Por Eliseu Antonio Gomes
Blog Belverede
Pergunta importante: Deus precisava do animal que foi oferecido em sacrifício por Abel? Não. Mas diz a Bíblia que o Senhor se agradou de tal atitude. Foi uma oferta agradável porque foi entregue devocionalmente.
Blog Belverede
Pergunta importante: Deus precisava do animal que foi oferecido em sacrifício por Abel? Não. Mas diz a Bíblia que o Senhor se agradou de tal atitude. Foi uma oferta agradável porque foi entregue devocionalmente.
Ocorre de igual forma hoje em dia. Antidizimistas, e anticristãos de modo geral, afirmam que Deus não precisa de dinheiro. Muitos críticos dos pastores que pedem ofertas e dízimos, recusam-se a entregar ou entregam dinheiro na igreja no estilo de Caim, o primeiro filho do casal Adão e Eva que o Senhor rejeitou.
Deus não precisa do seu dinheiro, mas o seu semelhante sim. Através da arrecadação cuida-se das almas, tanto física como espiritualmente. Você ama o próximo como a si mesmo? As passagens bíblicas que abordam o dinheiro sinalizam com clareza o nosso relacionamento com Cristo e com Deus devocionalmente. Quem não é liberal nas finanças geralmente não se importa com o bem-estar de pessoas necessitadas, elas parecem apenas pensar em acumular e usar o dinheiro em benefício próprio.
Acredito que o assunto “dízimo” é o mais polêmico para a cristandade na atualidade. Penso que a fogueira da polêmica não apaga pelo jeito como grande parte da liderança cristã apresenta a questão dos dez por cento. Conheço poucos líderes que esclarecem que a vigência da obrigatoriedade referiu-se aos judeus, poucos afirmam que o cristão precisa adotar o sistema de dízimo com o coração voluntário e decidido a demonstrar na condição de dizimista o amor a Deus e ao próximo.
Infelizmente – palavras de um pastor assembleiano, com aproximadamente 70 anos, jubilado, e com a cabeça ainda bastante lúcida – a má administração do montante arrecadado chama mais atenção do que as boas administrações, que são em números maiores.
Não costumo frisar o livro de Malaquias no assunto dízimo. Gosto de usar Gênesis 14; Gênesis 28; Salmo 110.4; Hebreus 5; e Hebreus 7. Por quê? Porque nessas passagens está claro e patente o relacionamento de Cristo com a Igreja e através de Cristo o relacionamento do ser humano com Deus devocionalmente.
Entregar o dízimo e a oferta na igreja com o coração desejoso de ser alguém usado para abençoar vidas é uma situação que o Senhor se agrada. É um privilégio muito bom fazer parte do grupo de irmãos que sustentam financeiramente missionários no exterior; investem no evangelismo urbano; patrocinam abertura de novos templos; cuidam da manutenção de templos já abertos!
E.A.G.
Graça e paz do Senhor Jesus Cristo,
ResponderExcluirO assunto dízimo,graças ao nosso DEUS justo está cada vez mais claro para aqueles que querem ver a verdade.No livro de Deuteronômio 14:22-29 esta claro tudo sobre o dízimo instituído para o povo antigo de DEUS,para quem era, como era, o que era e quem poderia recebe-lo. Desde a rasgadura do véu do templo por conta da morte vicária do Senhor Jesus, a prática desta lei Mosaica não deve mais ser realizada por nós que vivemos pela fé e pela graça. Vejo que infelizmente a maioria dos pastores e líderes das denominações evangélicas não se rendem a essa verdade,pois já não conseguiriam viver sem a facilidade que o dízimo lhes oferece, sendo mantida as suas ostentações e não as suas necessidades. Ainda que a prosperidade do seguidor de Jesus nos está proposta e ensinada em 2Co 9:6-11,e o versículo chave é o 9 que atrela a caridade à prosperidade plena e em tudo em Cristo, nunca vi uma pregação sobre esta palavra. Como disse o nosso irmão Pedro com muita propriedade no Espírito,haveria alguns que fariam comércio de nós com palavras fingidas.Mas ,louvo a DEUS porque mais e mais irmãos que tem aberto os olhos para a verdade do evangelho puro e simples do Senhor e salvador Jesus Cristo,o Ungido de DEUS,amém.
