EBD LÇ. 04 22/04/2018 “ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO”.
O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento. Eles funcionam como polinizadores; sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.
PONTOS:
I – ABORTO: CONCEITO GERAL E BÍBLICO.
II – O EMBRIÃO E O FETO SÃO UM SER HUMANO.
III – TIPOS DE ABORTO E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS.
I – ABORTO: CONCEITO GERAL BÍBLICO.
1.1 Conceito geral de aborto.
Escrevo para quem tem a lição e para quem não tem e assim!
Aborto no comentário do autor significa interrupção do nascimento e ele puxa a raíz da palavra, de origem latina como sendo: “abortus” – ab = privação e ortus = vida.
Privação da vida ou cessação dela seja na forma ainda embrionária, o óvulo fecundado ou o feto, a criança já em formação primária.
1.2 O aborto no contexto legal.
O autor cita o que as leis prescreveram ao longo dos tempos desde Hamurabi até o nosso Código Penal. Todos eles criminalizavam o aborto.
Hamurabi (1810-1821) Condenava o aborto.
Código Napoleônico (1769-1750) considerava crime hediondo.
Código criminal no Brasil Império (1830); complementa o autor que no Brasil o aborto ainda e crime.
Todos somos testemunhas da pressão que parte da sociedade e minoria representada por movimentos sustentados pela esquerda faz na Câmara e no Senado para descriminalizar o aborto.
Há duas hipóteses em que o Código Penal prevê o aborto: Risco para a mãe e estupro.
1.3 Conceito bíblico de aborto.
Escreve o autor: “Na lei mosaica, provocar a interrupção da gravidez de uma mulher era tratado como ato criminoso e cita (Ex.21:22-23).
Note-se que no texto acima citado o agente do aborto, não é a grávida e seu marido e sim, um agente externo que provocou o dano à semelhança daquilo que frequentemente vemos em nossos jornais; acidentes de transito que provoca o aborto.
1.4 O aborto na história da igreja.
A história da igreja no presente tópico está representada pelo pensamento e opinião de alguns dos seus representantes e os citados são:
O ensino dos dez apóstolos (Séc. I) (Em outras fontes de informações, dizem: 12 apóstolos e a Didaquê que é chamado de “catecismo cristão” escrito por volta do anos 60-90, após a era apostólica condenava o aborto.
Para Tertuliano (1520-220) como para Tomás de Aquino (1225-1274) o aborto era considerado crime.
Independente da questão do aborto, todo pensamento deve ser avaliado à luz da Bíblia.
II – O EMBRIÃO E O FETO SÃO UM SER HUMANO.
2.1 Quando começa a vida?
Expõe o autor, o pensamento dos cientistas que concordam que a vida tem inicio a partir do óvulo fecundado que se dá o nome de zigoto ou a fixação do óvulo fecundado.
Com essas afirmações, vale dizer que a vida e surge o ser, a partir da fecundação e não depois quando as células de repartem e se unem para formar o corpo; outros consideram a vida a partir da 14ª semana ou ainda 25ª semana.
Zigoto é a união da célula masculina, espermatozoide, com a célula feminina ou óvulo.
2.2 O que diz a bíblia.
O autor cita Jeremias 1:5: “ Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”.
A linguagem bíblica acima como em outros textos revela a linguagem da visão que seus autores tinham de Deus, como Deus nos vê e na verdade, tem valor profético ou escriturístico.
A Bíblia, literalmente não trata desse assunto sob a ótica das ciências.
2.3 Qual a posição da igreja?
A posição da igreja é e tem sido a de defender a vida humana desde a concepção sabendo que o aborto em linhas gerais, é a destruição da vida para afastar uma gravidez indesejada ou esconder o adultério.
III – TIPOS DE ABORTO E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS.
3.1 Aborto de Anencéfalo
Má formação do tubo neural que traz ao mundo, uma criança que viverá no estado vegetativo.
O STF legalizou em 2012 a possibilidade de interromper a gravidez.
A ciência tem avançado muito nos exames pré-natalinos e consegue diagnosticar sem possibilidades de erro essa condição do feto.
Para o autor é incoerente defender os direitos humanos e ao mesmo tempo agir de modo discriminatório em relação aos anencéfalos citando (Rm 2:11) “Para com Deus, não há acepção de pessoas.
Sem pretender polemizar, considero que o texto não leva a esse alcance pois trata do conceito de preconceito humano diante da possibilidade de salvação de todos os homens.
3.2 Aborto em caso de estupro.
É preciso dividir este tópico em dois blocos:
No primeiro, o autor trata da flexibilização da lei que permite o aborto em caso de estupro até sem comprovação efetiva que tenha ocorrido o estupro.
No segundo, o autor considera que um crime, o estupro, não pode conduzir a outro crime, o aborto.
PRECISO PENSAR!
Ficamos a imaginar o cidadão está dentro do seu lar, asilo inviolável pela Constituição Federal, de repente o seu lar é invadido por bandidos que barbarizam a família e estupram, as mulheres, de forma violenta forçando ao coito e despejando ali, doenças venéreas, possivelmente AIDS e a jovem sendo forçada a carregar nove meses o fruto da violência no seu ventre.
Fica claro que a condução da gravidez vai trazer ao mundo uma criança que não pediu para nascer e com certeza, será amada, pois não tem culpa do abuso.
Se muitos pastores podem opinar pelo menos, teoricamente que não permitiriam o aborto, posso por mim, como cidadão opinar que entregaria a vítima, filha ou esposa ao inteiro cuidado médico para a limpeza do útero, sem esperar semanas quando o corpo já está em formação.
Espero não ser julgado impiedosamente pela minha opinião que não representa a opinião pastoral.
3.3 Aborto terapêutico.
É compreendido como o aborto que visa proteger a vida da mãe diante de um perigo iminente de sanidade do feto.
O autor defende a sacralidade da vida humana apontando para textos que defendem o respeito à vida: (ISm.2:6) .... e Fp.1:23-24).
Temos conhecimento e não poucos de crianças que nascem com alguma irregularidade e fazem a alegria dos pais.
Outra ponderação do autor é que não temos o direito sobra a vida;
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Aos Irmãos coordenadores ds e EBD: Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.
Caro professor, presenteie seus alunos com a “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”. É um material barato e seus alunos irão mostrar gratidão pelo gesto.
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