A definição bíblica do dinheiro: A Bíblia diz “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Só liberamos nosso dinheiro onde reconhecemos que há valor. Ao investir na Obra de Deus damos provas efetivas sobre qual espécie e dimensão é o reconhecimento que dispensamos à Igreja do Senhor. Quanto custa para você o ministério onde serve a Deus? (Mateus 6.21).
A administração de ofertas: Jesus tinha seu tesoureiro no ministério, Judas administrou o dinheiro arrecadado (João 12.4-6).
As ofertas recebidas: Jesus e seus discípulos foram sustentados financeiramente durante o ministério itinerante de três anos e meio. Mulheres seguidoras de Jesus o serviam com seus bens, inclusive a esposa do procurador de Herodes, que pertencia à classe sócio-econômica alta daquela época (Lucas 8.1-3).
As ofertas usadas: Jesus usava o dinheiro para pernoitar em pousadas (Lucas 9.52).
A administração de ofertas na Igreja Primitiva: Os apóstolos escolheram Matias para substituir a Judas no ofício de tesoureiro da Igreja recém estabelecida (Atos 1.21-26).
A obra missionária: Paulo recebeu salário de uma igreja abastada para pastorear outra mais pobre (2 Coríntios 11.8).
O sustento de obreiros: Paulo afirmou que o obreiro é digno de seu salário, e que quem ensina merece honorários em dobro (1ª Timóteo 5.17-18).
O auxílio aos cristãos necessitados: O dinheiro era usado para obras sociais entre os membros da Igreja (Atos 6.1-6; 1 Timóteo 5.16).
E.A.G.
Excelente postagem e excelente referências bíblicas.
ResponderExcluirIsso sim mostra claramente como Jesus e seus discípulos agiam com o dinheiro.
Abração e Paz.
Otima postagem.
ResponderExcluirEu só acho equivocada esta idéia de que contribuir para a obra seja dar dinheiro a ela.
ResponderExcluirA obra não precisa de dinheiro. Você pode contribuir pro sustento dos santos para fazê-los participantes da gratidão que você tem a Deus pela graça que te alcançou.
Você também pode contribuir para manutenção da divulgação do evangelho, como, por exemplo, na infraestrutura do templo. Mas isto não significa que você está fazendo a obra.
Mas, principalmente, você deve guardar algo contigo para ficar atento ao próximo e exercer a misericórdia com teu recurso em favor dos necessitados e isto é muito mais fiel à prática do evangelho do que os anteriores.
Então, do que você separa:
* Guarde algo para exercer o evangelho pessoalmente, não use a igreja achando que ela já exerce ele por você. Dê um tapa na ganância, como diz Caio Fábio, e ajude o necessitado.
* Faça participante os irmãos que se dedicam no ministério, ajudando-os a manter seu sustento.
* Sinta-se na liberdade de contribuir para a manutenção e divulgação do evangelho.
* Acima de tudo, não deixe de pensar na sua família. Usar o dinheiro para todas estas coisas é louvável, mas se tua família precisa do recurso, ninguém na igreja vai sentir falta dele. Assim, se teu irmão tá desempregado, não aja com hipocrisia, antes, dê a ele o suporte que necessita.
Ai sim paz de Deus
ExcluirObgd a paz de Deus
ExcluirNão achei na biblia dicipulos ou apóstolos ricos e milhonários com arrecadações que faziam, antes tudo eram em comum , no partir dos pães, nas orações, socorrendo os necessitados.