Graça e Paz Irmãos, este estudo é bem polêmico, Paulo na Carta aos Gálatas 1:6-12, ele diz que recebeu toda revelação para Igreja, ele não fala nada sobre dízimo, mas sim sobre eferta voluntária que seja de coração e com alegria e fala que esta oferta na realidade foi o proprio Deus que já lhe abeçoou, e que você já tem este dinheiro, em 2 Coríntios 9:10.
ResponderExcluirVocê da sua oferta porque ja é abençoado e a quantia está no seu coração!
O dízimo começou pela uma atitude voluntária de Abraão, que entregou a Melquisedeque Gênesis 14:20 .
, que foi estabelecido como Lei para o povo de Israel, Levítico 27:30-34.
Através da morte e ressurreição do Sr. Jesus, todas as ordenanças da lei foram ab-rogadas, trazendo uma Salvação pela Graça mediante a Fé no Sr. Jesus Cristo, a cartas aos Hebreus 5 -7 fala sobre isto que houve uma mudança de sacerdócio!
Embora não temos mais respaldo como ordenança Divino pela Palavra de Deus, para esta dispensação da Graça, mas se sente no coração em entregar seu Dizimo como fez Abraão pela Fé reconhecendo que foi Deus que o tinha feito chegar àquela vitória! Tenho um estudo sobre dízimo não deixe de ler! http://franciscogois.blogspot.com.br/2012_06_03_archive.html
Graça e Paz.
ResponderExcluirRealmente é um assunto bem polêmico e minha opinião é muito extensa para ser postada aqui; se alguém se interessar estou no meu blog. - Minha opinião está expressa nesse endereço:
http://sendadapaz.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-02-10T08:11:00-08:00&max-results=7
- Será um prazer te receber
Graça e paz queridos. Recentemente escrevi alguma coisa em meu blog sobre esse assunto. Muito tem me incomodado a saúde do povo evangélico brasileiro no que diz respeito a contribuições de uma forma geral. Estamos sofrendo verdadeiros bombardeios pelas igrejas televisivas que pregam a prosperidade e exploram a fé do povo simples que contribui de coração. Segue abaixo o que postei em meu blog. Tentei transferir o meu artigo para aqui mas o número de caracteres foi ultrapassado. Os amados poderão acessar:
ResponderExcluirwww.discipulosdecristoprromildo.blogspot.com
e conferir.
Em Cristo Jesus
Pr. Romildo Gurgel
SE ELE PRECISA DE DINHEIRO? MANDE ALGUM PASTOR QUEIMAR O DINHEIRO PARA SUBIR COMO OFERTA A ELE...!!!! VEJA SE FOSSE ASSIM SE ALGUM FARIA ISSO???? VEJA ESSE EXEMPLO: 1Cr 29:
ResponderExcluirOfertas para a construção do Templo
29 1 Depois o rei Davi disse a todo o povo:
— O meu filho Salomão é o único a quem Deus escolheu, mas ele ainda é jovem e sem experiência. O trabalho a ser feito é enorme porque não se trata da construção de um palácio onde vão morar pessoas, mas de um templo para Deus, o Senhor. 2 Para construir o Templo do meu Deus, preparei com todo o esforço o material necessário, isto é, ouro, prata, bronze, ferro, madeira, pedras de ônix, pedras preciosas, pedras de várias cores para os mosaicos e muito mármore. 3 Mas, além de todos os preparativos que fiz para o Templo, dei também prata e ouro que me pertencem, pois amo o Templo do meu Deus. 4 Dei mais de cem toneladas do mais puro ouro e duzentos e quarenta toneladas de prata pura para revestir as paredes do Templo 5 e para todos os objetos que os artesãos vão fazer. Agora, quem está disposto a dar ofertas ao Senhor Deus por vontade própria?
