Abaixo, adaptadamente, meu comentário feito em um determinado blog, para alguém que está se decepcionando com os pastores de renome nacional, gente com quem se sentiu impulsionado a ser cristão quando se converteu. Escrevi:
Tenho bem viva em minha mente a parábola do cisco e do argueiro. Encontro algumas pessoas muito críticas contra pastores. Acredito que elas exageram em fazer isso, pois parece que exigem deles a perfeição. O pastor é gente pecadora também. Pecar, todos pecamos, independente de possuir um título eclesiástico ou não. O que não convém a ninguém é fazer do pecado um estilo de vida.
Eu, você, o cidadão que ninguém sabe qual nome tem, Hernandes Dias Lopes, Silas Malafaia, Ricardo Gondim, Caio Fabio, Russel P. Sheed, e outros, falhamos. Todos os seres humanos são sujeitos aos erros. Nós corremos o risco de decepcionar alguém em algum momento - façamos esforço para que isso não aconteça.
Nós sabemos mas não custa relembrar, alguns líderes evangélicos empolgam por suas capacidades ao usar a oratória e a exegética, mas é necessário conferir tudo o que dizem, se o que é pregado está ou não de acordo com o contexto bíblico. Ademais, faz-se necessário observar se há coerência entre a pregação e a prática na vida deles. Jesus Cristo ensinava fazer fazendo!
Não me convém confiar em mim mesmo para me apoiar, ou em meus semelhantes. O apoio de cima é o único que nos sustenta de verdade (Jeremias 17.5-9). Desde muito jovem, em meus primeiros passos de fé em Cristo, aprendi a me fiar pela Bíblia Sagrada, tendo ela como minha regra de fé e conduta. Também, a olhar para Jesus Cristo, pois é o único que jamais pecou e sei que nunca me decepcionará.
E.A.G.
A PAZ DO SENHOR MEU QUERIDO!
ResponderExcluirBOM O SEU TEXTO MAS PRECISO FAZER UM ADENDO A ELE: SILAS MALAFAIA,NÃO É HOJE,APENAS UM HOMEM FALHO COMO NÓS MAS UM PREGADOR DE DOUTRINAS DE DEMONIOS 1 TIM. 4:1.POR ISSO TEMOS QUE SEPARAR AS COISAS ,OU SEJA TEM GENTE QUE CRITICA TUDO AS OUTROS COMO PAULO FAZEM REALMENTE DEFESA AO PURO EVANGELHO CF. FIL. 1.17 E COMO FAZER ISSO SEM DENUNCIAR OS MERCENÁRIOS DA FÉ ?
EM CRISTO,
MARIO CESAR DE ABREU
Graça e paz do Senhor Jesus Cristo Nazareno,
ResponderExcluirIrmão esta questão do julgar as falhas, ou mesmo julgar as atitudes me fez realizar um estudo bem profundo sobre "JULGAR".
Concordo com o irmão quando diz que todos nós falhamos e estamos sujeito a pecar,por isso mesmo a palavra nos ensina:I João 2:1
1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Os pecados podem acontecer na vida dos seguidores de Cristo,mas não devem ser recorrentes.
Mas o que temos visto são esses famosos líderes na sua maioria errando nos ensinamentos de Cristo sistematicamente em questões muito sérias como por exemplo: A pratica do dízimo,a pratica da Lei,o fundamento do cristão,o Templo de Deus,a idolatria, etc... Esses ensinos do Espírito Santo são a base para uma vida saudável em Cristo não devem ser ensinados de acordo com a teologia humana e muito menos para enaltecer denominações. O que vemos massantemente é a doutrina deixando de ser Cristocêntrica e se tornando humano cêntrica. O Senhor Jesus nos diz claramente que podemos julgar a luz da palavra,não devemos e nem podemos é exercer juízo,mas o julgamento sim deve e pode ser feito.I Corintios 5:12
12 - Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Lucas 7:43
43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. Quando o Senhor nos diz que não devemos julgar para não sermos julgados,logo em seguida Ele afirma que seremos medidos com o mesmo juízo que medirmos,isso quer dizer que não devemos fazer julgamentos temerários e maldosos,mas devemos julgar atitudes erradas à luz da palavra da verdade.
E o que temos notado claramente são os líderes que foram constituídos por Deus para apascentar e orientar seu povo na terra,levando a muitos ao abismo por motivos torpes e gananciosos,deturpando a sã doutrina de Cristo para alimentar seus próprios ventres.
Fique na paz do Senhor Jesus Cristo Nazareno
Prezado blogueiro de Só Jesus Salva.
ResponderExcluirNão sou contra o ato de julgar. Está escrito em João 7.24: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça."
As minhas palavrss são dirigidas aos exageros, às manifestações desproporcionais, fora de hora e lugares certos, dirigidas para audiências sem estruturas para receber o alerta. Essa situação não edifica, causa estragos, como é o caso que eu cito aqui, de alguém que está desanimando na fé.
