Cintia Kaneshigue
Efésios 5.22-33:
"Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido".
Nova Versão Internacional
Quando me converti, há 7 anos , não conseguia “engolir” essa parte das escrituras. A formação que tive, numa casa de mulheres independentes, não me fazia apta a entender este texto, principalmente porque me encontrava separada de meu marido. Hoje vejo com tristeza muitos lares desfeitos, inclusive de casais cristãos, entendo como este texto precisa ser compreendido por maridos e esposas.
Eu e meu marido estamos aprendendo a andar conforme a Bíblia nos ensina. Nós dois aprendemos a ceder, e a ouvir.
Abaixo algumas coisas que aprendemos juntos, caminhando sempre com o Senhor ao nosso lado, nos corrigindo e nos aprimorando. Não há segredo!
Se todo homem amasse sua esposa como a si mesmo, muitos casamentos estariam ainda de pé. Se todas as esposas se sujeitassem aos seus maridos, brigas e desentendimentos seriam desnecessários. Amar como a si mesmo é respeitar, se preocupar, se doar, ter paciência, dar presentes, ligar no meio do dia, ser atencioso em casa, fazer elogios, ouvir. Todos esses pontos são fundamentais para que o marido sustente um casamento feliz.
Se sujeitar ao marido não quer dizer que a esposa seja uma escrava que tenha que se submeter aos caprichos e desmandos do marido. Mas, sim, quer dizer que ela não tomará decisões sem consultar seu marido, que dará atenção ao seu lar para que quando ele chegue do trabalho se sinta acolhido; não gastará dinheiro desvairadamente sem perguntar se pode; não tomará as rédeas da família para si.
Nós fomos criados numa sociedade onde o movimento feminista cresceu conosco. Mulheres e homens são diferentes anatomicamente e psicologicamente. Logo, não temos as mesmas habilidades.
Os papéis do homem e da mulher na família são bem específicos, não podemos trocá-los, pois as coisas não funcionariam como deveria. Comparo as funções de marido e esposa com os ponteiros de um relógio. Se um dos ponteiros não estiver funcionando corretamente, não conseguiremos saber a hora exata. Ambos os ponteiros são importantes, e têm sua finalidade específica. Um ponteiro não é menos importante do que o outro. Assim um lar também precisa estar bem ajustado, para que tudo corra como deveria.
Cintia Kaneshigue, editora do blog Vivendo a Última Hora, colabora com UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos.
em primeiro lugar quero parabenisa-los pelo texto, aprendir um pouco mais.
ResponderExcluirpara mim a um tempo atrás tambem era muito mais muito dificil mesmo viver essa submissão mais o senhor tem me ensinado , meu esposo é otimo e agradeço ao senhor pelo que ele tem feito em meu casamento.
muito linda esta menssagem,a união do casal esta no respeito que um tem pelo outro,e não na disputa de ver quem manda,assim ficaria partido,e encinariamos a nossos filhos tambem ser imdepentes de nossa autoridade como pais,o exemplo é a melhor forma de viver um casamento feliz, o casamento não é só a união de um homem e uma mulher,e tambem o começo de uma decemdencia,por isso o que voce viver hoje reflêtira no amanhã de seus filhos e netos e outros decendentes,viva o verdadeiro amor,olhe mais para as qualidades do outro, doquen os defeitos,e veras o quanto essa pessoinha que esta ao seu lado deve ser respeitada, e seras um exmplo para seus filhos e outros casais, Deus abençoe as familias,amem;;;;;;;;;;;
ResponderExcluirA sujeição da mulher ao marido está condicionada o "amar" do marido.O brasileiro não consegue dizer para a esposa 'eu te amo',ele diz eu gosto de voce que não é a mesma coisa.Onde há amor há sujeição uns aos outros,não há sujeição unilateral,em Efésios 5.21 é uns aos outros, inclui aqui o marido para com a mulher e vice versa.As interpretações desta Escritura é distorcida e tradicionalista,não se presta a uma aplicação madura,é pre-conceituosa,tá? tito from brasília.
ResponderExcluirA mulher sabia edifica o seu lar, já a tola derruba com as suas próprias mãos...
ResponderExcluirBela mensagem!!!
ResponderExcluirA esposa precisa amar ao marido como ama a Cristo, diz a Palavra! E o marido precisa alimentar a esposa com seu amor! Esse é o segredo de um casamento bem sucedido, mas e qdo o marido não trata a esposa como deveria? Sei q esse é o dilema de muitas esposas, por isso o ideal é ser fiel à Palavra de Deus...clamar ao Pai sabedoria e pelo lar, para q o Espírito Santo faça a obra no coração do homem!!!
Paz de Cristo!!!
muiiito boa palavra. achei alguém que penda como eu rsrsrs. parabéns!
ResponderExcluirwww.oleodedeus.blogspot.com
SALMOS 118.15-29
ResponderExcluirO mandamento mais importante
Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: — Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: — É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois. Então o mestre da Lei disse a Jesus: — Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus. Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: — Você não está longe do Reino de Deus. Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.
