João 6:60;67) do texto acima.
Não preciso dizer também que, o então Saulo (At. 8:1), o maior dos Apóstolos abaixo de Cristo, consentiu na morte do mesmo, o que para mim era UM IGUAL na época. Quem apedreja e quem consente no apedrejamento, ou seja, vê o ato e não faz nada, tem igual culpa e se faz participador passivo dos crimes contra os homens de Deus ou que falam por Deus.
O que vemos hoje são “Cains” mantando “Abéis” sob a omissão de "Adão e Eva", “Jezabéis” oprimindo os “Elias” sob o consentimento dos “Acabes”, “Fariseus” matando “Estevãos” sob os olhos cegos dos que estão investidos de poder (Saulo), por causa do mesmo sentimento que levou Jesus à cruz e Estevão à morte: A INVEJA!
“Porque sabia que por inveja o haviam entregado” (Mt 27:18).
O pensamento do coração invejoso é: “se a revelação não vier de mim, não virá de mais ninguém!”. É triste, mas esta é a realidade daqueles que sacrificam os homens de Deus por causa dos caprichos da alma ou dos interesses de uma instituição. Que Deus tenha misericórdia desse povo.
À estes Jesus remete a seguinte mensagem:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens, pois vós não entrais e nem deixais entrar os que estão entrando!” (Mt 23:13).
Paulo clama à estes: "APRESENTEM SEUS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO A FIM DE QUE POSSAM AGRADAR A DEUS E ASSIM OBTER DELE A SUA BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE."
Se você não consegue ouvir a voz de Deus, SEJA HUMILDE, e escute a quem ouve. Se você não tem a revelação do reino, encurve a sua fronte e ouça quem tenha, seja um Moisés e incline seus ouvidos para escutar os “Jetros” deste tempo. Não pare por aí, deixe a preguiça da alma de lado e apresente o seu culto racional a Deus, pois o mesmo sacrificou o seu único filho para uma razão apenas, “Reconciliar consigo mesmo todas as coisas” (Cl 1:20-22), ele também quer falar com você!
Se antes, na era da Lei, Ele falava com Moisés face a face, quanto mais agora por meio de Cristo. O “Caminho” está aberto para “nos achegarmos a Deus” a qualquer tempo, em qualquer lugar, sem algum ritual, de pé ou deitado, correndo ou andando lentamente, pulando e até dormindo (Sl 127:2 parte b), não tente padronizar o Reino e nem colocar Deus numa jaula dentro da casa Dele que é você, liberte Deus na sua vida e então Ele se manifestará em Sua Igreja!
Acorde! Ainda é tempo! Clamem aos "Elias" para que saiam de dentro das cavernas, repreendam aqueles que apedrejam com palavras os “Estevãos”, não permitam que os “Jeremias” permaneçam enclausurados em cisternas, e nem que haja um show de decapitações de profetas como fora com João Batista e muitos dos Apóstolos!
CHEGA DE ASSASSINAR AQUELES QUE NOS TRAZEM VIDA!
Esse é um clamor por aqueles que se encontram sem perspectiva de vida ministerial em suas igrejas, mortos e reprimidos pelos “Cains, Jesabéis” e tantos outros personagens que vivem para esterilizar o ventre da noiva por causa de suas paixões!
Assim como Paulo, direciono esta mensagem aos altivos de coração!
Ao invés de rilhar seu dente por causa deste post, encurve sua cabeça e apresente essa ira que se levantou em libação ao Senhor, oferecendo o seu culto racional e ore comigo!
"Senhor, sopre sobre Brasil, o mesmo vento que permeou o vale de ossos secos e levante o teu exército das tumbas a fim de que marchem contra o pecado, contra a vontade humana, de satanás e seu império, exortando nossas almas a te prestar o verdadeiro culto, o culto racional de Rm 12:1-2!"
Espero que tenham sido mais uma vez ATORDOADOS com essas palavras, assim como minha carne é a todo instante pelas palavras do Espírito, e que seja assim até que eu me livre dela para me encontrar com o Cordeiro, meu amigo, meu noivo, meu Tudo!!!!
Sob a adoção do Pai,
__________
O autor deste artigo, Rafael Mazini, tem 28 anos, é enfermeiro, reside em Cambuci, Rio de Janeiro Brasil. Edita O Blog do Mazzini, faz parte dos membros da comunidade UBE - União de Blogueiros Evangélicos.
O texto acima foi publicado, originalmente, em seu blog, é parte integrante da Blogagem Coletiva Romanos 12.1-2: A Minha Fé é Racional, promovida pela Administração UBE. Ao blogueiroo que desejar participar convém ler as regras de participação - aqui.
Quero apenas acrescentar um versículo que esqueci de colocar:
ResponderExcluirOnde se lê "(Gl 1:15)" se quer dizer "(Gl 1:15-16)"
Forte Abraço a todos
Paz!
ANDAR COM DEUS NÃO TRAZ GLÓRIA HUMANA. ANDAR COM DEUS/DEIXAR ELE HABITAR E COMANDAR O SEU EU IMPLICA EM ABORRECER OS HOMENS. SACRIFICAR A CARNE ABORRECE AOS HOMENS, PQ A VONTADE DE DEUS SEMPRE SERÁ CONTRÁRIA A DOS HOMENS E O PRIMEIRO HOMEM A SER ABORRECIDO SOMOS NÓS MESMOS. ENFIM, CULTO RACIONAL 24H DIANTE DA FACE DE DEUS, TRANSPARENTES, ONDE NÃO HÁ AGRADO E SIM, SACRIFÍCIO... ESSE É O LUGAR QUE VALE A PENA.
ResponderExcluirDEUS ABENCOE A TODOS!
Rafael, a retificação está lá.
ResponderExcluir