ResponderExcluirVdd a paz de Deus
ExcluirBem, sobre dinheiro eu vou ser bem claro e colocar desde já, um comentário que meu pai me fez há mais de 30 anos. " Queres conhecer um verdadeiro cristão ? Então mexe na carteira dele. " Pois bem, por razões que não vale apena aqui mencionar, necessitei como ainda necessito de R$ 25.000,00 que não consigo obter em instituições bancárias, por causa de restrições creditícias, muito embora tenha condições de pagar. Procurei pelo meu primeiro pastor, que tenho certeza tem mais de R$ 1.000.000,00 em poupança e lhe pedi essa ajuda. Advinha se ele me atendeu. Assim, se houver um cristão que consiga me desmentir, abrindo sua carteira, eu vou continuar acreditando nesse tal amor cristão. E sou evangélico desde pequeno, porque meu avô era pastor presbiteriano. Cito minhas iniciais apenas, e meu email, caso alguém queira fazer contato: anatóliopg@bol.com.br
ResponderExcluirrsrs que tal orar e pedir pra DEUS colocar em sua conta ? porque QUEM é que te conhece de verdade ? só DEUS.
ExcluirTer pais cristãos nõa levará os filhos aos céus.
Ter um pai pastor que vive a custas de dizimos de gente ais pobre nõa é um bom começo.
Quer conhecer um cristão, veja o que ele faz de GRAÇA.
Se esse pastor tem bastante dinheiro como ele conseguiu se foi trabalhando ou da igreja não sei. Mas acho q vc esta equivocado achando q ele é obrigado a dar dinheiro pra vc, imagina se ele fosse dar pra todos q nessecitam na igreja....
ExcluirGente vamos viver os dois mandamentos do senhor se vc vai até seu pastor já está errado vai correndo atraz do homem ainda diz que e cristã
ExcluirO interessante é que Paulo trabalha e não vivia as custas da igreja (Atos 18:1-4), se olharmos com atenção essa passagem em 2º Corintios 11:8, ele apenas recebia o salário quando estava necessitado ou seja, quando seu trabalho não dava para suprir suas necessidades básicas.
ResponderExcluirSerá que é assim que está acontecendo? Mesmo os Levitas que viviam dos Dízimos da Lei, trabalhavam duro, limpando e alimentado os amimais das ofertas.
Vamos abri o olho e deixar de sustentar um monte de sanguessuga do evangelho.
Um abraço a todos e paz de Cristo!!
Excelente postagem; Infelizmente existem pessoas que são verdadeiros mão-de-vaca, que não querem contribuir com nada; vão a igreja e tem um lugar para sentar que ele não ajudou a comprar, usufrui dos ar-condicionados ou ventiladores, que ele não ajudou a comprar. Usufrui da água geladinha que sai do bebedouro que ele não ajudou a comprar.Contas de luz, e água que ele não ajuda a pagar e se depender dele, vão ser cortados.
ResponderExcluirEssa questão de dizer que: "não dou o dízimo porque vou ajudar o irmão necessitado" , pra mim é balela, conheço pessoas que tinham esse pensamento e nunca ajudava ninguém, isso pra mim é o amor ao dinheiro. DÍZIMO É BÍBLICO, e quando fazemos a nossa parte que pastor A ou B se apodera de dinheiro ele irá prestar contas a Deus, porque a palavra de Deus diz que tudo que o homem semear ele vai colher. Se dinheiro não fosse importante no ministério, Jesus não tinha tesoureiro e pessoas que o mantinham no seu ministério. Só é procurar um ministério sério que existem homens segundo coração de Deus nessa área de finanças. Um abraço a todos.
