Sammis Reachers
Desde o início da Cristandade que existe a prática de peregrinar à Terra Santa, assim como a outros ‘santuários’ cristãos. Prática esta levada a cabo notadamente por católicos romanos ao longo de séculos e séculos (uma a mais de suas centenas de práticas vazias, cal com que caiam sepulcros). Uma mistura cruel de IDOLATRIA e MERCANTILISMO. No entanto, é com tristeza e espanto que tenho visto multiplicar-se ultimamente este tipo de ‘turismo’ entre os cristãos evangélicos/protestantes brasileiros, das mais variadas vertentes: São caravanas e mais caravanas indo todos os anos para conhecer Israel.
Desde o início da Cristandade que existe a prática de peregrinar à Terra Santa, assim como a outros ‘santuários’ cristãos. Prática esta levada a cabo notadamente por católicos romanos ao longo de séculos e séculos (uma a mais de suas centenas de práticas vazias, cal com que caiam sepulcros). Uma mistura cruel de IDOLATRIA e MERCANTILISMO. No entanto, é com tristeza e espanto que tenho visto multiplicar-se ultimamente este tipo de ‘turismo’ entre os cristãos evangélicos/protestantes brasileiros, das mais variadas vertentes: São caravanas e mais caravanas indo todos os anos para conhecer Israel.
Primeiramente, reproduzo abaixo um post que publiquei no Twitter, e que foi bastante retuitado, me incentivando a escrever este texto:
Não, não, não viaje para a Terra Santa. DEUS prefere que você invista este dinheiro em #Missões . Deixe seu sonho, viva o sonho de seu DEUS!
Irmãos, será preciso algum laivo, necessárias algumas gotas de MATURIDADE, ou qualquer criança das EBI’s de nossas igrejas sabe que isso é uma inútil vaidade, e mais, quase um ultraje ao Deus que alegamos servir, e à memória de milhares e milhares de cristãos missionários que deram tudo de si e dos seus para fazer o Evangelho avançar um centímetro, milímetro que fosse, e chegar à minha e à tua porta?
E então meu irmão? Preciso me prolongar em argumentos, destrinchar motivos e razões? Há algo a acrescentar, da parte de quem quer que seja? Há o que argumentar? Ou é tudo muito claro, muito simples, não o sendo somente para aqueles que obstinadamente não querem ver?
A obra missionária avança, mas avança a passos muito, mas muito mais curtos do que poderia, deveria! Temos material humano e dinheiro, MUITO MATERIAL HUMANO E MUITO DINHEIRO, mas não os empenhamos! Misericórdia, sobre todos nós misericórdia! Até quando dormiremos? Misericórdia! Até quando meu sonho, teu sonho reinará? Até quando o que é só meu, só teu persistirá? Quando será a vez do Outro, do Único? E aí vêm pastores e mais pastores (a cada semana um novo pastor envereda nesta empresa) promovendo caravanas para Israel? O que o Reino de Deus ganha com isso? E por que não descer até o inferno? Mais emoção e aventura, a possibilidade de encontrar pessoas queridas, e muito mais calor do que o deserto do Negueb pode ofertar!
Está então lançada a 'Campanha': troque sua viagem para Israel (ou para Ilhabela, ou para Miami) por três meses de sustento para um casal missionário transcultural em Rondônia ou Burkina Faso! Troque suas passagens aéreas por uma moto para os missionários do sertão nordestino! Troque suas estadias em hotéis 4 e 5 estrelas por apoio financeiro a escolas de formação de missionários transculturais aqui mesmo no Brasil, por sustento para vocacionados que querem estudar nestas instituições – mas não podem! Troque sua viagem de cruzeiro por meia tonelada de Bíblias – na língua que você escolher! Troque a bolsa Gucci que é o sonho de sua esposa, sua filha – por uma, duas, ou melhor, mensais ofertas para missionários brasileiros que livram a abrigam meninas vendidas pelas próprias famílias para a prostituição na Índia, Tailândia e Nepal!
