O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos. "Quando tudo isso acontecer — e certamente acontecerá — eles saberão que um profeta esteve no meio deles". Ez 33. 31 e 33
você segue, curte e compartilha a Palavra do Senhor? |
Ser cristão não é fácil. E ser um cristão blogueiro (ou vice-versa), menos ainda. Muitas vezes, temos que escrever coisas que não queremos, ou que não gostaríamos de escrever ou ainda que sabemos que vão causar fúria e indignação em outras pessoas. E, por isso, sofremos por antecipação.
Entretanto, o chamado para ser um profeta virtual (ou blogueiro cristão, se preferir) é mais forte e nos impele a falarmos e compartilharmos aquilo que o Senhor colocou em nosso coração. Então, ser blogueiro é, parafraseando alguém, "tocar o futuro".
Acredito que muitos colegas blogueiros cristãos devem ter experiências para contar nesse sentido, em que uma postagem assumiu ares proféticos ao abordar determinado assunto e a repercussão posterior ter ultrapassado fronteiras.
Em termos virtuais, isso pode receber vários nomes: os cartuns são chamados de "memes". Já os vídeos são chamados de "virais", e até mesmo empresas querem descobrir qual o segredo para se viralizar um vídeo, promovendo sua marca.
Todavia, em termos de blogagem cristã, o conceito não pode ser exatamente o mesmo. Apesar disso, eu já postei um vídeo, na campanha presidencial passada, de um pastor de Curitiba que, em um de seus sermões, fez um alerta sobre o perigo de se votar em partidos de esquerda, cuja bandeira política promove abertamente a imoralidade ou iniquidade, do ponto de vista bíblico (homossexualismo, aborto, prostituição, etc.).
Esse meu post viralizou, e atraiu a fúria de alguns, e passei umas chateações com um troll profissional, que veio me atentar. Faz parte, e precisamos estar conscientes e preparados para isso.
Mais recentemente, me senti um verdadeiro profeta, ao escrever um post sobre a polêmica da eleição do pastor Marco Feliciano para a presidência da CDHM da Câmara dos Deputados, chamando a atenção para um fato, até então, pouco percebido pela grande maioria da população: que estavam apedrejando Feliciano, e deixando em paz dos mensaleiros condenados, José Genoíno e João Paulo Cunha, assumindo tranquilamente a comissão mais importante daquela casa de leis (CCJ).
Naqueles dias, uma pesquisa nos buscadores não trazia nenhuma matéria dos grandes sites e portais noticiando os notórios mensaleiros demarcando território assumindo os cargos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eu tive que ir ao site da Câmara para encontrá-los por lá, vendo para crer naquela excrecência.
Então, em uma verdadeira jogada de mestre, tempos depois, eis que Feliciano, acuado pelos protestos contra sua permanência na CDHM, foi convocado para uma reunião com deputados governistas, onde lhe pediram para renunciar. E qual foi sua resposta? "Eu renuncio, mas só se Genoíno e Paulo Cunha renunciarem também". Quase 1.000 comentários de repercussão, e a maioria elogiando sua postura.
Isso é blogagem profética, senão veja o que eu escrevi aproximadamente 20 (vinte) dias antes de ele dar aquela declaração que chocou a mídia, seus pares e até a opinião pública:
Quer meu apoio para tirar o Feliciano da CDHM da Câmara? Ok, beleza. Me mostrem alguém que tenha a qualificação adequada para a tarefa. Mas, antes, arranquem os mensaleiros da CCJ e terão meu apoio para isso. Antes, não. Se João Paulo Cunha e Genoíno podem ficar na CCJ, por que na CDHM Feliciano não? Me economizem de hipocrisia barata. (grifo acrescido)
(Fonte: A desinformação a serviço da manipulação: Como desviar o foco do que realmente interessa)
Agora, mais recentemente, vi isso ocorrer novamente, com o alastramento das manifestações eclodindo Brasil afora. Eu escrevi um post, em setembro de 2011, explicando as razões porque devemos orar por nossos governantes e autoridades. Nesses últimos dias, quando os protestos deixaram analistas sem saber o que dizer e a sociedade sem saber o que pensar, o post bombou.