6 Então os chefes dos grupos de famílias, as autoridades das tribos, os oficiais do exército e os administradores das propriedades do rei deram de livre vontade 7 para a obra do Templo o seguinte: mais de cento e setenta toneladas de ouro, dez mil barras de ouro, trezentas e quarenta toneladas de prata, seiscentas e quinze toneladas de bronze e três mil quatrocentas e vinte toneladas de ferro. 8 Aqueles que tinham pedras preciosas deram essas pedras para o tesouro do Templo, que era administrado por Jeiel, do grupo de famílias levitas de Gérson. 9 O povo deu de boa vontade ofertas a Deus, o Senhor, e eles ficaram alegres porque havia sido dado tanto. O rei Davi também ficou muito feliz.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 1Cr 29:9 http://estudosdaescritura.blogspot.com/
Internauta de Somente Jesus Salva
ResponderExcluirO nome de seu blog é uma verdade que deve ser lembrada sempre, escolheu um nome bonito!
Sobre a construção do templo judaico, é preciso levar em consideração a passagem de Cristo, quando parou para descansar e tomar água, junto ao poço que o patriarca Jacó abriu. Em conversa com Ele a mulher samaritana levantou a questão sobre qual era o local correto para adoração. Naquela época havia o templo em Jerusalém e também houvera outro, enorme, em Samaria – possivelmente frequentado apenas por samaritanos - (as ruínas foram descobertas por arqueólogos e é visitado hoje em dia por turistas).
A resposta: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. - João 4.23-24.
Jesus explicou para a samaritana que a verdadeira adoração cristã não depende da localização geográfica. Ser um verdadeiro adorador depende do espírito da pessoa e seu objetivo. É preciso o quê?
1 - adoração em espírito - empreender louvores com todo o ser, aplicando intensidade à adoração ao Pai; ser adorador por toda a vida, interna e externamente e não apenas em alguns momentos; adorar em público e em particular.
2 - usar a verdade: é preciso adorar sinceramente. Em casa, na reunião no templo, ou outros lugares, dedicar culto ao Senhor com o único interesse de cultuá-lo, jamais com objetivos paralelos.
Abraço.
E.A.G.
Pastor Francisco Gois
ResponderExcluirA carta de Paulo aos crentes da Galácia, no capítulo primeiro, fala de alguns que perverteram o Evangelho e da chamada ministerial do apóstolo. O trecho não diz que a tal perversão fosse à prática do sistema de dízimos. Alegar isso é ir além do que o texto bíblico informa.
Sobre 2 Coríntios 9.10: O que seria uma oferta voluntária? É o dinheiro entregue por iniciativa pessoal, sem pressão alguma de qualquer outra pessoa.
Penso que o cristão dizimista se encaixa perfeitamente em 2 Coríntios 9.10 ao querer entregar 10% de seu salário, mensalmente, com o objetivo de assim adorar a Deus e praticar amor ao próximo. Se o cristão dizimista entende perfeitamente que a salvação está em Cristo e não em qualquer tipo de contribuição financeira à igreja ou à assistência social, sua atitude colaborativa é aceitável.
Quanto ao dinheiro da oferta estar estipulado em porcentagem não invalida a situação, se a pessoa o entrega com alegria em seu coração.
Hebreus 5 – 7 nos revela a mudança do sacerdócio levítico, finito, para o sacerdócio eterno, sem fim, ao qual pertencia Melquisedeque e pertence Jesus Cristo. É ao sacerdote Jesus Cristo que, pela fé, os cristãos dizimistas levam os 10% mensais. Alguns antidizimistas alegam que o Filho de Deus não está em pessoa para receber o dinheiro. É verdade! Os cristãos dizimistas lembram-se e creem que Jesus cumpre a promessa de estar presente em todos os lugares onde houver duas ou três pessoas em seu nome, e dessa maneira, entregam dízimos a Ele durante os cultos ao Pai.
Na paz de Cristo, meu abraço.
E.A.G.
Caro Romildo.