ResponderExcluirDEUSIMAR,A salvação é voluntária, imagino que nada possa ser e ter mais valor que a salvaçõa, custou o SANGUE DE CRISTO. Engraçado que TODOS ACREDITAM no que seja INVISIVEL e pela fé, todavia NÃO SE ACREDITA que DEUS possa através do ESPIRITO SANTO também movimentar VOLUNTARIAMENTE OS FIEIS na contribuição de ofertas. Eu seria a favor do dizimo se ele fosse voluntário. MUITO mias do que 10% DEUS pode requerer de nós, contribuiçãoes FORÇADAS não JUSTIFICARÁ ABSOLUTAMENTE NINGUÉM. Sei de igrejas que não há dizimos, os ministros NÕA GANHAM NADA,e a obra su auto-sustenta sem ABSOLUTAMNETE NINGUEM TER NOME ANOTADO de quanto deu ou mesmo SE DEU!! CADA UM contribua de acordo CRER e o sentimento, imagine admnistrar algo crendo totalmente que O ESPIRITO SANTO é que moverá cada um e crer que CADA UM FARÁ SUA PARTE NO QUE DEUS TOCAR???? Fé extrema...mas há. INFELIZMENTE p que temos visto aqui no BRASIL é a ganancia e escandalos sem fim dos pastores frauduLentos, NÃO TODOS, diferente de lá nos EUA, onde tambem exista dizimo porem a aplicação é bem abrangente pelo social. MAS uma coisa é certa, DEUS conhece cada um,mas nõa perca sua fé aquele que não puder contribuir com dizimo.SE tua igreja te menosprezar, SAIA, CRISTO noa quer seu dinheiro, por dinheiro está se comprando cura. Em breves tempos o ANTICRISTO VIRÉ e para que tanto dinheiro ? pastores e ministros falsos se venderão. MAS A SALVAÇÃO ETERNA DINHEIRO NENHUM COMPRERÁ. O crer e obedecer nos salvará. CRER não basta. AMOR com sentido de DESEJO nõa é o amor AGAPE DE CRISTO. Confusoes e confusões, vigiem, leiam a Biblia, nao neguem a JESUS CRISTO. DEUS ABNEÇOE ATODOS.
ExcluirConcordo com vc!
ResponderExcluirInfelizmente nesse grupo há muitos que estão mais interessados em expressar suas opiniões (sem base biblica) do que em realmente embasar dentro da bíblia as verdades da palavra... Outros interpretam a bíblia de forma distorcidas colocando versículos sem contexto... sem ter nada a ver com o assunto (O pastor tem direito a ter seu sustento da obra)... mas vamos ver o que a bíblia diz:
ResponderExcluirO que a Bíblia diz?
A Bíblia diz “aqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:14). Quem trabalha para a igreja merece ser sustentado pela igreja.Isso significa ter o suficiente para comer, beber, se vestir, pagar as despesas da casa e sustentar sua família (1 Coríntios 9:3-5).
O que Jesus disse sobre o direito dos pregadores serem sustentados pela obra ?
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
1 Coríntios 9:13,14
O ministério de Jesus era sustentado como?
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.Lucas 8:3
As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém. Marcos 15:41
Judas tinha a bolsa onde recebia as ofertas e assim sustentava o ministério e as necessidades de Cristo!
Joao 13:29 Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
A administração de ofertas: Jesus tinha seu tesoureiro no ministério, Judas administrou o dinheiro arrecadado (João 12.4-6).
A administração de ofertas na Igreja Primitiva:
Os apóstolos escolheram Matias para substituir a Judas no ofício de tesoureiro da Igreja recém estabelecida (Atos 1.21-26).
A obra missionária: Paulo recebeu salário de uma igreja abastada para pastorear outra mais pobre (2 Coríntios 11.8).
O sustento de obreiros: Paulo afirmou que o obreiro é digno de seu salário, e que quem ensina merece honorários em dobro (1ª Timóteo 5.17-18).
Tanto no Velho como no Novo Testamento, desde os sacerdotes e levitas até o próprio Jesus, os líderes espirituais eram sustentados pelos crentes. Mesmo Paulo, que se orgulhava de não usar esse direito, foi sustentado pela igreja de Filipos durante algum tempo (Filipenses 4:18). Porquê?
Porque as pessoas reconheciam que seu trabalho era muito importante. Ser pastor é um trabalho sério, que tem impacto sobre muitas vidas. Nos tempos da Bíblia, as pessoas abriam suas casas e partilhavam tudo que tinham com seus líderes (Lucas 10:5-7; Gálatas 6:6). Como hoje ninguém faz isso, o pastor recebe um salário para viver.