Um jovem neófito procura uma instituição de ensino teológico dentro da sua denominação. O estudante é de confissão pentecostal. Ele entra no seminário cheio de tradições, legalismos e perspectivas carismáticas. Um ano depois já é um “especialista” em Rudolf Bultmann. E pega para si uma missão: convencer o “povo ignorante” de sua igreja que a Bíblia está cheia de mitos e que o cristianismo é um instrumento político opressivo.
É assim que nasce um pequeno teólogo liberal (não gosto desse termo, pois a palavra “liberal” traz um sentido positivo para mim). Eu mesmo conheço alguns liberais de carteirinha. Eles nascem em seminários que levam o nome da nossa denominação e depois, imbuídos de uma missão iluminista, querem converter outros ao liberalismo teológico.
Mas neste texto apresento algumas características desses jovens liberais:
1. Mal sabem o português, ...
(Continuação de leitura: Teologia Pentecostal).
__________
Nota:
Congratulo o Gutierres por abordar este tema. A iniciativa ao escrever sobre o assunto é assaz pertinente. Parabéns!
Concordo com o que ele escreveu. Ao ler, quase que vi uma determinada pessoa na minha frente. Ela formou-se em teologia e passou a criticar tudo e todos, como se acreditasse que o ensino superior tornasse ela uma pessoa superior ao resto da humanidade. É triste encontrar pessoas que, ao invés de ir ao mundo anunciar o Evangelho, ficam no meio evangélico tentando converter os convertidos a Cristo às suas preferências intelectuais (para não dizer "intelectualóides").
Talvez, assim como eu "sofri", o Gutierres agora “sofra” com a companhia de uma pessoa saída de uma instituição de ensino teológico, convencida que é preciso reformular o “projeto” da roda.
Eu creio que uma boa faculdade teológica, ajuda muito, mas ela não nos torna melhores do que ninguém, e nem nos leva a termos mais comunhão com Deus. Eu sou formado em teologia, mas o que me tona diferente não é o meu saber teológico, mas sim a minha comunhão com Deus. Teologia sem comunhão com Cristo torna as pessoas egoístas e arrogantes.
ResponderExcluirIrio Edemar.
ResponderExcluirCorretíssimo!
Sou favorável ao estudo acadêmico. Porém, com consciência daquilo que o apóstolo Paulo escreveu:
"O saber ensoberbece, mas o amor edifica" (1 Coríntios 8.1).
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
ResponderExcluirConcordo com as observações do irmão acerca da negativa das Escrituras em prol de um pseudo conhecimento teológico. Isso só confirma que muitos estão convencidos e não convertidos, pois não tem a direção do Espírito Santo em sua caminhada.
A teologia é uma ferramenta e não a resposta pra toda e qualquer erudição bíblica, precisamos 1º viver o que pregamos aí sim seremos melhores servos.
ResponderExcluirMETANÓIA e reforma já!
Sou a favor de um bom preparo teológico, acredito que todo obreiro, deve se preparar para a obra que DEUS lhe confiou,e nada como um bom seminário, mais devido ao declínio de muitas instituições de ensino teológico, que se renderam a teologia liberal, etc.., o estudante da palavra, deve peneirar o que aprende em tais instituições, e principalmente, ser humilde e não se considerar superior aos que não tem formação Teológica, afinal o estudo pode ser muito importante, mais o principal mesmo é ter o chamado, ser um obreiro sincero, ungido E aprovado por DEUS. DEUS abençoe a todos!!!
ResponderExcluirESTÁ ESCRITO PELO APÓSTOLO PAULO EM CORÍNTIOS, EIS QUE PROCURO MINISTROS PARA O MEU EVANGELHO, MAS NÃO DA LETRA, PORQUE A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA. A TEOLOGIA TEM SUAS FALHAS MAS, PRECISAMOS DELA PARA O COMPLEMENTO DO ESBOÇO PARA UMA BOA MENSAGEM, A OUTRA PARTE FICA COM O SANTO ESPÍRITO DE DEUS, QUE É O QUE ESTÁ ALEM DA LETRA, PARA UM BOM ENTENDEDOR UM PINGO BASTA.
ResponderExcluir"Assim que chegarmos à perfeição seremosx tirados deste mundo" estamos todos em uma escola da vida real aqui na Terra. sempre tem um ou outro com suas certezas mas precisamos estar atentos que devemos crescer na gráça e no conhecimento para que não entremos en contradição com a Palavra de Deus. é melhor abrir espaço para uma opinião buscando assim aperfeiçoar nosso conhecimento que nos prendermos em uma ( certeza incerta ) Deus abençoe cada um de nós para que tenhamos umildade sufuciente para que não nos coloquemos "acima" do tudo que a Bíblia diz visite meu site e leia mais www.missoeside.com porque importa que todos sejam salvos
ResponderExcluirMuito bom o texto! Parabéns!
ResponderExcluirSim concordo que precisamos crescer, mais como esta nas escrituras, é crescer na graça e conhecimento, como cristo disse errais por não conhecerem as escrituras e o poder de Deus, infelizmente o conhecimento para alguns os faz esquecer a simplicidade do evangelho como esta em provérbios "Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo". - Eclesiastes 7:29(TLH)
ResponderExcluirCreio que a palavra chave para isso se chama equilibrio.
Graça para nos manter humildes e conhecimento para não sermos ludibriados e levados por todo vento de doutrina.
Vi "faculdades de teologia" matarem ,
ResponderExcluirliteralmente, bons e avivados cristãos...
Estudar e entender partes geográficas,
históricas,ciências políticas, não pode
de forma alguma,apagar ou diminuir nossa
nossa fé ...
http://bellisimasasmensagens.blogspot.com.br/2012/08/meu-pai-quando-eu-tinha_1852.html
http://edificarereedificar.blogspot.com.br/
http://happinessandfelicity.blogspot.com.br/