Que bom q vc conseguiu aceitar. Da mesma forma que a mulher n tomará decisoes sozinha os homens tbm n devem. Acho que o casamento é isso ae uma sociedade
ResponderExcluirmonikinhaflor.blogspot.com
Agradeço a todos pelos comentários!! Eles nos incentivam a escrever mais e com maior qualidade a serviço do Reino!!
ResponderExcluirPerdoe mas quando vc diz: "Mas, sim, quer dizer que ela não tomará decisões sem consultar seu marido, que dará atenção ao seu lar para que quando ele chegue do trabalho se sinta acolhido; não gastará dinheiro desvairadamente sem perguntar se pode; "... para mim soa como: " Farei tudo que meu "senhor"(marido) mandar, sim senhor sempre.. :(.....eu não acho que tenha que ser dessa forma.
ResponderExcluirSheila querida, entendo o seu ponto de vista, você é casada? Você costuma tomar suas decisões sem conversar com seu marido? Esta atitude não o magoa?
ResponderExcluirVocê usa o "seu dinheiro" sem conversar com ele?
Se você consegue viver dessa forma, sem brigas e desentendimentos, fico feliz.
Tudo o que escrevi foi baseado em minha experiência pessoal, meu casamento está entrando no décimo ano, mas nós já nos separamos, já brigamos muito, e penso que agora é que estou começando a viver bem.
Este texto não visa desqualificar a mulher, ou menosprezar o seu raciocínio ou inteligência, muito pelo contrário, " a mulher sábia edifica sua casa". Contudo temos o nosso lugar distinto ao lado de nossos conjugês, e não precisamos disputar espaço com eles, amem?!
bjos
QUANDO LI ESSE TEXTO EM EFÉSIOS,TAMBÉM NÃO ACEITAVA MUITO BEM,MAS AO LER MAIS A PALAVRA E BUSCAR UMA VIDA AFETIVA TRANSFORMADA,COMECEI A CEDER PRIMEIRO,PERDOAR PRIMEIRO E A PEDIR DESCULPAS PRIMEIRO.HOJE VEJO A MUDANÇA QUE O SENHOR OPEROU E AMBAS AS PARTES E JUNTAMENTE COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO CONSEGUIMOS TER UMA VIDA DE RESPEITO,UNIÃO E AMOR.
ResponderExcluirQuerida Ranuzia!
ResponderExcluirComo é bom quando o Espírito Santo conduz nosso casamento.
"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." Eclesistes 4:12
O casamento pode passar por todo o tipo de problema, agora a coisa fica feia quando um dos conjuges se torna o problema, principalmente quando ha desrespeito, como a adultério por exemplo, agora quando se tem problema, mas a fidelidade e o respeito estão presentes, nesse caso fica mais fácil para encarar os problemas com a sabedoria de Deus.
ResponderExcluirEnfretar os problemas juntos é uma coisa, agora se tornar o problema é outra, que Deus ajude os casais a em meio aos problemas familiares a fidelidade estar sempre em foco.
Concordo contigo Conselheiro, estou vendo com tristeza casamentos acabando por causa de adultério (isso dentro das igrejas).É um sério problema que precisa ser combatido!
ResponderExcluirO homem quando ama sua esposa e é cristão não toma decisões se ela não aprovar, pois os dois como uma só carne precisam fazer tudo em comum acordo, se um dos dois não aprovar é melhor que não seja feito, pois se o marido decide algo mesmo sabendo que a mulher é contra, ele a fere, e vai gerando um rancor no relacionamento. Por isso não existe essa de homem liderando e mulher subalterna, os dois, como lideres do lar precisam entrar em consenso. Vivo assim com o meu esposo e sou feliz, às vezes brincando falo para ele, decide o que vc quer pois você é o chefe, e ele diz: -Quem tem chefe é índio!
ResponderExcluirAdorei a tua matéria, se todos os casais seguissem este fórmula, não haveria tantas separações e famílias destruídas mas sim, haveria famílias estruturadas e filhos menos poblemáticos.
ResponderExcluirverdade..mas o que fazer quando descobrimos que um dos ponteiros não está cumplindo su função? trabalhamos sozinhos até nos desgastar? Mulheres criem seus filhos para ser um HOMEM DE FAMILIA...e não um frouxo, que joga tudo para cima da esposa!!
ResponderExcluirEu acho na geraçao di hoji e melhor os dois si respeitarem porque os propeos pregadores da palavra incentivao as isposas a madarem nos seus maridos eu conheci uma pregadora da palavra que a pregação dela era so colocando as mulheres contra os homens achei um absurdo porque ja tem as lei que protege elas e ainda quem tem o conhecimento da palavra que deveria pregar uniao e paz da mais uma mao ai os maridos ficam totalmente indefeso serao obrigados a sair de casa e ainda tem pessoas que ficam dizendo
ResponderExcluireli tem que se arrepender e voltar para casa isso da uma confusão