Vez por outra sou surpreendida com artigo de minha autoria republicado por terceiros sem os devidos créditos. A primeira providência é entrar em contato com o editor do blog e tentar resolver da melhor maneira possível, mantendo a paz e quem sabe, ganhando um amigo. Também já tive o desprazer de ver meus artigos plagiados sem o minímo de discrição. Este assunto é sério porque revela a personalidade, a ética e a moral no blogar. Se alguém é capaz de cometer tais atos no mundo virtual (que não deixa de ser real), que dirá no dia a dia, no convívio social ?
Pensando nisto, selecionei algumas dicas para munir os injustiçados de defesa. Sim, elas funcionam e se quisermos punir os maus, façamos uso dos nossos direitos, caso contrário, continuaremos sendo vitímas.
Como Saber Quem Copiou Meu Blog:
Você pode pesquisar a republicação de seus artigos digitando o título na página do google, esse método é bem simples, porém trabalhoso se seu artigo não ocupar as primeiras páginas do resultado da busca. Uma outra dica é fazer uso do site Copyscape, você só precisa digitar o endereço do seu blog e ele te mostrará uma lista de sites ou blogs que republicaram seus artigos.
Como Denunciar Plágio ou Cópia de Seus Artigos:
Acesse esta página de serviço do Blogger Lei de Direitos Autorais leia o texto atentamente e preencha os campos solicitados.
Por enquanto é só. Espero que tenham gostado das dicas. Deus os abençoe e vamos em frente, blogando honestamente.
Wilma Rejane.
Fonte: Dicas Para Blogs
.
ResponderExcluirGraça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
Wilma Rejane,
Parece-me que precisamos (os que crêem e escrevem em Deus) diferenciar nossos textos pessoais aos textos aos quais divulgamos a Palavra de Deus, anunciando a salvação na pessoa de Jesus Cristo;
Então, poderemos falar sobre ter ou não direitos autorais, porque, se escrevo um texto me baseando na Palavra de Deus como forma de divulgação do evangelho de salvação e este é copiado, jamais poderei requerer direitos autorais, pois que, o direito autoral é de Deus, assim, sou, se humilde, agraciado por ter meu texto publicado em outro meio de comunicação... tão somente, a Palavra de Deus está sendo divulgada... portanto, daremos glória a Deus e buscando acrescentar comentários no “suposto plagiador”, uma vez que, está tendo o mesmo entendimento pela unção do Espírito Santo.
Ou seja, se requeremos direitos autorais de outrem quando falamos da Palavra de Deus, precisamos em primeiro, remunerar, então, a Deus!!!!
Deus a abençoe e aos seus ricamente.
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
Fraternalmente,
James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Orkut "Adoradores em Casas"
Facebook "Adoradores em Casas"
Twitter “Adoradores em Casas”
...
..
.
Graça e paz irmão James,
ResponderExcluirRepublicar a Palavra de Deus é uma coisa, agora, republicar a obra de determinado autor, fruto de interpretação e ou revelação é outra.
Jamais posso usar o texto de autor evangélico sem lhe conceder o mérito, irmão. Ex: Max Lucado, escreve sobre a Bíblia, mas possui todos os direitos sobre sua obra, posso eu republicar um texto do Lucado e não lhe conferir autoria? Estaria cometendo um crime se o fizesse.
Apenas pelo fato de não ser autor(a) famoso(a) é justo ver seu trabalho republicado sem citação de autoria? Não é justo, irmão James, é totalmente incoerente.
Irmão, Deus é O autor da Bíblia, esta Ele deu de graça, e nada requer dos que a utilizam na evangelização, pelo contrário, até concede galardão.Porém, escrever textos baseados na Bíblia é diferente de reproduzir trechos, textos da Bíblia, são duas coisas distintas.
Deus o abençoe.
A UBE agradece sua participação.
.
ResponderExcluirGraça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
Irmã Wilma Rejane,
É lastimável que não tenhas o entendimento de que tudo o que fazemos deve e tem de ser para honra e glória e poder de Deus...
... e é neste sentido que, por exemplo, o tal de Max Lucado e tantos outros, recebem royaltys por aquilo que escrevem acerca de Deus (o comércio evangélico não é segredo para ninguém)...
... mas parece que não estão tendo entendimento quando ao que a Bíblia diz: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”...
... por isso que não leio nada do tal Max Lucado, por que é ele que se inspira e requerem direitos autorais do que escreve!!!
Deus a abençoe e aos seus ricamente.
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
Fraternalmente,
James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Orkut "Adoradores em Casas"
Facebook "Adoradores em Casas"
Twitter “Adoradores em Casas”
...
..
.
Irmão James,
ResponderExcluirVocê não lê nenhum outro livro que não seja a Bíblia? Se não, compreendo seu posicionamento.
Tenho plena convicção de que tudo que temos e somos vem do Senhor, Ele é o autor da vida. Contudo, Deus não ignora o trabalho humano, porque não usa o homem como objeto, mas como instrumento de Sua vontade.
