EBD para o dia 22 de junho de 2014.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO.
II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS.
Em tempo: Não há nada mais honroso que servir o povo de Deus na posição de diácono. O diaconato existe porque o pastor só tem dois braços.
I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO.
1.1 Significado do termo.
Filipenses 2 é a declaração de fé e ação do diácono. Ser como Jesus foi, e é, o maior desafio para o crente. Muitos ignoram o trabalho diaconal na sua essência, cujo sentido em relação ao termo original é explicado pelo autor como sendo ministério ou serviço. Prefiro serviço.
1.2 Serviço de escravo.
O serviço de lavar os pés dos discípulos foi como fechar a questão sobre serviço cristão, o ponto alto do seu ensino. Ao longo do seu ministério, Jesus se ocupou de apresentar o evangelho aos homens, sem contudo deixar de atendê-los em suas necessidades básicas, tanto pelas curas quanto pelo suprimento de alimentos. Preocupação abrangente.
1.3 O discípulo é um serviçal.
Recomendo a leitura deste tópico para os alunos com muita tranquilidade.
Perceba-se que:
- Faltam discípulos.
- Faltam servos.
- As palavras do Senhor: “...entre vós não será assim... qualquer que quiser ser grande será o vosso serviçal...”. O assunto é muito abrangente e vai além de envolver apenas os nomeados ao diaconato na igreja.
Muitos querem apenas o cargo, podendo assentar-se à direita ou à esquerda, desde que sejam vistos.
II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS.
2.1 O conceito da função.
Eu confesso que não sei o peso que “diáconos” ou “doulos” exerce sobre as pessoas que gostam tanto de título; o que sei é que a ação pessoal deve ser tão forte e significativa que outros digam de nós: São servos ou diáconos de verdade.
O pensamento acima, não desconsidera o fato de a igreja precisar nomear diáconos para impor responsabilidades e organizar a igreja como em Atos 6.
O título não pode ser maior ou mais expressivo que a ação diaconal.
2.2 Origem do diaconato.
A sensação de abandono levou os gregos a reclamarem direitos para suas viúvas da mesma forma como as viúvas hebreias eram atendidas pelo ministério.
• Temos aí, uma atitude coerente de homens de Deus que poderiam mandar as mulheres orarem como alguns fazem.
• Também não ficaram se desculpando pela falta de tempo, apresentaram a solução para o problema.
• Na casa de Deus temos recursos humanos para todos os fins. Mas não para qualquer pessoa, escolhida apenas por aparência, é necessário considerar ter boa reputação.
2.3 A escolha dos diáconos.
A escolha de diáconos pouparia os apóstolos de se afastarem do compromisso com a Palavra de Deus – atitude sábia e coerente com a responsabilidade.
"Cheios do Espírito Santo" deve ser entendido como cheios de vontade de servir, cheios de alegria, ter o serviço como um prêmio de Deus, gozo na alma.
Há muitos que falam em línguas, mas somente isto; não contribui para o engrandecimento do Reino de Deus nem para glorificação do seu Santo Nome.
III – O PERFIL E A FUNÇÃO DOS DIÁCONOS.
3.l Qualificações do diácono.
Na casa de Deus, não há perfil do pastor, do diácono ou do crente; de modo geral todos nós temos os mesmos deveres morais para com Deus, para a igreja e para a sociedade.
Claro que em função da exposição dos líderes, quer sejam pastores, presbíteros, diáconos ou professor de EBD, todos têm um peso de compromisso maior.
3.2 A função dos diáconos em Atos 6.
Percebe-se o valor dado aos diáconos e a respectiva correspondência destes ao compromisso assumido.
Inclua-se pregar o evangelho, Atos 8. Há muitos que consideram o trabalho diaconal um fim em si mesmo sem se dar conta do compromisso com as almas.
3.3 A função dos diáconos hoje.
A igreja cresceu, os problemas são diversos e o diácono precisa estar sob orientação do pastor, o que vale dizer que o diácono não deve sair por aí fazendo tudo o que deseja em nome do Senhor.
Além das atividades de auxílio à ordem do culto, visitas e tantas outras serviços, o diácono pode ser solicitado a que presida o trabalho de uma congregação, sendo o primeiro passo para alcançar o ministério pastoral.
0 Comentários:
Postar um comentário
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.
▬▬▬▬▬▬▬
Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.
Atenção: Não serão aceitos comentários:
1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.
Administração UBE Blogs