Viva os sonhos de Deus! Viva os sonhos de Deus! Enxergue finalmente que esta é a única vida verdadeira! Aceite e exulte por ter sido chamado para não ser, para esvaziar-se – para que Ele seja através de você! Perceba a gritante diferença entre os sonhos dEle e os seus, dê-se conta das vaidades e do vazio delas, do vazio delas – e de seus promotores e incentivadores! Faça a diferença e tenha certo seu Galardão Incomensurável, que lhe será entregue com honras ao mérito ao fim da única viagem verdadeira, a única que importa! Acumule tesouros que os lobos não podem rapinar – acumule no refúgio secreto o quanto puder e não puder, toneladas do único ouro que existe: ALMAS de homens salvos!
Não me agrada apontar ninguém, não sou pregador para bradar por santidade do alto de qualquer tribuna – sou só um cristão vendo que caminhamos para o nada e para sepulcros caiados, sou só um desesperado por misericórdia e por MUDANÇA!
Participe desta campanha, divulgue o texto e as imagens, republique em seu blog, site e em qualquer mídia ao seu alcance.
O $HOW TEM QUE PARAR. Uma campanha dura de roer, contra uma prática dura de engolir, por uma Missão que NÃO pode parar!
O $HOW TEM QUE PARAR. Uma campanha dura de roer, contra uma prática dura de engolir, por uma Missão que NÃO pode parar!
:::: ALGUMAS FRASES PARA REFLEXÃO ::::
“Doe sua vida. Doe todo o dinheiro que puder doar, faça todo o trabalho que puder fazer, faça todas as orações que puder fazer. Doe tudo o que puder, porque por toda a eternidade, você olhará para trás e sentirá alegria por tê-lo feito.” - Bill Hybels
"A Igreja não existe para satisfazer as nossas necessidades… Nós existimos como igreja para satisfazer as necessidades dos outros." - Joel Houston
"Ah, se pudéssemos sentir-nos mais preocupados com o estado de inanição em que se encontra hoje a causa de Cristo na terra, com os avanços do inimigo em Sião (a Igreja) e com a devastação que o diabo tem efetuado nele. Mas infelizmente um espírito de indiferença vem imobilizando muitos de nós." - A.W. Pink
"Suponhamos que alguém me oferecesse mil dólares por cada pessoa que eu levasse a Cristo. Será que com isso a minha vontade de ganhar almas para Jesus seria maior do que a que tenho no momento? Se assim o for, quão mesquinha e medíocre tem sido a minha fé em Deus." - D. L. Moody
"A Igreja costumava ser um barco resgatando os que perecem. Agora, ela é um cruzeiro recrutando pessoas promissoras." - Leonard Ravenhil
"O homem verdadeiramente sábio é aquele que sempre crê na Bíblia contra a opinião de qualquer outro homem." - R. A. Torrey
Que alívio!
ResponderExcluirSempre ouvi pessoas dizendo: "Todo Cristão deve ter desejo de visitar Israel" e eu me sentia em pecado, pois nunca tive desejo de ir a Israel, o meu desejo é ir p/ o céu!
Pensava q estava errada por não ter esse desejo de visitar a “Terra Santa”...
A Paz queridos!
ResponderExcluirCom todo respeito, não vejo o trabalho missionário como sendo superior ao pastoral. Pelo contrário, acho que um edifica o outro. Sou pastora há dez anos ao lado do meu esposo, também pastor e sinceramente não nos encaixamos no perfil pastoral descrito no texto.
Acredito que visitar a Terra Santa não é desperdício de dinheiro que poderiam ser investido em missões, mas investimento no ministério pastoral ,como mais um recurso de aprofundamento e conhecimento da Palavra, assim como cursos teológicos, bíblias de estudo, livros teológicos são necessários.
Hoje vemos muitos "pastores" que usam o púlpito e não tem o menor comprometimento com a Palavra, gerando cristãos dependentes, feridos, imaturos e que se deixam levar por qualquer vento de doutrina... então o preparo pastoral é muito importante.
É Bem verdade que o conhecimento é comparado ao esterco, segundo as palavras do apóstolo Paulo. Mas esterco é adubo. E dá força ao crescimento da planta.