Abraço.
E.A.G.
Caro Mario Cesar.
ResponderExcluirCom todo respeito, a sua adjetivação ao pastor é tão forte quanto as adjetivações proferidas por ele.
O seu adendo está publicado, frisando que as pessoas que discordam sobre o que escreveu consideram sua afirmação apenas uma opinião, haja vista o ministério televiso de Malafaia há três décadas no ar na televisão brasileira, veiculado ininterrruptamente (sustentado por essas pessoas).
Não uso este espaço para debater com leitores/ blogueiros.
Sobre apologia, em síntese, penso que a melhor maneira de praticar a defesa da fé é combatendo o pecado e não os pecadores. Fazer isso usando a Palavra de Deus, que tem, entre muitos outros símbolos poderosos, a figura do martelo que esmíúça as pedras.
Em Cristo,
E.A.G.
Sei que a nossa vida é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.Então não somos perfeitos e precisamos ter cuidados com o tipo de julgamento que fazemos.Afirmar tão categoricamente que o Pr. Silas, ou qualquer outro é isso ou aquilo, é muito chocante, pois se achamos que ele, ou eles escandalizam, e nós com este tipo de afirmação, não estamos trazendo escândalos também?!Precisamos realmente fazer a nossa parte, será que não estou com uma vendo o argueiro do meu irmão!De qualquer coisa a net está cheia precisamos, fazer a diferença, prestaremos contas a Deus em breve!!!
ResponderExcluirAmados em Cristo,
ResponderExcluirQue tempos estamos vivendo!O irmão Eliseu foi muito feliz em sua linha apologética. O alvo a atacar é o pecado e não as falhas de nossos irmãos, quer sejam líderes ou não. Vejam no samuca-borges.blogspot.com o artigo:http://www.samuca-borges.blogspot.com.br/2011/08/eu-estou-edificandocomo-estou.html.
Paz em Cristo e por Cristo Jesus.
Queridos, Graça e paz sejam com todos.
ResponderExcluirComo E.A.G.também tenho visto criticas fortíssimas contra os pastores. Ao meu ver, o dialogo amoroso é melhor do que o espírito critico, apesar de que uma certa medida, de uma boa crítica seja uma forma de pressionar para que haja uma rápida reconstrução. Nenhum cristão na sua boa consciência deve ter a intenção de condenar e destruir a imagem da vida de ninguém. Mas, como luz do mundo e sal da terra, poderemos movidos pelo amor, exortar, admoestar, corrigir com toda longanimidade, na esperança de que ao menos os olhos sejam abertos para uma possível consideração. Se somos filhos legítimos, não ficaremos sem correção. Todos nós somos corrigidos, pois Deus nos trata como filhos (cf. Hebreus 12:6-13). A atitude de Jesus de pegar uma bacia e uma toalha deve ser feita em amor. Todos podem lavar os pés uns dos outros. Jesus disse: "... vocês também devem lavar os pés uns dos outros." (cf. João 13:14).
Agora, em alguns seguimentos evangélicos, que existe alguma coisa que precisa ser lavada, existe!! Esta limpeza tem que ser mútua em amor,para o bem da conservação da identidade da comunidade de Jesus Cristo, afim de que todos vejam que somos seus discípulos (João 13:35).
Amém,
Romildo Gurgel
A paz do Senhor! Achei o post interessante e edificante, principalmente pq realmente, estamos e eu reconheço em mim essa falha, pegando a mania de ficar criticando todos os ministros até quando eles acertam na palavra ou na atitude.
ResponderExcluirUma coisa que devemos tomar muito cuidado, é quando dizemos que eles não são mais ungidos de Deus. Lembremo-nos que Saul, mesmo rejeitado por Deus não só foi rei por mais de 10 anos, como Deus nem a Davi permitiu cortar um pedaço de suas vestes.
Vamos ser tardios a falar e escutar mais mas, avaliando sempre o que vem até nós se é ou não da parte de Deus e deixando que cada um a Deus dará parte individualmente. Que Deus abençõe! www.jovensemcristobrasil.blogspot.com
Acredito que tem situações que devemos é esquecer. Porque perpetua algo que não deveria acontecer e nem ser lembrado.
ResponderExcluirA paz de Cristo, lendo o texto, comentários.
ResponderExcluirFico cada dia mais feliz, por termos a palavra da Verdade em nossas mãos e o Espírito Santo que nos ensina tanto.
Como é maravilhoso ver cristãos debatendo de maneira madura sobre algo tão importante... Amo vcs, a cada dia aprendo mais!
