Na vida a fora passamos por lutas, aflições, desafios. Muitas são as situações adversas em que alcançamos o sucesso em tantas outras e em tantas outras coisas vemos nossos sonhos se tornarem pesadelos. Em muitas delas nos parece que não alcançaremos a vitória, sendo que em muitas destas vezes parece até que não chegaremos ao fim do dia. Fato é que a vida é feita de alegrias e tristezas, de saúde e enfermidades, de batalhas e vitórias, de sucessos e derrotas, de conquistas e fracassos.
Contudo, cremos baseados na Palavra de Deus, baseado em João 16.33, que devemos ter paz em meio às aflições do mundo, pois há a promessa de Jesus, que venceu o mundo por nós, em João 10.10, nos afirma com uma promessa piedosa para que tenhamos uma vida abençoada e em abundância.
O que fazer então diante das adversidades da vida?
O que fazer quando as lutas se apresentam maiores que nós? O que fazer quando as nossas aflições parecem sugar as nossas forças? Somente crer nas promessas de Deus para nós? Não. Precisamos crer, sim, mas orar e agir para que essas promessas e tantas outras se cumpram em nossas vidas. Precisamos lutar para alcançar a vitória, o cumprimento da promessa.
A história do nosso texto base de Atos 12, aconteceu por volta de 67 d.C. Vemos um dos grandes momentos de perseguição no princípio da Igreja Primitiva, em que Tiago - um dos apóstolos e irmão de João - fora martirizado por determinação de Herodes Agripa I. Vendo que agradara ao povo, Herodes continuou sua perseguição e prendeu Pedro, para logo após a Páscoa entregá-lo ao povo e martirizá-lo. Em meio a esse contexto de perseguição e ameaças de mortes, diz Atos 12.6, que Pedro foi levado ao cárcere acorrentado entre dois soldados e sentinelas, e ao invés de se desesperar e entristecer, reação que seria esperada e normal em tal situação, diz o texto que Pedro dormia. Teria Pedro algum problema ou distúrbio para não entender sua real situação e risco de morte iminente. Certamente não. A questão é que Pedro tinha uma promessa do próprio Jesus para sua vida e confiava nela. A promessa de que alcançaria a velhice quando então seria martirizado por causa de seu amor por Jesus (João 21.18,19).
O importante é ressaltar que não foi o simples fato de crer na promessa de alcançar a velhice que livrou Pedro da morte naquele momento, mas sim a "oração incessante a Deus", por parte da igreja a favor dele (Atos 12.5), e a sua sua disposição de seguir o anjo do Senhor e sair da prisão sem as sentinelas perceberem (Atos 12.7-11, 18, 19).
Não podemos agir de forma diferente em meio às adversidades da vida, devemos crer nas promessas do Senhor, orar, incessantemente pelo cumprimento de cada uma delas e agirmos proativamente em busca dos nossos alvos até que alcancemos nossas promessas.
Muitas vezes somos levados pelas forças das circunstâncias e pelo mundo que vivemos, por sentimentos depressivos, e por ataques do mundo espiritual, a assumirmos uma posição defensiva e uma postura passiva e conformista em meio às lutas e dificuldades. É preciso ponderar que este não deve ser o seu, o meu , o nosso comportamento. Devemos correr atrás dos nossos sonhos e dizer "não" aos levantes do inimigo e até às fraquezas do nosso "eu".
A Palavra de Deus é clara em João 3.16: existe uma promessa de salvação para todo o mundo, mas só aqueles que creem nesta promessa alcançarão a vida eterna. Além disso, João 1.12 nos ensina que para alcançarmos a promessa de sermos feitos filhos de Deus, precisamos ter a ação de crer e receber Jesus em nossos corações, confessando em oração diante do homem a Jesus como nosso salvador (Mateus 10.32. Dentro dessa nova ótica sobre as promessas de Deus, não viveremos mais passivamente aguardando o cumprimento de casa uma delas, mas teremos uma vida de oração e ação, buscando a bênção e vitória a cada dia.
Quatro promessas de Deus para nós:
I. Lar abençoado.O Salmo 127 e 128 nos revelam a promessa e bênção para o lar daqueles que confiam no Senhor, e Atos16.3 nos promete salvação e vida eterna em Cristo Jesus para toda a nossa casa.II. Saúde abençoada.Isaías 53.5 nos afirma que pelas feridas de Cristo fomos sarados, tanto das nossas enfermidades espirituais, como do corpo e alma, e mais, Lucas 4.38,39 nos ensina que estando Jesus presente em nosso lar, teremos cura do corpo, com uma vida saudável para o nosso lar.III. Vida profissional e financeira abençoadas.Isaías 1.19 nos garante que se quisermos e ouvirmos ao Senhor, comeremos o melhor desta terra, além de 2 Coríntios 9.6-15 nos garantir as sementes necessárias para alcançarmos uma vida próspera com riqueza e generosidade ao próximo.IV. Vivência abençoadora.
Mateus 28.18-20 e Atos 1.8 nos habilita a sermos mais do que simples conquistadores de vidas para Jesus, mas disseminadores de uma fé inigualável e mensagem poderosa, única capaz de impactar e mudar a história da humanidade.
Então, creia. Deus o Senhor todo poderoso, criador dos céus e da terra, tem muito a acrescentar sobre sua vida e lar. O apóstolo Paulo declara em Efésios 3.20 que o Senhor Deus é poderoso para realizar infinitamente mais do que ou imaginamos, por isso cabe a nós crermos neste Deus amoroso, recebermos as promessas como sendo nossas - porque elas são! -,orarmos e fazermos o que for de nossa competência para a sua realização.
Creia, ore, aja. O Senhor está pronto para abrir as janelas dos céus e derramar bênção sem medidas sobre você. Busque a igreja evangélica na qual é alimentado com a Palavra de Deus e contribua financeiramente. Malaquias 3.10; 2 Coríntios 9. 10-15.
Autoria do texto: Paulo Leandro Esteves, pastor na Igreja Metodista Renovada. Publicação original em Renovação da Fé, ano 13, edição número 54. | www.ubeblogs.net
0 Comentários:
Postar um comentário
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios - Salmos 90.12.
▬▬▬▬▬▬▬
Seu comentário é muito importante para nós da UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos. Portanto, comente com responsabilidade.
Atenção: Não serão aceitos comentários:
1) Ofensivos
2) Anônimos
3) Em CAIXA ALTA.
Administração UBE Blogs