Gostaria de lembrar, que são os pastores que incutem no coração da igreja a necessidade de contribuirmos com missões, e não acho saudável trazer uma crítica como essa justamente sobre aqueles
que movem a igreja para contribuir.
Se a igreja aprende a honrar o ministerio pastoral, certamente aprenderá a contribuir com missões, todas as vezes que receberem a orientação de seus líderes.
Que Deus os abençoe ricamente e que tudo seja feito para a edificação do Reino.
Paz
ResponderExcluiré um absurdo tudo que estou vendo.!!! Como posso influenciar as pessoas a irem ou não irem a um determinado lugar? através do amor ou de um apelo que deve vir do coração do Senhor?
Este apelo é tão humano, que mais me parece uma luta desesperada por dinheiro. Deus sabe como agir, como influenciar pessoas, como operar o querer e o efetuar.
quem convence o homem é o Espírito Santo (do pecado da justiça e do juízo). Por mais bem intencionaos pecamos por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.
nossas intenções humanas só nos levam a perigos, e seguir a direção de Deus é muito mais eficiente e eficaz que qualquer outra alternativa. (de boas intenções...)
parece que esquecemos do verdadeiro motivo de missões. É muito ridículo este apelo ou esta aparente ''estratégia'' e sem nenhuma sabedoria. que direito tenho eu de fazê-lo? isto me parece muito mais um apelo senssacionalista do que um arrgumento cristão. Quando foi que vimos o Senhor Jesus fezando algo parecido? Ele mesmo falou que seríamos conhecidos pelos amor e não pela coerção. pela força de argumentos aparentemente bem intencionado. como diz a Palavra de Deus '' fomo chamados para a liberdade''
nunca incitei ou chamei qualquer pessoa para ir a terra santa. nunca fiz apologia. apenas penso que todos devem ter o direito de escolher ir ou não ir, pelo próprio trabalhar de Deus em seus corções. Deus inclina os nossos coraçãoes para onde Ele quer. Ele pode endurecer ou amolecer um coração.
Sejamos mais crentes e deixemos as meninices. busquemos argumentos espirituais, de amor e incontestáveis.
busquem a sabedoria do Senhor e estratégias que seja firmes, bem embasadas e sem nenhuma sombra de variação.
nunca fui a israel e se desejei ir nem me lembro. mas sou livre para deixar Deus agir em minha vida, ao invés de deixar que palkavras, meras palavras entrem em meu coração.
Que pena, eu esperava mais do povo que se chama ''Povo de Deus''.
Deus vos bendiga sempre!!!
O grande problema da igreja sobre o sentido dela mesma existir, o sentido dela estar e permanecer neste mundo se desnuda aqui, problema perfeitamente explorado e estudado pelo grande pastor e talvez o maior incentivador da obra missionária do século XX, Oswald Smith. Sem querer jogar lenha na fogueira, foi Smith quem disse que 'o maior empecilho para a obra missionária são os pastores'.
ResponderExcluirMas voltando ao problema: O grande e muitas vezes invisível dilema da igreja é a divisão entre aqueles que acham que Missões é uma das tarefas da igreja, um de seus departamentos, E AQUELES QUE ACHAM QUE A MISSÃO A CUMPRIR É TUDO, TUDO, TUDO. Com prevalência e prioridade sobre tudo e todos. A diferença está entre os envolvidos com Missões e os COMPROMETIDOS. Se vocês, leitores, tem já alguma experiência no Evangelho, já encontraram diversas vezes os dois tipos de pessoas.Isso infelizmente fica claro nos comentários.
Há duas visões em jogo, euma delas está fatalmente errada. E essas duas visões se degladiam (no bom sentido) em cada igreja por este país, este mundo afora. Qual o valor a se dar à obra missionária? Só mais um departamento? Ou a Prioridade? Veja, ninguém é dono da verdade, mas percebam aqui esta questão das duas visões em jogo.