Deus não apenas se expressa através de seus filhos, como tem anseio por recompensá-los. Na Bíblia, encontramos os livros: Isaías, Jeremias, Daniel, Malaquias, Oséias , Marcos, João e eoutros... Sabe por que Deus não omitiu o nome deles? Porque quis que entrassem para história como servos dispostos à Sua vontade, prontos para comunicarem o Evangelho. Deus não os descartou como fazemos com alguns objetos depois de usarmos.
A Bíblia, A Palavra de Deus que é a Vida, também não deveria ser vendida, mas é, sabe por que? Porque pessoas se dispuseram a reproduzi-las para o mundo. Veja, hoje sabemos que Deus moveu grandemente um homem chamado João Ferreira de Almeida para traduzir os textos sagrados. Eu o conheço, porque as publicações trazem seu nome, Deus assim quis. Deus o recompensou, e é justo que o citemos: "Tradução, João Ferreira de Almeida".
Se empreendo tempo produzindo textos baseados na Bíblia úteis para salvação e edificação de vidas, o mérito não é meu, é claro. Sempre digo: Sem Deus nada posso. Mas se Deus nos concede a graça de sermos conhecidos por isso, é porque a Ele aprouve recompensar-nos, e a qualquer que se disponha a servi-Lo: "Digno é o obreiro do seu salário" Lc 10:7, este salário não é só dinheiro ou bens, é direitos autorais também.
Digno de louvor é o Senhor.
Foi de muita valia está informação.
ResponderExcluirPaz de Cristo
Wilma
ResponderExcluirEu endosso suas palavras.
Para quem tem o hábito da leitura, é perceptível a diferença de estilos de composição. A Construção Sintática é o DNA do escritor, algo intransferível!
Os vocábulos, as pontuações, os paragráfos... Existem regras da escrita para usá-los. E, o talento constrói estilos dentro da rigidez gramatical. O escritor talentoso, ao longo do tempo que escreve, desenvolve sua maneira pessoal de usar a Síntese, sem ferir a Gramática.
Imitar o estilo não é um erro, é natural. O poeta Vinícios de Moraes, certa feita, disse ter começado sua carreira assim.
É lógico que quando alguém copia o texto de outro alguém, está fazendo muito mais que imitar o estilo. Está se apropriando do jeito de ser e escrever de outrem e não apenas do conteúdo da mensagem, que poderá ser ou não a Palavra de Deus.
Quando uma pessoa copia o texto de terceiro, e subtrai a referência autoral, demonstra (mesmo não sendo a intenção) se passar como detentor (a) de um talento alheio. E também de ideias. E essa situação é extremamente negativa para si!
Portanto, acho que, no mínimo, ao publicar um artigo que não pertence ao nosso intelecto, precisamos apontar o nome de quem o produziu, é preciso dizer aos nossos leitores a quem pertence o crédito intelectual. Fazer isso nos livra de passar vergonha!
É um erro pensar que ao informar que outra pessoa criou o texto que publicamos nos diminui como blogueiro (a). É exatamente o extremo oposto disso.
Fazer menção da verdade demonstra qual é o nível da nossa ética, e constrói nossa credibilidade perante os internautas que nos lê. Não tira o nosso valor.
Abraço.
E.A.G.
Não quero fazer parte deste diálogo, mas fico pensando se nós estivessemos vivendo num País onde há a proibição e perceguição à palavra de Deus! Dariamos a vida por ter a oportunidade de poder ler uma página que fosse, falando sobre o evangelho e seu porder. Vamos abençoar vidas, e quem julgará os atos será o Senhor Jesus. A conciência é de cada um, por isto a Wilma fez questão de esclarecer, quem quiser que faça o certo.
ResponderExcluirQue a Paz do Senhor Jesus Cristo reine entre nós.
Salmos 121:1-2
ResponderExcluir"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. "
oieee...que o socorro do Senhor possa chegar em tua vida sempre...bjinhos e se cuida obrigdao pelo teu carinho de sempre
Excelente seu Post Amigo, recentemente passamos por isto mais Graças a Deus entramos em contato e resolvemos com a Política da boa vizinhança e ainda ganhamos um amigo.
ResponderExcluirMeu Nobre estamos seguindo seu blog que é maravilhoso.
a paz do Senhor, que bom este artigo, só quero mensionar que ainda não li um artigo sobre a biblia ou ouvi um mensagem sem que o autor não desse todos os direitos autorais a quem escreveu, sempre citam livro, cap. e vers. da biblia. assim tambem o faço.
ResponderExcluirentão temos sim que citar os créditos de onde foi extraido o texto.
ah! tive um problema sério com uma postagem em meu blog www.pbvaldineifernandes.blogspot.com, com a postagem "menina missionária",pois visitei um blog de um irmão que tinha uma postagem sobre o assunto, fiz um comentário, na mesma semana publiquei a minha postagem e dise que ja tinha visto algem pregar sobre o assunto, e estava dando a muinha interpretação sobre o assunto. recebi um comntário desse irmão cobrando créditos da idéia original da mensagem, só por que não citei onde tinha lido sobre o assunto.
concluo que temos que ter muito cuidado e responsabilidade com o que postamos.
abçs.
Valdinei