Eu não lembro se foi Abraham Lincoln quem disse o seguinte: “Pior do que não ler nenhum jornal é ser leitor de apenas um jornal”.
É verdade. O sujeito que se satisfaz apenas com uma fonte corre o risco de acabar sendo um alguém manobrado por esta fonte.
Quando era bem jovem, aprendi a necessidade de confirmar informações da maneira mais difícil que se possa imaginar, pois era uma das primeiras vezes que saía de casa sozinho. Estava distante do meu lar, no centro da Capital de São Paulo, e de repente sem saber qual direção tomar para retornar. Perguntei ao primeiro transeunte que se aproximou de mim. Ele levantou o braço, apontou uma direção, pediu-me para entrar na primeira curva à direita e depois à esquerda, seguir adiante, cruzar uma praça... Fui. Depois de uns quarenta minutos estava exausto. Perguntei outra vez. A senhora indicou o sentido totalmente contrário. Fiquei pasmo. Ela percebeu e sorriu. Contei-lhe o que havia acontecido. Ela sorriu mais e disse para eu voltar a perguntar mais a frente e confirmar o que dizia. Ela de fato tinha a informação correta e a transmitiu com sinceridade.
Por vezes é assim que acontece com os blogueiros. Nem todas as fontes são confiáveis. É triste ver um blogueiro amigo sequestrado por uma fonte de má-fé o desencaminhando.
Quando estamos coletando informações para atualizar nossos blogs, num tópico que não é da nossa autoria, ou baseado em dados externos, sendo uma pauta do cotidiano ou outro assunto diferente, a prudência recomenda recorrer pelo menos a três fontes diferentes para não ser induzido ao erro.
A mídia secular tende a lançar informações tendenciosas na praça contra as lideranças evangélicas. E alguns blogueiros evangélicos tem repercutido essas informações como se fossem o próprio cânon bíblico. Todo cuidado é pouco para não ser manobrado por interesses inconfessáveis de jornalistas sem compromisso sério com a verdade e coração preconceituoso.
E.A.G.
Bom dia!É sempre bom compartilhar das ideias veiculadas neste blog. Parabéns, pelo trabalho que desenvolvem. Um fraterno abraço dos pampas gaúcho, Maria Ester.
ResponderExcluirNão corro esse risco no meu blog onde faço resenhas de livros que li (jamais dos que não li). O conteúdo só depende de mim mesmo, é só minha opinião.
ResponderExcluirPra quem tem sites de notícias deve sempre estar ligado nisso, é até bem difícil dizer se uma fonte é confiável ou não, não podemos confiar em tudo mesmo que a notícia tenha cara de verdade.
Enfim, é complicado, o blogueiro pode até se queimar passando, mesmo que inocentemente, uma notícia falsa.
Valeu Cara!Parabens que Deus continue te abençoando muito
ResponderExcluirMaria Ester.
ResponderExcluirTambém é um prazer saber que nos acompanha.
Deus te abençoe.
Felipe Fagundes.
ResponderExcluirVocê tem toda razão. A credibilidade do blogueiro que repassa informações não condizentes com a verdade fica totalmente abalada.
Abraço.
Edir de Evilgamerfan
ResponderExcluirDeus te abençoe muito também.
Mt bom! Eu sempre apliquei este método aos meus post's. Como se diz... testemunho de 3 é verdadeiro... rsrs
ResponderExcluirPaz