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O sentido (significado) de qualquer vocábulo não está, necessariamente, nele mesmo, em seu isolamento; os dicionários registram os significados mais frequentes (mas não todos os possíveis) que, na condição de palavra, um significante pode ser aplicado. Essa afirmação parece complicada para quem não é do ramo, mas é possível explicar. Vejamos:
O sentido (significado) de qualquer vocábulo não está, necessariamente, nele mesmo, em seu isolamento; os dicionários registram os significados mais frequentes (mas não todos os possíveis) que, na condição de palavra, um significante pode ser aplicado. Essa afirmação parece complicada para quem não é do ramo, mas é possível explicar. Vejamos:
1. Vocábulo
é o nome que se dá a uma “palavra” isolada de um conteúdo: sol, terra, camisa
etc. Observe que a frequência dos exemplos leva-nos a atribuir um conteúdo que
pode ser falso. Pense numa linguagem figurada, para perceber o que digo.
2. Palavra
é o nome que se dá ao vocábulo, agora, constituinte de numa frase. A palavra
sempre envolve um contexto.
3. Dá-se
o nome de significante à forma (falada). O significante encerra um significado,
um conceito, um conteúdo. Significante e significado formam o signo
linguístico.
Dadas essas ligeiras – e até
frágeis – explicações, podemos abordar o assunto que nos interessa.
O vocabulário cristão
evangélico é - de modo geral - enriquecido pelo texto da Escritura Sagrada.
Muito se transfere dali para o linguajar dos cristãos. Por esse motivo, não é
raro que se compreenda de forma indevida um grande número de palavras
empregadas na Bíblia. Além disso, o apego ao estrito vocabulário bíblico gera o
que se pode chamar de jargão evangélico - uma prática nem sempre salutar, pelo
fato de que grande parte dos falantes não domina as possibilidades de
significados em seus devidos contextos.
Mesmo que eu não registre
aqui, há, à disposição de quem se interessar, fartos exemplos dessa
particularidade linguística. Um dos casos é o uso de palavras como levita, altar, entre inúmeras outras.
O termo levita tem servido para nomear o cristão que se dedica ao canto
solo na congregação; trata-se de uma transposição de sentido de uma palavra
hebraica que identificava as pessoas que serviam no culto do Antigo Testamento,
uma espécie de diáconos. Os cantores
não devem representar, na igreja, uma classe à parte. Essa perspectiva tem
despertado a vaidade de muitos cantores, os quais já não dispensam esse
tratamento indevido. O louvor e a adoração a Deus são atividades de toda a
congregação. Evidentemente alguém lidera a condução do cântico na igreja, mas
sua atuação não é a de um levita. A figura do levita já não existe, como não
existe a figura do sacerdote, nem do altar; ainda que algumas pseudoigrejas
cristãs imitem de modo ridículo um passado hebraico. Ao que conduz o cântico na
igreja, é mais saudável chamá-lo líder de
louvor, reservando o uso de ministro
àquele que ministra (entrega) a
mensagem da Palavra de Deus.
É comum, também, que se
atribua ao termo altar um sentido
diverso da sua etimologia. Não existe hoje um lugar santo, no sentido original da palavra. Não há santidade
específica em nenhum espaço da igreja. A santidade deve estar naquele que
ministra no templo, ou fora dele. O cristianismo evangélico não admite a
existência de um altar, ou seja, lugar de
sacrifício como ocorre na liturgia católico-romana. Trata-se, portanto, de
uma impropriedade na linguagem. O lugar de onde se entrega a mensagem bíblica é
uma tribuna, um púlpito.
Fica aqui a sugestão para que
os crentes demonstrem vivo interesse pelo uso de um vocabulário adequado à sua
convicção. Que as igrejas sejam grandemente atenciosas às escolas bíblicas,
levando aos seus membros bons ensinos litúrgicos, assim como uma boa
compreensão do vocabulário evangélico, para que os crentes sirvam de testemunho
da sua fé, impressionando a sociedade tal qual os servos da casa do rei Salomão
diante da rainha de Sabá.
Ev. Izaldil Tavares de Castro.
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