Em poucos dias, centenas de pessoas o acessaram, a despeito de estar, até poucos dias antes, praticamente esquecido. Outro post que, talvez, no futuro, também vá gerar repercussão é o que fala sobre a ratoeira do voto ideológico, em que nossas urnas, muitas vezes, se parecem mais com uma armadilha montada. Talvez isso até mereça um post no futuro, do voto na legenda (do partido), que faz candidatos como Tiririca levarem consigo vários candidatos nanicos, enquanto outros bem votados ficam de fora.
O que estou querendo dizer com isso? Que, independentemente da repercussão que um post seu vá ter (ou não), você deve seguir a voz do Espírito e escrever aquilo que Ele lhe orientar a escrever. Seja você apenas um escriba nas mãos dEle, e deixe o resto com Ele. No momento certo, na hora certa, aquilo será lembrado, visto e acessado. E, quem sabe, possa ajudar a mudar uma situação.
Como diz um conhecido jargão no meio pentecostal, "eu vou profetizar de olhos abertos" (risos):
eis que vejo as ondas virtuais da internet prontas para a navegação, mas (ainda) poucos são os blogueiros. Rogai ao Senhor da seara virtual para que mande blogueiros para a sua seara.
Ser blogueiro cristão - ou profeta virtual - é fazer a sua parte, e crer que o Senhor vai abençoar, se estivermos fazendo dentro da vontade dEle. E é exatamente isso que estou fazendo agora: profetizando para o mundo todo ouvir, quer ele ouça ou deixe de ouvir.
Mas, de onde sairão os futuros profetas virtuais, que o Brasil tanto precisa? Onde estarão eles, neste exato momento? Ora, quem sabe não estarão lendo este humilde texto, deste simples blogueiro que vos escreve?
=)
ps. a charge é de autoria do irmão Leonardo Nicolau, do blog Charges Cristãs. Valeu, irmão Márcio Melânia, pela dica.
ps. a charge é de autoria do irmão Leonardo Nicolau, do blog Charges Cristãs. Valeu, irmão Márcio Melânia, pela dica.
www.ubeblogs.net
Eliseu, Paz!
ResponderExcluirPor gentileza dê os créditos do cartoon publicado. Ele foi desenhado por um irmão da Igreja onde congrego.
https://www.facebook.com/leonardo.nicolau.790?fref=ts
Veja a publicação orginal: http://leonardonico.blogspot.com.br/2011/11/o-mural-de-cristo.html
Marcio, a arte do Leonardo Nicolau é bastante criativa, e bem popular nas redes sociais, compartilhada em profusão. Nosso irmão Wallace a encontrou, contudo sem conseguir identificar o autor. Não nos negamos a dar crédito a quem de direito. E agradecemos por informar.
ResponderExcluirAbraço.
Esta questão de dar o crédito é um dos valores da UBE, e todos aqui o adotam e promovem. Ou seja, não resta dúvida de que os irmãos Wallace e Elizeu não agiram de má fé em não dar os créditos.
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
ResponderExcluirPROFECIA
A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1.20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas. V. PROFETA, PROFETISA.
PROFERIR
Pronunciar em voz alta; dizer (Is 14.4; Ap 13.5).
PROFESSAR
Afirmar em público (1Tm 6.21).
PROFETA, O
O novo Moisés, o profeta prometido (Dt 18.15,18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do MESSIAS (Mt 11.9-10) ou então o próprio Messias (Mt 21.9-11; Lc 24.19-21; Jo 6.14; 7.40).
PROFETA, PROFETISA
Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus (v. PROFECIA). No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4). No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20-22; At 13.6-12; 1Jo 4.1).
PROFETAS ANTERIORES
Os israelitas subdividem OS PROFETAS em anteriores (de Josué a 2Reis) e posteriores (de Isaías a Malaquias).
PROFETAS, OS
Maneira de os israelitas se referirem à segunda divisão da Bíblia Hebraica (Mt 5.17). Esses livros são os seguintes: Js, Jz, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs, Is, Jr, Ez e os doze profetas menores. Embora o nosso AT contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma.
PROFETAS MAIORES
V. LIVROS PROFÉTICOS DO AT.
PROFETAS MENORES
V. LIVROS PROFÉTICOS DO AT.
PROFETIZAR
Anunciar a mensagem de Deus às pessoas (Is 30.10; 1Co 14.4).
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
Muito Bom.
ResponderExcluir