EBD LÇ. 3 21/01/2018 “A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS”.
O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento. Eles funcionam como polinizadores; sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.
Aos Irmãos coordenadores de EBD: Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.
PONTOS:
I – UMA TAREFA SUPERIOR.
II – UMA AUTORIDADE SUPERIOR.
III – UM DISCURSO SUPERIOR.
O caminho de Cristo foi penoso, para nos reaproximar do Pai.
I – UMA TAREFA SUPERIOR.
Sintam a grandeza da revelação desse texto (Hb.3:1-19). Somente alguém com profundo conhecimento do judaísmo somados a revelação dada por Deus (ICor.11:23) podia nos brindar com sua riqueza sob todos os aspectos.
1.1 Uma vocação superior.
Considero duas vocações distintas que se somam.
O grande líder Moisés revela o lado humano do plano de Deus que é levar os hebreus à Terra Prometida. A história do povo hebreu é a história da igreja em dimensão muito maior por se tratar da Canaã Celestial; a cidade do grande Deus e para onde, o segundo Moisés, Cristo, o grande libertador também em dimensão maior deu a promessa: “Na casa de meu pai há muitas moradas”.
Assim, andamos por fé e não por vista. (IICo.5:7).
1.2 Uma missão superior.
O autor da carta manda “considerar” (considerai) a Jesus Cristo como:
Apóstolo – O autor da lição explica essa condição dizendo que se refere a alguém que é comissionado como um representante autorizado.
Pode parecer contrassenso considerando que Jesus foi quem nomeou seus discípulos, mas no caso, lendo (ICo.9:2) onde Paulo considera os crentes como selo do seu apostolado, podemos dizer que a igreja como um todo é o selo do apostolado de Cristo.
Sumo sacerdote – Ele tinha prerrogativas especiais, podia entrar no santíssimo e Jesus entrou além do véu para rasga-lo, deixando franca a entrada, coisa que Moisés não fez.
Da nossa confissão - Moisés atendia o povo nas questões temporais, mas Jesus, trata além do limite da alma humana curando-a.
1.3 Uma mediação superior.
Eu gostaria de dizer, levando em conta os suicídios ocorridos no meio do nosso povo, que Jesus perdoa todo tipo de pecado, exceto o que já sabemos; pecado contra o Espírito Santo que corresponde a alguém entrar na sala do presidente da empresa e agredi-lo. Se alguém ofende o Espírito Santo, não há ninguém maior do que ele para quem se possa apelar. O Espírito Santo é Deus
Assim ficamos sabendo que Jesus é superior a Moisés como também superior a Arão pelo sacerdócio.
É uma pena, ver o povo religioso apelar para todos os santos quando Jesus está acima de todos eles e que pelo Senhor, foram nomeados santos.
II – UMA AUTORIDADE SUPERIOR.
2.1 Construtor, não apenas administrador.
Esse ponto da lição em que mostra Jesus como construtor da sua “própria casa” a qual casa somos nós, abre espaço para o seguinte esclarecimento:
Há muitos, na rede social, que vivem escrevendo para desqualificar o lugar onde realizamos o nosso culto, para dizer que ali não é casa de Deus. Logicamente que não podemos considerar alvenaria como casa de Deus, todavia em qualquer lugar onde se reúnam para cultuar o Senhor, é naquele momento, a casa de Deus ou casa de oração; refiro-me ao lugar como espaço dedicado a adoração, assim como no tabernáculo, a manifestação da glória do Senhor com sinais de aprovação era também, a casa de Deus.
A maior riqueza é que podemos nos gloriar em Cristo por nos ter feito parte do edifício, morada de Deus em Espírito. (Ef. 2:22).
2.2 O perigo de ver, mas não crer.
(Jo.20:29) “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.”.
Mais na frente, vamos ver o que de fato aconteceu. O endurecimento que tomou conta do coração do povo.
Hoje não é diferente e isso (refiro-me ao endurecimento do povo hebreu) deu causa a advertência do autor e recomendação para que tenhamos cuidado e que o mesmo não venha a acontecer conosco.
Vivemos um tempo muito difícil.
2.3 O perigo de começar, mas não terminar.
Claro que refere-se a caminhada da fé nos santos caminhos do Senhor, começar bem e terminar mal.
Há um grupo que considera a eleição e predestinação, a garantia que os eleitos nunca caem nem se desviam e se desviarem, com certeza voltarão em nome da eleição. Isto não é verdade. O pecado afasta o homem de Deus.
Paulo quando orientava a igreja de Coríntios sobre a ceia (cap.11) ele disse: “ Há entre vós, muitos fracos e doentes e muitos que dormem”.
Dormi já é a condição de estarem mortos ou separados de Deus pelo pecado ou pela incredulidade.
III – UM DISCURSO SUPERIOR.
3.1 O perigo de ouvir, mas não atender.
(Hb. 3:7-8) “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.”.
Esta advertência não está no texto de Hebreus, por acaso.
A moral cristã só considera pecado, roubar, matar, prostituir.
3.2 A humilhação do servo.
O autor da lição descreve a série de humilhações pelas quais o Senhor passou, concluindo com a citação de Isaias 53.
“A Deus agradou moê-lo fazendo-o enfermar...” Is. 53:10.
3.3 O exemplo a ser seguido.
Impressiona como nos esquecemos dos bons exemplos deixados pelo Senhor e a sua recomendação.
(Jo. 13:15) “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”.
Viver uma vida crista sem frutos é horrível e produzir frutos, não requer curso nas melhores universidades, requer amor a Cristo e a sua obra.
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