Pessoas em todo o Japão lembraram o terceiro aniversário do terremoto seguido de tsunami que devastou o país em 11 de março de 2011.
Há três anos, um terremoto de magnitude 9 ao largo do nordeste do Japão desencadeou ondas com mais de dez metros de altura. O tsunami atingiu áreas ao longo da costa do Pacífico, nas regiões de Tohoku e Kanto.
Na segunda-feira, a Agência Nacional de Polícia afirmou que mais de 18,5 mil pessoas perderam a vida ou desapareceram. Quase 3 mil pessoas morreram devido ao estresse mental ou físico enquanto permaneciam longe de suas casas.
Segundo o governo japonês, até o dia 13 de fevereiro, mais de 250 mil pessoas continuavam a morar em habitações temporárias.
Os trabalhos de construção de novas moradias em locais mais altos estão atrasados.
O governo planeja erguer 30 mil habitações públicas, mas somente 3% foram completadas até o momento.
Três reatores derreteram na usina nuclear Fukushima 1, após o terremoto seguido de tsunami, mas a causa exata do acidente ainda é desconhecida. Também não se sabe a maneira como enormes quantidades de substâncias radioativas foram dispersadas dos reatores.
Fonte: NHK
Os
brasileiros residentes no Japão também lembraram da tragédia,
principalmente em suas páginas pessoais, em todas os lugares houve um
minuto de silêncio as 14:47.
Cada um tem a sua impressão pessoal daquela época.
Me
lembro de arrecadar roupas, materiais de higiene, e de doar as fraldas
que havia ganhado no chá de bebê da minha filha mais nova. Lembro de
passar as madrugas repassando notícias aos queridos amigos do Brasil,
amigos pessoais e virtuais, que naquele momento nos deram bastante
apoio.
AQUI estão todas as postagens feitas sobre o terremoto
AQUI estão todas as postagens feitas sobre o terremoto
Eu só fico imaginando se fosse no Brasil: mais de 250 mil pessoas em habitações temporárias; trabalhos de construção atrasados; só 3% do prometido foi realizado; ainda não se sabe as causas exatas do acidente... estaríamos aí malhando o governo e pedindo a volta da ditadura militar.
ResponderExcluira diferença é que a moradia temporária japonesa, é totalmente habitável, vem com ar condicionado e aquecedor de água em todas as pias, inclusive com o famosos ofurô (banheira japonesa), não é um barraco qualquer, e além do mais, as indenizações tem sido pagas, não com a velocidade esperada, mas aceitável. Há protestos contr o governo por parte de algumas pessoas da região, no mês que vem o imposto sobre produtos subirá de 5 para 8%, e isso tem causado sim, uma antipatia pelo governo, mas aqui a opinião popular faz com que primeiros ministros caiam facilmente, coisa que não Brasil, os governantes usariam a frase de Zagallo...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir