Essa semana eu completei 13 anos de união conjugal. Entre tantas coisas que já aconteceram comigo e meu marido durante este tempo, continuamos juntos firmes e fortes para a honra e glória do Senhor Jesus.
Em um mundo como o nosso, onde os relacionamentos matrimoniais são descartáveis, até mesmo entre alguns que fazem parte da igreja - situação esta que me deixa muito perplexa - fica cada vez mais raro presenciar as comemorações de bodas. Por este motivo apresento aqui este pequeno texto, especialmente aos casais vencedores em Jesus!
O que são Bodas?
Bodas é o nome da celebração das festas de casamento, sejam elas no civil ou religioso. As bodas são comemoradas todos os anos e a cada ano recebe um significado e uma denominação diferente.
O termo boda tem sua origem no latim "vota" que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural: bodas e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.
A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais resistente.
Nome das Bodas
Além dos nomes das bodas de casamento, também é possível encontrar listas com nomes de bodas de namoro, para comemoração dos meses e anos. É importante considerar que as listas não são oficiais, e por isso muitas vezes há diferenças na designação de algumas classificações.
Além dos nomes das bodas de casamento, também é possível encontrar listas com nomes de bodas de namoro, para comemoração dos meses e anos. É importante considerar que as listas não são oficiais, e por isso muitas vezes há diferenças na designação de algumas classificações.
1º. ano: Bodas de papel
2º. ano: Bodas de algodão
3º. ano: Bodas de couro ou trigo
4º. ano: Bodas de flores frutas
5º. ano: Bodas de Madeira ou ferro
6º. ano: Bodas de açúcar ou perfume
7º. ano: Bodas de latão ou lã
8º. ano: Bodas de barro ou papoula
9º. ano: Bodas de cerâmica ou vime
10º. ano: Bodas de estanho ou zinco
11º. ano: Bodas de aço
12º. ano: Bodas de seda ou ônix
13º. ano: Bodas de linho ou renda
14º. ano: Bodas de marfim
15º. ano: Bodas de cristal
20º. ano: Bodas de porcelana
25º. ano: Bodas de prata
30º. ano: Bodas de pérola
35º. ano: Bodas de coral
40º. ano: Bodas de esmeralda
45º. ano: Bodas de rubi
50º. ano: Bodas de ouro
55º. ano: Bodas de ametista
60º. ano: Bodas de diamante
65º. ano: Bodas de platina
75º. ano: Bodas de brilhante ou alabastro
Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro.
O anel é usado como sinal de comprometimento. A aliança foi utilizada a primeira vez pela Civilização Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos.
As alianças de casamento assumem um papel de grande importância nessa comemoração, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia. Aliança: ato ou efeito de aliar. Enfatizemos o que é aliar: a palavra tem origem no latim ("alligare"), significa ligar-se, confederar-se, combinar, agrupar, unir, unir em casamento, harmonizar.
Manifeste-se aqui
Gostaria que você compartilhasse no espaço de comentários seu depoimento de vitória no casamento, com certeza o testemunho edificará muitas pessoas que vivem em crise no lar por e já pensam em desistir do seu compromisso com Deus e seu cônjuge.
Manifeste-se aqui
Gostaria que você compartilhasse no espaço de comentários seu depoimento de vitória no casamento, com certeza o testemunho edificará muitas pessoas que vivem em crise no lar por e já pensam em desistir do seu compromisso com Deus e seu cônjuge.
Com as informações de Portal da Família - http://www.portaldafamilia.org/datas/bodas/bodas.shtml
Olá, Cintia.
ResponderExcluirNeste ano, eu e minha esposa chegaremos aos 30 anos de matrimônio, se Deus permitir, é claro! E acredito que Ele queira. E não somos mais apenas dois, o lar cresceu com a chegada das bênçãos maravilhosas que o Senhor nos presenteou.
Aos que estiverem passando por momentos difíceis, eu digo que todos os casamentos vivem tempos de calmaria e tensões. O importante nestes momentos é lembrar que nada deve ser decidido quando os ânimos estiverem acirrados. Em momentos de ira, por mais que seja difícil, não peque um contra o outro. Pecar contra o cônjuge faz com que as orações sejam cessadas. 1 Pedro 3.6-7.
Eliseu
http://belverede.blogspot.com.br
Bem lembrado irmão não discutir quando os dois estão nervosos é a chave para uma vida conjugal harmoniosa. DEUS abençoe aos irmãos.
Excluirnossa Eliseu, 30 anos! Que deus abençoe cada vez mais!! Também penso que não seja bom discutir quando estamos nervosos, pois nesses momentos falamos sem pensar, ofendemos e magoamos, lembrando que a palavra que sai não volta mais
ExcluirO saber nao ocupa espaço!!!.
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/news/65-arevolucaodocerebro
Gostaria tanto de saber mais sobre as vidas de estanho, sera que alguem pode me ajudar, na próxima sexta feira estarei comemorando esta data....obrigafa
ResponderExcluirExiste bodas de meses de casados? Ou so de anos?
ResponderExcluir