Seguidores de Maquiavel querem hospitais padrão Fifa. No período da manhã da quinta-feira, 15, sintonizei o noticiário do SBT,que informava acontecer naquele exato momento uma manifestação interrompendo o trânsito na rodovia Anhanguera, próximo ao quilômetro 18, divisa da cidade de São Paulo com Osasco. Isso fica bem perto do estúdio daquela emissora. Helicópteros sobrevoaram, mostraram que os arruaceiros queimavam pneus sobre o asfalto e motoqueiros se aglomeravam entre os carros de passeio, caminhões e carretas, exaltados, reclamando para deixá-los seguir rumo aos seus destinos. A razão da interrupção do fluxo de veículos era a reivindicação de não hospitais padrão Fifa. Desejo nobre! Mas, em se tratando de São Paulo, mais precisamente na região da Avenida Paulista, que várias vezes é a região usada para protesto, o caso de protestos com paralisação do trânsito pode ser tratado como caso de polícia, porque aquela região é cercada de hospitais importantes. Ao contrário do que ensinava o filósofo louco, os fins não justificam os meios. Querem reivindicar? Que seja nos calçadões do Vale do Anhangabaú e adjacências, região central da Capital, região em que ninguém seja prejudicado em sua trajetória do dia. É bonito o exercício de cidadania, e ser cidadão é saber pedir a coisa certa do jeito certo.
V de voto. Creio que a maioria da população brasileira é a favor de protestos, mas contra a violência. Não se deixa levar pelas barbáries da história, maus exemplos de quem abandonou a diplomacia e fez uso da força para conquistar. O povo brasileiro é composto de gente ordeira e pacífica, os brasileiros precisam de belos exemplos de gente de paz. Belas exceções históricas: Salomão reinou em plena paz, Mahatma Gandhi livrou seu país do domínio inglês sem usar armas, o Pr Martin Luther King usou as palavras para que os negros americanos fossem tratados como cidadãos, e, Nelson Mandela fez algo parecido em favor de compatriotas da África do Sul. Creio que exemplos assim valem mais do que ações de blocos de mascarados, que partem ao quebra-quebra generalizado, escondidos atrás de máscaras idealizadas para o filme V de Vingança. Logicamente, com certeza absoluta o melhor protesto no Brasil será sempre o voto. Votemos com inteligência, para retirar do Poder quem jamais deveria ter poder para governar nada!
Cadê o entusiasmo do torcedor brasileiro pela Seleção? Um contato meu no Facebook fez essa pergunta ao observar que faltando menos de um mês para a abertura do mundial pouco se vê calçadas pintadas de verde e amarelo e bandeiras penduradas nas fachadas de residências, como aconteceu há quatro anos atrás. Isso se explica: o ingresso é caro, e o brasileiro comum sabe que o valor exorbitante não está aos seu alcance, ver as seleções das arquibancadas é opção viável de poucos. Para o pobre, o televisor. Então, não faz nenhuma diferença se o Neimar fizer gol na Arena Corinthians ou num gramado do planeta Marte. Com tantos desgovernos e corrupções, hospitais sem médicos, tantos suspeitos médicos cubanos sem vida social, qual cidadão em sã consciência que terá disposição para gritar "olê-olá" e usar verde e amarelo por causa do futebol?
E.A.G.
0 Comentários:
Postar um comentário
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.
▬▬▬▬▬▬▬
Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.
Atenção: Não serão aceitos comentários:
1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.
Administração UBE Blogs