O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO.
EBD para o dia 15 de junho de 2014.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS.
II – A IMPORTÂNCIA DO PRESBITÉRIO.
III – OS DEVERES DO PRESBITÉRIO.
Em tempo: Eis um assunto merecedor de estudo apurado para esclarecer o sentido da existência do presbítero na igreja.
I – A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS.
1.1 Significado da função.
A melhor palavra para entender de maneira bíblica literal para presbítero está no texto da lição: Tt 1:5 “...Estabelecesses presbítero de cidade em cidade..” a partir dessa orientação dada a Tito, basta um pouco de simples pensar.
O autor usa os recursos da língua original, grego, para traduzir o seu real significado.
Tendo como construção gramatical, o radical materno “presbys” para pessoa mais velha possivelmente seja a causa de muitos e por muito tempo ter-se no presbítero a figura de um homem mais velho, todavia, o texto com seu contexto, em qualquer momento deixa transparecer que a escolha devia recair sobre homens mais velhos, porém, as recomendações apontavam para pessoas maduras intelectualmente, experientes, bons maridos e pais de família.
Mesmo que, segundo o entendimento geral que “marido de uma mulher, não xxsignifique que deva ser casado, mas, se for, que seja de uma, as demais considerações indicam que deva ser casado.
1.2 A liderança local.
O autor fala bem quando fala de: “...aspecto pastoral da função exercida...”.
- Exatamente isto; aspecto pastoral da função exercida.
- Função exercida como pastor e administrador são biblicamente, sinônimos.
- Não há como dissociar sequer, o pastor da implicação de administrador, mesmo que por contingência, delegue poder.
1.3 As qualificações.
- Para mim, sem a necessária e longa discussão, o vocábulo encontrado sempre no plural, nos textos indicados, serve para mostrar que em determinadas igrejas, a presença dos presbíteros, pareciam formar um colegiado de bons conselheiros, todavia, um deles devia estar cuidando do governo da igreja de forma mais objetiva e a este, o reconhecimento de “pastor da igreja”.
Nesta semana da lição, uma professora perguntou-me a razão de chamarem todos os presbíteros da igreja de “pastor”. Não é próprio, exceto quando de fato, ele exerce a função pastoral da congregação.
Concordo com o autor quando considera a escolha de presbíteros para cuidar de congregações, por ser a forma de experimentar o eleito nos trabalhos pastorais da igreja. Melhor que ordenar uma pessoa ao pastorado para depois, descredencia-lo por não cumprir com o objetivo desejado.
II – A IMPORTÂNCIA DO PRESBITÉRIO.
2.1 Significado do termo.
ITm 4:14 mostra a força, a importância e a espiritualidade do corpo de presbíteros, neste texto, o reforço da ideia de colegiado e força de governo, o valor do voto do presbitério na escolha do oficial.
2.2 A atuação do presbitério.
Em atos 15, vê-se o valor e respeito que se davam aos presbíteros e como atuavam junto dos apóstolos.
- Considero uma pena que pouco valor se dê aos presbíteros em muitas e igrejas e noutras, os presbíteros não se valorizem.
- Não considero pastor, um cargo e sim, um dom.
- Considero o presbítero não necessariamente com dom pastoral. Falo de um dos cinco dons ministeriais, já estudados.
2.3 A valorização do presbitério.
- Compor o governo da igreja.
- Apoiar o pastor titular nas suas atividades.
- O maior problema é que vivemos em um mundo tão desacreditado de valores éticos e morais que parece não haver mais respeito entre as pessoas.
- Sinto-me um presbítero por excelência. É o maior cargo da igreja, não existe outro. O que passa disso, está nos dons ministeriais.
Disse o nosso irmão Pedro: “...eu também sou presbítero com eles...
III – OS DEVERES DO PRESBITÉRIO.
3.1 Apascentar a igreja.
...Apascentai o rebanho que está entre vós... IPd 5:2
O texto acima é magnifico para nos fazer compreender a importância do presbítero.
ITm, 5:17 “...principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina...”
5:18 “...digno é o obreiro do seu salário...” e aqui, grande parte das lideranças fecham os olhos.
3.2 Liderar a igreja local.
Liderar de forma direta ou como coadjuvante do pastor.
O que se espera de um presbítero é a sua posição digna diante da igreja e dos homens.
Não se pode esperar de um presbítero, uma pessoa irresponsável que torne público aquilo que lhe foi confidenciado.
Um bom presbítero é uma riqueza para a igreja do Senhor e para o ministério.
3.3 Ungir com azeite.
Percebe-se aqui, o apóstolo reconhecendo a função do bispo junto à igreja.
Finalmente, chamar os presbíteros de pastor, pode ser apenas uma forma carinhosa de tratamento, que não compromete em nada, a doutrina da Palavra de Deus.
Gostei muito da postagem, mas discordo em um certo ponto.
ResponderExcluirQuando o apóstolo Paulo ordenou a Tito estabelecer presbíteros, ele orientou a Tito de como deveria ser o presbítero.
"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses PRESBÍTEROS, como já te mandei...Porque convém que o BISPO seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus", Tito 1:5,7
Quando Paulo utiliza o termo PRESBÍTERO ele utiliza também um sinônimo que é BISPO, no verso 7 de Tito 1.
Em outra passagem, em Atos 20, Paulo estava já se despedindo dos discípulos, pois já sabia que sua carreira estava terminando, pois iria partir para Jerusalém, então queria deixar seus últimos avisos a igreja, principalmente aos seus líderes, então ele manda chamar os ANCIÃOS. Veja:
E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os ANCIÃOS da igreja. Atos 20:17
No verso 28, no mesmo capítulo, o apóstolo diz:
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para APASCENTARDES a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Então, o termo BISPO, que foi usado em Tito como sinônimo para PRESBÍTERO, foi usado em Atos 20 como sinônimo de ANCIÃO e PASTOR.
Pelo Espírito Santo o ANCIÃO, BISPO ou PRESBÍTERO foi constituído para APASCENTAR a igreja de Deus.
Aos PRESBÍTEROS, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
APASCENTAI o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pedro 5:1-2
BISPO, ANCIÃO E PRESBÍTERO não são chamados de pastor só quando estão exercendo a função de um outro pastor, mas eles são chamados de pastor porque é também sua função. Pois, presbítero,pastor, bispo e ancião, são a mesma coisa, exercem a mesma função, pois são apenas sinônimos.
Abraço e a Paz do Senhor.
Tamyres blog Jesus Cristo está voltando