
.
Uzá, em hebraico, significa "força". Faz com que lembremos de alguns trechos bíblicos:
.
“O ornato do jovem é a sua força” – Provérbios 20.29.
.
“Não se glorie o forte na sua força” - Jeremias 9.23.
.
Uzá morreu em desobediência, porque só os sacerdotes tinham permissão para tocar na Arca do Senhor. E mesmo assim, antes, os sacerdotes precisavam passar por cerimônias religiosas de purificação. Uzá não era sacerdote. Assim como todos os israelitas, ele conhecia ou deveria conhecer os detalhes da Lei. Não sofreu a pena inocentemente, apesar da narrativa em 1º Crônicas 13.10-12 não ater-se a esse pormenor.
.
As referências quanto às regras de transporte da arca: Êxodo 25.10; Números 4.15; 7.9; 10.21.
.
Por muito tempo eu fiquei intrigado, queria saber porque Uzá morreu. A luz necessária para compreender a razão veio por intermédio de oração aliada com a permissão de nosso Deus depois de não pouco tempo.
.
A lição que tiramos da morte de Uzá é que não nos basta trabalhar para Deus, temos que trabalhar de acordo com a Sua vontade e santidade. A ação impensada de Uzá pode ter revelado sua falta de reverência. "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" - Jeremias 48.10.
.
Temos que zelar pelo corpo em que estamos, porque ele é templo do Espírito. Mas, não podemos servir ao Senhor apenas com o nosso corpo, usando apenas a força humana e a intelectualidade. Temos que fazer a obra do Senhor com inteireza de propósitos e devoção completa: corpo, alma e espírito (João 4.24; 2ª Corintios 6.16).
.
A obediência às ordens do Senhor são mais importantes que boas intenções e quaisquer ritos religiosos. Nossos corações precisam ser reverentes para que nossos serviços sejam aceitáveis.
.
“Nem por força e nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor" – Zacarias 4.6.
.
E.A.G.
Olá Eliseu! Em pesquisa na net acabei conhecendo o seu blog e a priori estou gostando. Mas, o que me fez comentar nele foi o post sobre o falecimento de Uzá, pois tinha o mesmo pensamento da maioria: porque Deus foi tão "rude" com Uzá? Ele só quiz ajudar. Maaaasss, como diz o velho ditado: "De boas intenções o inferno tá cheio." É verdade mesmo, as vezes querendo ajudar acabamos que fazemos a obra de qualquer jeito, e não é isso que Deus quer, ele nos quer por inteiro: "corpo, alma e espírito (João 4.24; 2ª Corintios 6.16)".
ResponderExcluirAbraços, fica na Paz!
Leli França, Recife-Pe
Emanuele
ResponderExcluirUzá tocou na Arca quando ninguém poderia tocá-la, a não ser os levitas.
Em 1º Crônicas 15.11-16, Davi explica a razão dessa morte . Diz que o Senhor estava descontente com eles porque fizeram o transporte em contrário da prescrição da Lei. Em seguida passa ordens corretas de como havia de continuar a procissão da Arca.
Em Números 4.14-15 e Êxodo 37.5, trecho mais antigo ao episódio trágico, e que era acessível aos contemporâneos de Davi e Uzá, existem especificações, dizendo que só os levitas deviam carregar a Arca por meio de varas e não deveriam tocá-las jamais, sob pena de serem mortos. Fazer isso era sinal de prestação de honra a Deus, pois a Arca era símbolo da presença divina.
A narrativa da morte de Uzá tem paralelo com 2º Samuel 6.6-7, lá existem algumas informações sobre o rapaz falecido. Uzá era filho de Abinadabe e irmão de Aiô, que o acompanhava quando morreu.
Uzá e seus irmãos, que não eram levitas, levaram a Arca carregada por bois na carroça dos incircuncisos filisteus, imitando seu desprezo às orientações do Senhor (1º Samuel 6.7). O descuido revelou a falta de interesse pela honra a Deus.
Embora chocante, a morte ocorreu após uma sequência de rebeldia, não foi instantânea.
Neste blog, sou apenas colaborador do irmão Valmir Nascimento Milomen, Colaboro ao lado do Pr. Altair Germano, Sammis Reachers, Gutierres Siqueira, João Cruzue, e outros.
Abraço.
Muito bom o texto irmão.
ResponderExcluirQuando eu fui chamada para fazer parte de um ministério, um temor muito grande se apossou de mim, cheguei até a pensar se não devia aceitar, mas alguém me disse que isso fazia parte, sinal de respeito e responsabilidade.
Glória a Deus.
Somos chamados para servi-Lo e honrá-Lo.
Paz irmão.
Débora
ResponderExcluirA conscientização que você demonstra ter é importantíssima. Que Deus conserve você assim.
Sou nascido no meio evangélico. E nesta condição sou testemunha ocular de muitos fatos ocorrido nos "bastidores" da história. E tristemente, posso afirmar que muitos perderam o temor, o respeito. Ao longo do tempo, a rotina os fez confundir o significado das coisas que estavam fazendo. Assim como Uzá confundiu-se.
Abraço.
Querido irmão Eliseu,
ResponderExcluirexcelente reflexão sobre Uzá. Obrigado por nos abençoar com esta palavra. Que Deus o abençoe!
MARAVILHOSO ESSE BLOG DEUS ABENÇOE....INDICO ESSE VIDEO PARA VC....ASSISTA VAI ABENÇOAR SUA VIDA E A VIDA DA SUA FAMILIA FICA NA PAZ....http://www.youtube.com/watch?v=YGOag-ifKy8...ESPERO QUE DIVULGUE.
ResponderExcluir