ResponderExcluirPastor, sinceramente, eu penso que a questão do sistema de coletas de dízimos entre cristãos possa ser praticado sob o agrado de Deus, desde que o cristão faça a entrega de 10% de salário sem quaisquer outros interesses do que tão somente praticar adoração a Deus e amar o próximo. Se o faz com liberalidade, alegria no coração, sem pressão de terceiros, então, é aceitável tal ação.
Quanto aos pregadores de televisão, creio que não devem pedir dízimos de cristãos frequentadores de templos. Nunca vi, mas se houver esse tipo de situação, na minha concepção é uma solicitação antiética.
Sobre participar de campanhas solicitando ofertas, apresentadas na TV, penso que é uma relação que compete apenas ao ofertante e ao solicitante. Vivemos em um país que goza de liberdade religiosa, e se o ofertante é maior de idade pode fazer o que bem quiser com seu dinheiro. Eu, você, qualquer outra pessoa, não temos o direito de pensar em opinar sobre finanças alheias.
Deus nos deu livre arbítrio e permite que usemos o dinheiro que temos em mãos como desejamos. O cristão envia ajuda financeira ao evangelista da TV que sente alguma identificação. Considero uma invasão interferir nas escolhas que o cidadão trabalhador faz com seus salários.
Na paz de Cristo.
E.A.G.
Anselmo
ResponderExcluir"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." - Romanos 12:1
Com certeza entende, o culto que está ao nosso alcance fazer é apresentar a Deus os nossos corpos, vivos, como sacrifício. Ou seja, é viver andando no Espírito e evitando praticar as obras da carne (Gálatas 5.16-23).
Neste processo, é preciso ponderar como lidamos com o dinheiro. Se usamos o que temos com ganância e avareza, logo não amamos a Deus e ao próximo, então, não estamos sacrificando nada a Deus.
Abraço.
E.A.G.
O dízimo passou para nova aliança. Comprovação: Mt 23:23; Hebreus 5; e Hebreus 7. NA VERDADE O PROBLEMA NÃO É O DÍZIMO, SE DEVEMOS OU NÃO DEVEMOS DEVOLVÊ-LO. O PROBLEMA É O MUDO COMO O DÍZIMO É USADO PELA MAIORIA DOS PASTORES DE HOJE. O DÍZIMO SE TORNOU UM DEUS PARA ALGUNS PASTORES, DE MODO QUE SE ELE ESTÁ NUMA IGREJA GRANDE, E NUMA CONVENÇÃO É ESCOLHIDO PARA IR PARA UMA IGREJA PEQUENINA, ELE PÕE O PÉ NA PAREDE, E NÃO VAI. NÃO VAI POR QUE? NÃO É PORQUE AMA OS IRMÃOS MAS SIM O DÍZIMO DESTA IGREJA GIGANTE. PERGUNTO A TODOS QUE PARTICIPAM DE CONVENÇÕES, ESTOU MENTINDO?
ResponderExcluirmissaonolar.blogspot.com
Foi um belo post...
Concordo que o grande problema é a destinação que os lideres dão ao dizimo,se o objetivo e ajudar proximo,é lícito que use meu dízimo para ajudar aos irmaos carentes que a igreja que pertecem não ajudam.
ResponderExcluirok, texto bonitinho, mas a realidade é outra, sei que vou ferir muitos egos aqui, mas creiam que o espirito santo ainda fala com as igrejas...
ResponderExcluirDeus não habita em casas feitas pela mão do homem, ele está em todos os lugares..
o dizimo é para ser dado ao tesoureiro, Onde fica o deposito do templo da terra santa? em alguma igreja de são Paulo ou rio de janeiro ou em algum outro lugar aqui no brasil?
Jesus teve o ministério mais frutífero do planeta, e não precisava receber doações, jesus mesmo falou: De tudo aos pobres e me siga.
Hoje os "crentes" se preocupam com que roupa vão, que musica vão cantar, se o "irmãonzinho" é mais "retete" que eu....
Lembrem-se o alvo é as almas, ajudar? claro, mas não precisamos 1º alimentar ego de igreja chique e de riquezas materiais, tem muito membro passando necessidades e o "pastor" pensando em trocar o púlpito por um mais novo!