ResponderExcluirNão somos super-crentes ou donos da verdade, somos sim pecadores. O servo de Deus, aquele que realmente teme a DEUS, precisa vigiar no diz, no que faz e não deixar pegadas no caminho do mal, pois infelizmente é isso que o mundo vê em nos. Quando Jesus cura, liberta e transforma o homem pela SUA palavra o mundo ignora os fatos. Quando um servo de DEUS "cristão", rouba, mata, enfim; torna-se um prato cheio para a mídia. Portanto vigiemos e independente e credo religioso ao invés de criticarmos uns aos outros eu prefiro que nos unamos na oração para repudiar o mal e toda sorte de pecado, sabendo que a nossa redenção esta próxima.
ResponderExcluirDias trabalhosos estamos vivendo!
ResponderExcluira paz amados eleitos por Cristo!
ResponderExcluirreferente ao assunto tenho por lhes dizer: no tempo da lei não teve um justo sequer, e essa palavra se renova toda manhã para se cumprir hoje no tempo da graça.
porém... não defendendo erro de ninguem, porque tenho já os meus, para em razão do meu eu, apresentar ao Senhor para ser justificado.(isaias 43,26)diz: Procura lembrar-me: entremos em juizo juntamente: apresenta as tuas razões, para que te possa justificar.
mas a palavra de Deus é o nosso refugio, para o tempo do fim que é o atual, diz assim a palavra: (mateus 24.22)
E, se aqueles dias não fossem abreviados,nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.
amados, não vamos esquecer das obras em pról do evangélho desses homens, eu não vou citar nehuma aqui, porém... esta diante de Deus, nem eles são perfeitos e nem quem os criticam sem obras, mas creio que suas razões estão diante de Deus assim como as nossas.
e como esta escrito, se demorar mais um pouquinho nem eu, nem você, e nem eles vão ser salvos.
Portanto oremos a Deus, para que no dia da sua ira, se- lembre da misericordia, amém.
A paz do senhor a todos,
ResponderExcluir“A quem muito é dado, muito será cobrado” (Lc. 12-46b)
Quando se tem a responsabilidade da condução espiritual de uma, ou centenas ou milhares de almas (Pastor, Ministro, Apóstolo, Missionário, Bispo, Padre, Papa), o seu SISCO, (pecado, erro,vacilo, tombo, engano, equivoco, tentação, desvio, fraqueza, descuido, orgulho, soberba, vaidade, ganância, ou seja lá qual for o caso), pode influenciar diretamente e drasticamente a vida de muitos negativamente.
E nesse caso calar é consentir.
Olhe a vida do cristão e veja qual o testemunho que ela dá, mesmo quando ele nada diga as suas obras devem falar por ele.
Abraços
José & Sônia (wwww.cursobiblicoinfantil.blogspot.com
PAZ DO SENHOR AMADOS EM CRISTO.
ResponderExcluirA vontade de ver o reino de Deus estabelecido aqui na terra ,nos faz muitas vezes parecer que estamos nos degladiando entre nós,mas penso que é muito importante tudo isso,poi se cumpre a palavra sobre os últimos dias,o aparecimento de tais pessoas ,lideres que fazem do evangelho sua profissão onde o mais importante é o seu estilo de vida humano (prosperidade,liderança,poder,status,seu carro do ano,sua casa luxuosa,seu anel no dedo etc...)ser visto e admirado .isto não é um contraste com o evangelho simples de jesus.Ja sei vais dizer que tudo mudou.mas a sua palavra não muda, e ele , é o mesmo ontem ,hoje e sempre será,poi nele não há mudança nem sombra de variação.observe o visual destes que defendem tais coisas,seus belos cavanhaques,suas roupas de grife,seus relógios,abotoaduras,procuram a atenção e a adoração para sí,para suas ideias e não para Jesus e Sua palavra .para tudo isso só tenho uma coisa a dizer...MARANATA!!!!!
Confiar apenas em Deus.
ResponderExcluirOlhar sempre para Deus pois não há outro - II Cr 20.12 / Is. 45.22
Olhar para Deus para ser iluminado - Sl 34.05
Olhar para Deus traz livramento e providência - Hb 11.27
Olhar para Deus revela a sua grandeza - Is 40.26
Que Deus em Cristo Jesus possa abençoar a todos vocês.
wwwministeriotempoderestauracao.blogspot.com
Julgar os outros é um papel que não cabe a nós. Devemos sim exortar para que a igreja não fique doente, mas devemos olhar pra nós primeiro, pois somos tão pecadores qto.
ResponderExcluirPaz irmão.
ResponderExcluirA Bíblia nos ensina a ouvir de tudo e reter o que é bom.
Quanto a examinar o que os pastores andam fazendo, devemos sim atuar como atalaia, que não é necessariamente fazer julgamento.
Alguns pastores infelizmente se desviaram do Caminho, pois deixaram de cumprir a principal caracteística do pastorado que é Apascentar Ovelhas (pastorear em amor).
Temos visto homens que um dia foram referência, o que é errado porque o nosso exemplo e referência é o Senhor Jesus, chegarem ao ponto de perder todo o temor,posto que estão preocupados egoísticamente com seu próprio lazer e conta bancária.
Em Cristo,
***Lucy***