A única forma de Jesus Cristo voltar é se nós concluirmos a obra de levar o Evangelho a cada povo, língua e nação. Devemos entender e guardar firme em nossos corações: ESTA É UMA VOLTA CONDICIONAL. DEPENDE DO CUMPRIMENTO DE UMA CONDIÇÃO. Depende de um conjunto de ações a serem realizadas por homens, por você e eu. Está em nossas mãos. Anjos desejaram realizá-la, mas não lhes foi permitido.
As duas visões que habitam na igreja em relação a Missões são simplesmente a visão de quem entende isto, e de quem não entende (ou não deseja entender, não deseja aceitar) isto. pois aceitar isto é aceitar o sacrifício de tudo o mais em relação a isto.
É normal de cada um defenda seu ponto de vista, isto é oportuno e o debate em si é sadio. Mas como disse, um dos dois lados está errado, e dará conta do erro. Cabe a cada cristão tomar seu partido.
Quanto a mim, meu mais profundo desejo é ver a volta de Cristo, meu mais profundo desejo é ver o fim deste mundo iníquo.
A obra de alcançar o mundo inteiro já poderia estar concluída. Mas os de visão total são minoria. No entanto, certos e errados, todos daremos conta. De cada alma, cada segundo, cada centavo perdido. Sim, eu sei: é duro demais suportar isto, acordar com este peso nas mãos, nas costas.
Mas , não importa o tempo, Ele chama: "Negue-se a si mesmo e siga-me".
Há uma guerra total em andamento, e lutamos pela volta de nosso Rei. Ele conta conosco.
"As opiniões nos custam apenas um fôlego, mas as convicções muitas vezes custam a própria vida." ~ J. Oswald Sanders
Posso usar esse post no meu blog ,pra promover essa campanha?
ResponderExcluirfica com Deus
http://guiadospelocristo.blogspot.com
Olá Ana Beth, com certeza você pode republicar este post! Fique à vontade para divulgá-lo.
ResponderExcluirE qualquer outro post da UBE pode ser republicado, citando-se sempre autor e fonte.
Deus lhe abençoe minha irmã.
As palavras de Jesus foram: " Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me -eis testemunhas tanto em Jerusalém, como toda Judéia e Samaria e até os confins da terra."
ResponderExcluirConcordo que a palavra crucial no projeto missionário é comprometimento. E este é o xis da questão: sempre achamos que os outros é que devem estar comprometidos, os outros devem ser responsabilizados e os outros é que devem abrir os olhos. É o velho farisaísmo tão combatido por Jesus.
É um grande perigo acharmos que o IDE só será cumprido se fizermos missões transculturais. E é sim responsabilidade de TODA igreja sustentá-la, cada um segundo a sua condição. (2 CO 8:1-15)
Porém o que o texto de Atos quer dizer é que o Evangelho deve ser pregado em todo tempo, na nossa cidade, nas regiões vizinhas e até os confins da terra.
Existem milhares de pessoas que precisam ouvir nosso testemunho, que estão bem perto de nós. E aí, quanto custa abrir os lábios?
NADA.
Pr. Tati, como expliquei no comentário acima, não creio que o IDE só será cumprido através de missões transculturais. Isso não foi falado em parágrafo algum do texto. O assunto aqui, e o que a Bíblia me faz entender, é que enquanto cada povo, tribo, língua e nação não for alcançado, NÃO VIRÁ O FIM. E o fim precisa vir, Ele precisa voltar!
ResponderExcluirNos equivocamos em algo: não salvamos pessoas, pregamos o Evangelho. O mandato é para pregarmos o Evangelho. É dar uma chance. Se a aceitam ou não, depende mais de ação de outro agente, o Espírito Santo. Nossa missão é clara. Já demos a chance (pregamos ao vizinho)? Pois bem, continuemos dando-lhe a chance (pregando para ele), mas agora indo mais longe, SEMPRE PRIORIZANDO AQUELE QUE NÃO OUVIU. O QUE NÃO OUVIU É A PRIORIDADE DE CRISTO, FOI A DE PAULO, DEVE SER A NOSSA.
Precisamos acabar a Missão a nós confiada, que é alcançar os ainda não-alcançados.