Por Genivaldo Tavares de Melo
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 12/04/2015
EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 12/04/2015
PONTOS A ESTUDAR:
I – O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO.
II – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS.
III – O NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES.
I – O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO.
1.1 Poesia e profecia.
Outra questão que pode ser analisada neste ponto, mas, sem gastar muito tempo nele é a beleza dos cânticos e a sua linguagem.
Atualmente os cânticos não espelham as verdades bíblicas, não contam a história de Cristo nem da cruz, falam muito mais do homem do que de Deus.
Aqui temos dois maravilhosos cânticos como temos no Antigo Testamento os vários cânticos de exaltação a Deus pelos seus feitos.
1.1.1 “MAGNICAT” É o cântico de Maria que traz uma profunda revelação dela mesmo; “...a minha alma se alegra em DEUS o meu salvador...”. Atentar para a grandeza desse reconhecimento, o meu Salvador. Salvador de todos nós.
1.1.2 “BENEDICTUS” que é o cântico de Zacarias; “...porque visitou e remiu seu povo...” e “...e nos levantou uma poderosa salvação na casa de Davi, seu servo”.
Cânticos que não exaltam a grandeza de Deus não são cânticos de adoração; apenas uma canção.
1.2 A restauração do Espírito profético.
1.2 A restauração do Espírito profético.
O autor faz referência a citação do Espírito Santo no evangelho de Lucas.
Do capítulo 1 ao 4 temos 8 importantes referências:
Do capítulo 1 ao 4 temos 8 importantes referências:
1 – Lc. 1:41 Isabel foi cheia do Espírito Santo.
2 – Lc. 1:67 E Zacarias foi cheio do Espírito Santo.
3 – Lc. 2:25 O Espírito Santo estava sobre Simeão.
4 – Lc. 3:16 “...este (Jesus) vos batizará com o Espírito Santo.
5 – Lc.3:22 e o Espírito Santo desceu sobre ele.
6 – Lc.4:1 Jesus cheio do Espírito Santo é levado ao deserto.
7 – Lc.4:14 Pelo Espírito Santo Jesus é levado à Galileia.
8 – Lc.4:18 o Espírito do Senhor é sobre Jesus.
Parece pouco, mas, interessante a preocupação de Lucas nessas referências e mais ainda, quem reportou para ele os acontecimentos, dessa forma.
II O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS.
2.1 Zacarias e Izabel.
Do fato de Zacarias esperar a redenção de Israel, não o levou a interromper a prática sacerdotal que por dever se lhe cumpria.
A exemplo de Zacarias, devemos fazer tudo de forma natural, nossos compromissos sociais, espirituais para a igreja a que pertencemos, e a vinda do Senhor acontecerá como aconteceu com Zacarias, de repente.
Imaginem a surpresa, ele virar-se e estar de frente com um anjo do Senhor.
Não podemos deixar de louvar a simplicidade e humildade de Isabel ao receber a visita de Maria “... de onde me provém isso a mim que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?”.
E Isabel foi cheia do Espírito Santo. Lc. 1:41.
2.2 José e Maria.
O anúncio a Maria do nascimento de Jesus, a sua apreensão diante do anúncio:
“...em teu ventre conceberás e darás a luz a um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus..”
Jesus foi santo desde o ventre. O Cântico do salmista (Salmos 51:5): “..eis que em iniquidade eu fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe...” não representava qualquer culpa sobre o Senhor, não obstante, filhos gerados sob o matrimônio legítimo não constitui pecado.
III – O NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES.
3.1 A nobreza dos pobres.
Convém ler e considerar o comentário do autor acerca do tratamento que Jesus dispensava aos pobres.
Não precisa falar para ninguém, mas, veja se o seu pastor de sua igreja é um homem dedicado aos pobres, aos mais frágeis. Se ficar constatado que não é, não siga o exemplo dele; faça a sua parte porque a recompensa vem do Senhor.
3.2 A realeza do Messias.
Jesus tinha a legitimidade do poder sobre o trono de Davi, mas, ele deixou claro que o seu reino não era deste mundo.
Rei que rejeitou a sua coroa por amor a nós.
É tão triste ver que o homem luta para fazer o seu pequeno reino aqui na terra sem se dar conta do exemplo de Jesus que um dia virá e pedira de volta o que nos deu.
IV – O nascimento de Jesus e o judaísmo.
4.1 Judeus piedosos.
Consideremos oportuno este tópico em que o autor mostra à luz do texto sagrado que havia muitos judeus piedosos esperando a vinda do Messias, o que significa dizer que as palavras dos profetas não estavam ocultas a todos.
Somente o espírito piedoso pode abrir os olhos ao entendimento das coisas de Deus.
Há milhares de crentes piedosos em nossos dias, que não vivem sob holofotes dos aplausos humanos, guardam-se para o arrebatamento.
4.2 Rituais sagrados.
Lucas tem consciência do que o nascimento de Jesus representava para o povo judeu e para o mundo, eis a razão dele contextualizar o seu nascimento com o judaísmo.
Todos os que viveram no tempo de Cristo, a exemplo do Mestre, não empobreceram os valores do judaísmo. Compreenderam que a nova mensagem abria uma nova perspectiva de vida religiosa, não sob o conceito de religião, mas, o verdadeiro significado de uma vida de comunhão com Deus.
Assim devemos viver. Viver para glorificar o nome do Senhor desprezando as glórias efêmeras das riquezas terrenas.
Louvado seja o nome do Senhor.
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